75 anos de história – IFSul comemora aniversário com atividades para a comunidade

Exposição comemorativa recupera a história do instituto com objetos históricos

Por Micael Carvalho

Na última quarta-feira (03), o Instituto Federal Sul Rio-Grandense de Ciência e Tecnologia Campus Pelotas, deu início às suas atividades comemorativas referentes aos seus 75 anos de história. Até o dia 12 de outubro, diversas atividades voltadas à comunidade acadêmica devem acontecer no interior do campus, como apresentações artísticas, musicais, homenagens e sessões solenes.

Sendo inaugurada em 1943, a ainda Escola Técnica de Pelotas (ETP), começava a ganhar presença dentro da cidade. Inicialmente com o curso de Mecânica Industrial, a escola era destinada apenas para homens. Com o avanço do tempo, novos cursos começaram a integrar a escola e atrair cada vez mais a comunidade para seu método de ensino.

A escola passou por diversas mudanças devido decretos e projetos de leis educacionais, tornando-se conhecida por ETFPEL (Escola Técnica Federal de Pelotas), posteriormente passou a ser chamada de CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), e atualmente carrega o nome de IFSUL (Instituto Federal Sul Rio-Grandense). Hoje a instituição conta com mais de 15 cursos, desde de técnicos nível médio, até superiores e mestrado.

Em exposição, uniformes históricos

Toda essa trajetória histórica foi disponibilizada em forma de linha do tempo no saguão principal do campus, e estará disponível para visitação até o dia 12. A exposição conta com uniformes antigos, artefatos da antiga Banda Marcial, materiais utilizados em primeiras aulas, projetos de alunos e atividades frequentes da instituição.

Segundo Janete Otte, presidente da comissão organizadora do evento, as atividades comemorativas têm como principal objetivo promover a interação entre servidores, técnicos-administrativos, alunos, ex-alunos e a comunidade em geral, ressaltando marcos históricos durante esses 75 anos.

A semana comemorativa se encerra no dia 12 com atividades durante o dia inteiro, sendo aberta oficialmente para visitação do público em geral. Será disponibilizado almoço no valor de R$ 30,00 e os ingressos podem ser obtidos junto a Diretoria de Pesquisa e Extensão (DIRPEX), localizada dentro do campus, ou por telefone (53) 2123.1013.

Para os não participantes da comunidade acadêmica, a inscrição para visitação pode ser realizada através do link http://75anos.pelotas.ifsul.edu.br/inscricao/.

ABAIXO PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO EVENTO

ETP – ETFP -ETFPel – CEFET-RS – IFSul 75 Anos de uma História de Sucesso

Cronograma de Comemorações – Local: Campus Pelotas

Dia 03 de outubro de 2018