Como funciona a psicologia das cores no marketing?

O mundo corporativo atual possui grande competição em todos setores, mas muita gente ainda não compreende o tamanho da importância das cores nos negócios e o quanto poderiam se beneficiar caso utilizassem esse recurso a seu favor. Ainda é muito comum vermos o uso de cores de maneira aleatória, sem o mínimo critério, principalmente por empresas menores, com pouco ou nenhum recurso de marketing e design.

É preciso entender que, além de apostar em um bom projeto de identidade visual e branding, investir nas cores certas é o caminho mais curto para ganhar uma enorme vantagem em relação aos concorrentes.

Agindo assim, as ideias são transmitidas de maneira eficaz, direta e em comunhão com os interesses e necessidades do público-alvo. Com isso, a marca cresce, ganha mais espaço, aumenta as conversões e conquista a fidelidade do consumidor. É importante lembrar que as variáveis são muitas: enquanto uma cor que causa boa impressão em um determinado tipo de negócio, ela pode ser uma péssima opção em outro ramo de atividade, além disso é importante lembrar que muitos estudos nesta área buscam estabelecer padrões de consumo que estão em constante mutação em nossas gerações e culturas.

A seguir estão alguns exemplos de cores e finalidades das mesmas:

Vermelho

Sempre associado à paixão, a sua aplicação é feita com muito mais frequência na indústria de alimentos. Por ser estimulante e vibrante, sua simbologia remete ao apetite. Além disso, é utilizada em campanhas promocionais para instigar a ação das pessoas para as compras. Há também as associações negativas, como: raiva, perigo, violência e guerra. Portanto, o uso dessa cor deve ser feito com cautela, para não confundir a interpretação da mensagem que se pretende emitir.

Laranja

Por ser vibrante, essa cor também é aplicada em anúncios promocionais e na indústria de alimentos. Ela desperta, ainda, a criatividade e costuma ser usada para transmitir confiança. Marcas ligadas ao público jovem a adotam para passar a sensação de dinamismo, energia, atividade e proximidade.

Amarelo

Seu significado também remete ao estímulo do apetite e, nesse contexto, normalmente é usada em conjunto com o vermelho (como é possível notar em algumas redes de fast-food). Quando aparece separadamente, sem interferência de outras cores, ela é associada a acolhimento, esperança, otimismo e concentração.

Verde

A cor verde comporta um leque variado de opções, podendo estar relacionada a diversas coisas, como natureza, sustentabilidade, saúde, equilíbrio e harmonia. É muito explorada em logotipos de centros de saúde, produtos de limpeza e ambientes corporativos para transferir a ideia de ponderação e coerência.

Azul

O azul-claro costuma remeter à higiene, ao frescor e à tranquilidade, enquanto o azul-escuro é útil para criar uma atmosfera de confiança entre as marcas e os clientes.

 

Roxo e lilás

Essas são as cores da nobreza e a realeza, mas também da espiritualidade, da sabedoria, da calma e do respeito. Portanto, são muito exploradas em clínicas de estética, SPAs, marcas de produtos de beleza e negócios relacionados ao bem-estar.

Rosa

Nos tons claros, a suavidade da cor remete à delicadeza, à inocência, ao romantismo e à proteção. Essas tonalidades são usadas com frequência em marcas infantis e de doces. Os tons mais escuros, por sua vez, estão ligados à modernidade.

Marrom

Essa cor está associada à elegância e à sofisticação. Por isso, é a preferida de muitas lojas gourmet e negócios que pretendem transmitir o conceito de organização e comprometimento. Em marcas de produtos orgânicos, passa a ideia de rusticidade e amor à natureza.

Branco

A neutralidade dessa cor é vinculada à pureza, à tranquilidade e à limpeza. Sua combinação com outras cores proporciona harmonia e luminosidade.

Preto

Também é uma cor neutra, mas está conectada aos conceitos de poder, elegância, força e mistério. Quando combinada com outras cores, reflete significados diferenciados.

Cinza

É neutra e sóbria, transferindo a sensação de responsabilidade, profissionalismo e conhecimento. Por isso, combina com ambientes corporativos. As empresas da área de tecnologia, por exemplo, utilizam a cor para transmitir uma imagem de modernidade e inovação.

Marcos Afonso

Diretor-presidente

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Fonte: Como funciona a psicologia das cores no marketing? – Blog Impacta

https://www.impacta.com.br/blog/2019/02/13/como-funciona-a-psicologia-das-cores-no-marketing/