NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A MUDANÇA NO HORÁRIO DO CAMPUS DO CAPÃO DO LEÃO

Em 2014 com o início das obras no trevo de saída da cidade houve uma portaria no CONSUN de que as aulas no campus Capão do Leão teriam o seu início às 8h30m. A conclusão de tais obras serviu de base para o ad referendum do reitor derrubando essa decisão, assim fazendo com que o início das aulas voltasse a ser às 8h.

No entanto, o DCE UFPel entende que o horário das aulas deva compreender outros pontos além da realização ou não de obras nas vias de acesso, podendo ser citado como um ponto a ser levado em consideração as(os) estudantes que não residem na cidade de Pelotas/Capão do Leão e que precisam se deslocar de suas cidades até o campus.

Há diversos aspectos que pesam nessa decisão da retomada do horário de 8h como início das aulas, entre eles estão: a) o problema técnico e logístico da diferença dos horários das aulas que ocorrem nos câmpus de Pelotas e do campus Capão do Leão; b) a exigência de parte do corpo docente de que o horário seja às 8h, ou até mesmo às 7h30m; c) a falta de uma proposta organizada de horário que seja do interesse das(os) discentes.

Em conversa com a reitoria, o DCE UFPel se dispôs a elaborar juntamente com as(os) estudantes uma proposta a ser apresentada que unifique os horários de todos os campi da universidade, sem prejudicar as(os) discentes, tanto (as)os que residem próximo aos campi quanto as(os) que residem longe. Tal processo se construirá no decorrer do semestre, consultando a comunidade estudantil.

Além da elaboração da proposta de horários, acreditamos que seja necessária a implementação de uma política de empatia com as(os) estudantes, em que seja levado em consideração a realidade daquelas e daqueles que diariamente se deslocam de suas cidades por longos trajetos em busca de uma educação pública, gratuita e de qualidade, flexibilizando a frequência do primeiro período das(os) que comprovadamente vivem essa realidade.

MUDANÇAS IMEDIATAS:

– A Reitoria se comprometeu a entrar em contato com as prefeituras das cidades que estão ao redor da universidade, solicitando a adequação do transporte intermunicipal com a nova realidade do campus Capão do Leão;
– A Reitoria entrou em contato com a empresa Santa Silvana (sardinha) solicitando a adequação de seus horários;
– Os novos horários do transporte de apoio da UFPel já foram adequados à nova realidade.

Publicado em 11/08/2019, na categoria Notícias.