Ms.Marvel: de fã à heroína

A nova série do Universo Marvel na plataforma de streaming da Disney conta a história da super-heroína muçulmana Ms. Marvel.

Por Sarah Oliveira

Pôster de Ms.Marvel no Disney Plus./ Foto: Marvel Studios

O Universo Cinematográfico Marvel dá as boas vindas à Kamala Khan, uma menina muçulmana de ascendência paquistanesa e uma das maiores fãs da Capitã Marvel, em sua nova produção “Ms. Marvel”.

No episódio piloto, temos Kamala (Iman Vellani) planejando ir à primeira edição da “AvengerCon” – um evento para fãs e admiradores dos heróis do mundo Marvel – com os seus amigos para poder participar do concurso de cosplay da Capitã Marvel, mas para isso ela precisa pedir permissão para seus pais, que não a deixam ir após uma discussão.

E é aí que a história começa.

Depois de pensar em uma boa estratégia para fugir de casa e ir a convenção de fãs, Kamala também precisa dar o toque final na sua fantasia e ao remexer em uma caixa cheia de relíquias que sua avó enviou, ela encontra um bracelete fascinante e decide levá-lo para compor o seu visual e com tudo pronto, ela e o seu melhor amigo Bruno (Matt Lintz) partem para a sua aventura de tentar chegar ao evento. Depois de horas se divertindo, o grande momento do concurso chega e Kamala veste sua fantasia.

Prestes a entrar no palco, ela coloca o bracelete de sua avó e algo incomum acontece: uma espécie de energia toma conta de Kamala, mas não foi nada que a impedisse de subir ao cenário junto às outras cosplayers e dar um show inesperado.

Mas quem é Kamala Khan?

Nascida em Jersey City, Kamala é uma menina comum fascinada pela Capitã Marvel e sonha em ser como a sua heroína favorita. Ela vivia a sua vida normalmente até que um dia, após o heroí inumano Raio Negro ao acionar uma Bomba Terrígena e dispersar uma Nevoa Terrígena no planeta Terra para que os inumanos de Attilan pudessem viver lá após um ataque de Thanos, Kamala – que estava na rua no momento em que ocorreu a explosão da bomba, foi atingida pela nevoa e horas depois do impacto descobriu que ela lhe deu poderes.

Agora possuindo uma elasticidade acima do normal graças a sua capacidade de metamorfose, além de aumentar seus braços, pernas e punhos para um luta, Khan também é capaz de mudar sua aparência física completamente devido à metamorfose. Junto a isso, ela tem um avançado fator de cura, fazendo com que qualquer machucado desapareça e também bioluminescência, ou seja, ela pode emitir luz própria de cor amarela.

Ms.Marvel: Poderes nas HQs e na série./ Foto: Marvel Comics/Disney+)

Diferentemente das HQ’s, a Kamala da série tem os seus poderes graças a uma herança de família, o bracelete de sua avó, porém sua grande característica de elasticidade permanece aí, só que derivado de um fator cósmico e não físico, também podendo gerar construtos de energia devido a aura roxa do bracelete. A
mudança veio de uma decisão de aproximar Kamala das outras heroínas pertencentes ao conjunto “Marvel” que abrange a própria Capitã Marvel e Monica Rambeau – já que ao se tornar poderosa, ela adota o primeiro nome de Carol Danvers quando ela mesma iniciou a sua vida como protetora do universo, Miss Marvel.

Mesmo com algumas mudanças, Ms. Marvel possui a mesma essência da personagem dos quadrinhos – grande parte devido a performance da atriz Iman Vellani, que tal qual a sua personagem é uma grande fã do Universo Marvel, dando ainda mais um toque de sensibilidade à história da personagem.

Kamala Khan é uma personagem criada por Sana Amanat, Stephen Wacker, G. Willow Wilson, Adrian Alphona e Jamie McKelvie e foi primeiro introduzida nos quadrinhos em 2012. Ela foi a primeira personagem muçulmana da Marvel a ter o seu próprio quadrinho. Sendo mais uma produção de origem, Ms. Marvel nos apresenta uma jovem fã que teve a sorte de também se tornar uma heroína e uma inspiração para uma nova geração de adolescentes admiradores do Universo Marvel – tanto dentro, quanto fora dele.

Comentários

comments

Você pode gostar...