Passe Livre: veja quem pode e como solicitar benefício

Os estudantes que necessitam se deslocarem de ônibus intermunicipais e que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo podem solicitar o Passe Livre.

Quais os trechos de deslocamento cobertos pelo passe livre?
– Estudantes residentes nas cidades de Rio Grande, São José do Norte e Capão do Leão que estudam em Pelotas;

– Estudantes residentes nas cidades de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas que estudam no Campus Capão do Leão da UFPel.

Como fazer a solicitação de passe livre?

Para garantir acesso ao Passe Livre é necessário realizar duas etapas. A primeira delas é a realização de cadastro junto à União Estadual dos Estudantes (UEE) ou na Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul (AERGS) e a confecção da carteirinha.

A carteirinha da AERGS tem a vantagem de poder ser solicitada via internet, basta fazer o cadastro no site www.aergs.com.br. Após o cadastro, em até 1 dia você receberá um e-mail com o link para pagamento. A confirmação do pagamento leva até 3 dias úteis e será enviado para o e-mail cadastrado, a carteira digital do estudante. O envio da carteira física pode levar até 7 dias úteis e é enviado via Correio (carta registrada). Os documentos necessários são: Carteira de identidade (RG); Atestado de matrícula da UFPel (obtido pelo Cobalto); e Foto 3×4.

A segunda etapa é o cadastro na Metroplan, que pode ser realizado com o envio de documentos através da página da PRAE. A lista de documentos varia entre bolsistas e não bolsistas da PRAE (confira lista completa). Abaixo o link direto para o envio de documentos em cada um dos casos:

Passe Livre – Estudantes bolsistas da PRAE

Passe Livre – Estudantes não bolsistas da PRAE

Publicado em 30/07/2022, na categoria Notícias.