A mobilidade urbana e o descongestionamento do trânsito

Por Maria Luiza Mesquita

Mobilidade refere-se às condições praticadas pelos habitantes de uma determinada região para transitarem no ambiente em que vivem. Pode ser considerada como a alternativa existente para que a população saia de casa com segurança e chegue ao local e horário desejado. Mas, o ato de ir e vir dentro de uma cidade nem sempre é uma tarefa fácil e ocorre de forma equilibrada, por isso se fazem necessárias práticas que possibilitem desenvolver novas estratégias de transporte e circulação e, desta forma, otimizar os meios existentes e o acesso as áreas urbanas e rurais.

O excesso de veículos em trânsito, independente do tipo utilizado, dificulta os deslocamentos e promove o congestionamento nas ruas. Através da redefinição e organização dos espaços, as pessoas terão acesso ao uso amplo e democrático dos locais públicos. A preocupação ambiental é um dos fatores motivadores para a criação de políticas ecológicas sustentáveis, pois permite a priorização do transporte coletivo e a utilização de alternativa não motorizada em relação ao uso da condução individual e motorizada.

Promover mais opções ao usuário, no instante em que ele decide sair de sua residência, significa que o mesmo poderá deixar o veículo que utiliza na garagem sem correr o risco de ficar preso em engarrafamentos. A tarefa de escolher ir a pé ou de bicicleta ao trabalho ou lazer não deve ser encarada como motivo para preocupações. A acessibilidade fica comprometida, em alguns casos, quando as autoridades deixam de priorizar dados importantes como: a origem dos deslocamentos, o destino dos cidadãos, a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados a comunidade.

Por isso, a Lei Federal Nº 12.587, elaborada pela Presidência da República em 13 de Abril de 2012, estabeleceu algumas diretrizes nacionais a serem seguidas para o desenvolvimento de um Plano de Mobilidade Urbana (PMU). E, a partir de 2015, Pelotas receberá investimentos federais que possibilitarão a reestruturação de calçadas, a implantação de ciclovias e corredores de ônibus e a qualificação de abrigos.

Investimentos Federais chegarão a Pelotas no ano de 2015 para melhorias na mobilidade urbana, como a criação e manutenção de ciclovias. Foto: Reprodução (http://goo.gl/FJqfNz)

Investimentos Federais chegarão a Pelotas no ano de 2015 para melhorias na mobilidade urbana, como a criação e manutenção de ciclovias. Foto: Reprodução (http://goo.gl/FJqfNz)

 

O ato oficial visa assegurar as pessoas, através de intervenções pontuais na estrutura do município e no fluxo das ruas, maior segurança e qualidade aos serviços hoje existentes. O projeto visa à valorização dos indivíduos e, por esta razão, cada cidadão deve participar de forma ativa a fim de assegurar a transparência na elaboração do plano e garantir que os investimentos atendam às necessidades e o bem-estar dos pelotenses.

A mobilidade urbana interfere diretamente no estilo de vida das pessoas e influencia na execução das suas atividades diárias, por isso a sua implantação e universalização significa um benefício para todos. Fornecer possibilidades que não agridam a natureza contribui para construir um futuro mais consciente. Assim, todos serão capazes de rever seus hábitos e contribuírem desta forma para melhorar a qualidade de vida.

Comentários

comments

Você pode gostar...