3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar premia agricultores

Por Ariadne Siqueira

A criatividade dos agricultores que farão parte da 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para a Agricultura Familiar será, pela primeira vez em três edições, premiada. As 144 máquinas expostas nos pavilhões do Centro de Eventos da cidade de Pelotas/RS, serão analisadas por uma comissão julgadora que determinará, a partir de alguns critérios pré-estabelecidos, os ganhadores do prêmio.

“A ideia é valorizar a iniciativa do agricultor”, explica um dos organizadores, Lírio Reichert. O evento é destinado a todos os trabalhadores e profissionais da área rural e busca estimular a interação entre os produtores e técnicos. Desta forma, ainda é possível prever as tendências e demandas da Agricultura Familiar. Nesta edição, das 144 máquinas que serão expostas, 112 são oriundas de agricultores, inventores e pequenas oficinas, as 32 restante foram desenvolvidas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) , na Emater/RS-Ascar,  no Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e nas Unidades da Embrapa de Brasília/DF, a Hortaliças, de Goiania/GO, Arroz e Feijão, Amazônia, Amazônia Oriental, Pecuária Sul de Bagé/RS e Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, e não concorrerão ao prêmio.

A seleção dos ganhadores dará preferência a equipamentos ou máquinas criadas pelo inventor. Uma comissão julgadora – composta por um professor da Universidade Federal de Pelotas, um pesquisador da Embrapa e um extensionista da Emater/Ascar-RS –  irá visitar os estandes dos agricultores para conhecer os inventos, verificar o equipamento e entrevistar o criador. Depois das visitas, cinco inventos serão pré-selecionados pela comissão e, posteriormente, classificados de primeiro a quinto lugar. Seis são os critérios avaliados que definiram o posicionamento do invento na classificação final: originalidade e criatividade, praticidade do equipamento em facilitar o trabalho no campo; redução da penosidade; viabilidade de sua fabricação em larga escala; menor impacto ambiental e relação custo/benefício.

A premiação para os finalistas serão troféus alusivos ao evento. A Mostra de Máquinas e Inventos para a Agricultura Familiar é um evento que busca resgatar e demonstrar inventos criados e/ou adaptados pelos agricultores, bem como propor novos campos de pesquisa para as universidades e órgãos de pesquisa e qualificar o setor de produção máquinas e equipamentos com as exigências provenientes das necessidades dos agricultores familiares.  O evento acontece de 8 a 10 de maio, no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas.

Foto: Paulo Lanzetta