Por alimentação de qualidade! Estudantes levam reivindicações sobre Restaurantes Universitários para Reitoria e PRAE

Após a forte manifestação realizada no último dia 11 de abril na frente do RU da Santa Cruz, e a elaboração de um abaixo-assinado online reivindicando melhorias nos Restaurantes Universitários da UFPel, integrantes do DCE e estudantes que construíram a manifestação levaram as reivindicações para a gestão da Universidade na última quarta-feira (20). Estamos vigilantes para cobrar o cumprimento de nossas reivindicações!

A reunião foi realizada no gabinete da reitoria onde foram apresentadas as principais reivindicações do movimento.

Na reunião entregamos o abaixo assinado impresso com 1173 assinaturas e o resultado da pesquisa realizada pelo DCE em dezembro de 2021, quando houveram as primeiras manifestações quanto a baixa na qualidade da comida entregue pela empresa que presta o serviço nos Restaurantes Universitários da UFPel (NorteSul). Confira os resultados aqui.

Relatamos os principais pontos que os estudantes vêm denunciando, os quais a empresa NorteSul têm descumprido com relação ao contrato, como a não garantia de 120 gramas de proteína de origem animal por refeição, a falta de variedade do cardápio, como exige o contrato, falta de opções nos pratos vegetarianos, além do mau acondicionamento das marmitas que vem acarretando em diversos relatos de comida azeda. Salientamos que nos últimos meses se multiplicaram os relatos e que diariamente estudantes fotografam a pouca quantidade de proteína animal. Chegamos a mostrar fotos para os presentes na reunião.

Como encaminhamentos, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Assuntos estudantis (PRAE) se comprometeram em:

1) Notificar nessa semana a empresa quanto ao descumprimento de exigências contratuais com base em nossa denúncia;

2) Fiscalizar os itens previstos no contrato que dizem respeito a variedade de cardápio e a garantia das 120 gramas de proteína animal por refeição;

3) A PRAE informou que o RU do Capão do Leão já substituiu o sistema de marmitas para buffet e que está trabalhando pra retornar o buffet também nos restaurantes do Anglo e Santa Cruz o que está indicado para ocorrer na primeira semana de maio.

4) Será criada uma comissão permanente, com a participação estudantil, para o acompanhamento da situação dos Restaurantes Universitários da UFPel ao longo dos próximos meses.

5) Reivindicamos a criação de uma canal da universidade par receber reclamações e denúncias de irregularidades no serviço dos RUs e que a universidade se comprometa a realizar pesquisas de satisfação periódicas informando amplamente por meio do boletim “Informa Estudante”. Atualmente as reclamações devem ser enviadas para: ru.praeufpel@gmail.com.

6) Queremos a participação estudantil nas discussões sobre o novo contrato que está sendo formulado para o próximo edital. O atual contrato dos RUs tem vigência até março de 2023.

Estiveram presentes na reunião a reitora Prof.ª Isabela Fernandes Andrade, o pró-Reitor Paulo Roberto Ferreira Jr., a pró-reitora de Assuntos Estudantis Rosane Brandão, a nova nutricionista responsável pelo acompanhamento dos RUs, Silvana Orlandi, a coordenadora de Diversidade e Inclusão Airi Sacco e as(os), representantes do DCE, Isabela Agostini, Fabricio Sanches e Cassio Lilge e representantes da organização da manifestação, Milena Senem e Vinicius Eichenberg.

A luta continua. Devemos manter o canal de mobilização no WhatsApp e no Facebook e continuar denunciando com relatos e fotos que devem ser enviados para o DCE e para o email: ru.praeufpel@gmail.com.

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato com a gente!

Publicado em 25/04/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags TerceirizaçãodoRu, UFPEL.