Faculdade de Educação realiza ato contra a precarização do trabalho e solidariedade aos trabalhadores terceirizados

Foto: Volmer Perez

A Faculdade de Educação (FAE) da UFPel realizou um ato na tarde desta quinta-feira (22) contra a precarização da Universidade e demissão de trabalhares terceirizados. A mobilização contou com a participação de docentes, técnico-administrativos/as e estudantes e foi realizada no saguão do Campus das Ciências Humanas e Sociais.

A manifestação contou com dois momentos, um primeiro ato no início da tarde das 13h30 até às 15h e um segundo entre 18h30 e 19h15. Foram confeccionados cartazes e faixas e puxadas palavras de ordem enfatizando que “Educação não é Mercadoria” e “Trabalho não é despesa”.

Devido aos cortes de verba na educação, a uma série de serviços vem sofrendo cortes ou estão sendo reduzidos na UFPel. Segundo levantamento da Associação Docentes Universidade Federal Pelotas, apenas em 2022, 27% dos trabalhadores terceirizados foram demitidos pela Universidade. Estas demissões impactam diretamente no funcionamento da UFPel, como é o caso da retirada da portaria do segundo andar do Campus das Ciências Humanas e Sociais onde funciona a FaE, um dos principais motivadores da manifestação.

Abaixo-assinado pedindo o retorno desta portaria (acesse aqui).

Publicado em 22/09/2022, na categoria Notícias.