Jornada Cultural começa na sexta-feira (29/10)

Evento é promovido pela Bibliotheca Pública Pelotense

Foto: Divulgação/Bibliotheca Pública Pelotense

Por Victoria Meggiato/ Em Pauta

A Jornada Cultural Adão Monquelat acontece de 29 de outubro a 14 de novembro. A Jornada é promovida pela Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), e tem apoio da Prefeitura de Pelotas por meio das secretarias de Cultura, Educação e Desporto e do Sistema Fecomércio Sesc/Senac. Neste ano, o evento presta uma homenagem ao historiador, pesquisador e livreiro Adão Monquelat, que era conhecido por sua paixão pela literatura e também pela história.

A abertura ocorre na próxima sexta-feira (29), a partir das 18h, e vai contar com o lançamento do livro “Abrindo Caminhos”, de Laura Tonial, e com a apresentação de Paulinho Martins e grupo. Durante a programação, serão disponibilizadas 45 atividades literárias e culturais, totalmente gratuitas, entre elas: sessões de autógrafos, contação de histórias, palestras e conversas com escritores, apresentação de curtas-metragens e oficinas de dança e capoeira. A programação virtual será transmitida pelo Instagram e Youtube da Bibliotheca Pública.

O encerramento será no dia 14 de novembro, dia em que a Bibliotheca completa 146 anos, com a apresentação da orquestra Música pela Música, a partir das 20h.

 

Destaques na programação

Tom Farias vai ministrar o curso “Uma revolução chamada Carolina”. Foto: Reprodução/Instagram @bppelotense

Uma das novidades que vai estar na programação da Jornada Cultural é o curso virtual “Uma revolução chamada Carolina”, que será ministrado por Tom Farias, nos dias 11 e 12 de novembro às 17h. Tom é professor formado em Letras, com especialização em Literatura Brasileira, além de ser jornalista, escritor, crítico literário, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Também é membro eleito da Academia Carioca de Letras e coordena o Centro de Estudos em História e Literatura Afro-Brasileira, da Universidade Zumbi dos Palmares.

Outro destaque será o lançamento de diversos livros. Um deles é “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”, com lançamento marcado para o dia 10 de novembro às 18h. A obra tem como organizadora e coautora a escritora Liliana Cardoso Duarte, que é natural de Porto Alegre e é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural, conselheira do Conselho Estadual de Cultura do RS e patrona dos Festejos Farroupilhas do RS e de Porto Alegre 2021.

Comentários

comments

Você pode gostar...