A facilidade e os benefícios do Spotify
Por Ana Maria de Oliveira e Camila Mascarenhas
Desde os primórdios da internet, os usuários sempre encontram uma forma de escutar suas músicas preferidas no computador. Passando pelos programas P2P (peer-to-peer, uma arquitetura de internet que possibilita o compartilhamento de arquivos entre usuários) como o Emule ou Ares Galaxy até os serviços de streaming, a severa busca por mais conteúdo midiático online e offline se tornou imensa. Dentro desse vórtex de aplicativos e programas que facilitam a nossa vida, um se tornou popular e virou xodó mundial. O Spotify nasceu em 2008 por uma startup Sueca e desde então mobiliza usuários a cada país que é lançado.
O funcionamento do aplicativo é simples: você faz o download na sua loja virtual (Google Play Store no Android, App Store no iOS). Existem duas modalidades de usuários: free e premium. O usuário free tem a chance de escutar e adicionar a sua lista um ilimitado números de músicas. Porém a cada trinta minutos uma propaganda é veiculada, e o usuário só poderá escutar sua playlist se estiver conectado a internet.
Já o usuário premium tem vantagens. Além de ter suas músicas no celular sem a necessidade de ficar online, as propagandas não são veiculadas, e a qualidade de áudio é em alta definição. Entretanto, para ter essas comodidades, o usuário desembolsa R$1,99 nos primeiros três meses, e após esse período, o valor sobe para R$14,90 mensais. Atualmente o aplicativo atingiu o número de 75 milhões de usuários no mundo, com 30 milhões somente sendo usuários premium.
Apesar de ter uma luta pela “hegemonia” dos streamings em território brasileiro (o app disputa usuários com outros aplicativos como Deezer, TIDAL e Napster), o Spotify é a marca de uma evolução na forma que escutamos música. Hoje tendo o Spotify no celular e uma fonte de internet, você pode escutar toda a discografia de Elvis Presley, por exemplo, ou algo mais atual, a banda americana Imagine Dragons.
A chegada dessa tecnologia modificou a forma mais comum que tínhamos de escutar a música. Embora a rádio ainda seja um canal de apresentação das produções musicais para o mundo, com o streaming você não precisa escutar a rádio esperando que a música toque novamente. Apenas procurar, adicionar na sua playlist e se contentar com a música entoando em seus fones de ouvido.