DCE UFPel tem nova Gestão: DCE é Pra Lutar, a voz ativa dos estudantes!

No último sábado, dia 18 de setembro, o Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPel, instância de reunião, mobilização e deliberação das entidades de cursos, se reuniu para dar posse à chapa eleita na eleição para a gestão 2021-2022 do Diretório Central dos Estudantes, cuja votação ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de setembro.

Após um ano de gestão, mais um ano de prorrogação devido à pandemia, a maioria dos estudantes que participaram da votação optaram pela mudança escolhendo para o período 2021-2022, a chapa que trouxe a luta no nome: DCE é Pra Lutar, a voz ativa dos estudantes. A nova gestão defende a necessidade dos estudantes da UFPel atuarem com muita disposição para defender a universidade e a educação contra o projeto obscurantista e destrutivo do governo genocida de Bolsonaro, que visa a elitização das universidades Federais, seu sucateamento, cortes e ameaças de privatização. Essa defesa está aliada à necessidade de um DCE aberto e ativo para ajudar os mais de 20 mil estudantes a enfrentarem as dificuldades e dúvidas cotidianas da universidade, ter canais sempre abertos de diálogo e atuar com transparência nos conselhos de representação.

Em uma transição muito rápida, na segunda-feira, feriado de 20 de setembro, a gestão empossada já realizou a primeira reunião online, reuniu mais de 25 membros para avaliar a eleição e discutir sobre os primeiros passos do DCE é Pra Lutar, bem como a forma de organização.

É unânime que a prioridade do DCE é ajudar a construir as lutas contra o governo Bolsonaro, pois este é o principal mal que aflige a sociedade brasileira e que coloca em risco iminente de fechamento as universidade federais. Para isso, desde já a nova gestão do DCE UFPel convoca a todas e todos para a mobilização #FORABOLSONARO, que está sendo chamada em todo o país para o próximo dia 2 de outubro. Em Pelotas, o ato terá concentração a partir das 10h30 no Mercado Público. Sobre este ato, o DCE está ainda organizando uma plenária aberta de mobilização na segunda-feira, dia 27 de setembro, das 18h às 19h.

Entre as medidas que devem ser priorizadas pela nova gestão, estão reabrir e organizar a sede do DCE no Campus 2, criar um canal de ouvidoria, fiscalizar a volta as aulas práticas e o ensino remoto, organizar a luta pela permanência estudantil, auxiliando os estudantes que estão na iminência de perderem a renovação dos auxílios, lutar contra a precarização dos trabalhadores terceirizados, dialogar com o movimento estudantil da UCPel e IFsul e buscar autonomia financeira do DCE para a melhoria do atendimento e mobilização dos estudantes. A médio prazo vamos organizar atividades formativas a fim de abordar sobre o funcionamento de Diretórios e Centros Acadêmicos, Conselhos Superiores, histórico do Movimento Estudantil, entre outras iniciativas.

Organização
Em um primeiro momento a gestão DCE UFPel é Pra Lutar está se organizando em Grupos de Trabalho, divididos em comunicação, finanças, infraestrutura, apoio aos conselhos e demandas estudantis. Os GT’s não são fixos e serão expandidos conforme as demandas e iniciativas. As reuniões gerais ocorrerão uma vez por semana. Dessa forma, busca-se realizar uma gestão ativa, que lute contra o governo Bolsonaro, em defesa da Universidade, e das e dos estudantes!

Tem alguma dúvida, ideia ou iniciativa para nos contar? Entre em contato!

Whatsapp: 53991766658

Redes sociais:

Publicado em 21/09/2021, na categoria Notícias.