DCE UFPEL se reúne com estudantes representantes do movimento UFPreta na terça-feira, dia 21/09

A gestão recém eleita, DCE é Pra Lutar, após tomar posse no sábado, já realizou a primeira reunião de diálogo e mobilização. Foi com estudantes organizadas no movimento UFPreta que trouxeram reivindicações relacionadas à assistência estudantil para a permanência das/os estudantes que ingressam nas mais diversas modalidades de cotas, entre outros temas.

Pelo DCE participaram as duas representações discentes no Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (COCEPE), bem como alguns membros.

Nenhum estudante fica pra trás!

Discutimos sobre a situação dos estudantes suspensos por ausência de Pedido de Prorrogação do Prazo de Permanência, que correm risco de perder seu auxílio, conforme comunicado da PRAE, publicado no dia 15/07/2021. Estes estudantes ainda tem chance de recorrer, por isso o DCE quer ajudar a localizar, informar e auxiliar estes estudantes. Para tanto enviaremos ofício solicitando o contato dos mesmos, bem como uma reunião com a comissão de permanência da PRAE.

Além disso discutimos sobre a situação de muitas/os estudantes que estão sendo indeferidos no acesso por cotas sociais. Um diagnóstico está sendo realizado, e os dados já mostram uma elevação de indeferimentos no período da pandemia, o que leva a crer que a falta de informação aos calouros, bem como editais complexos, de difícil interpretação, possa estar levando a estudantes beneficiários por direito, a perderem o acesso devido à burocracia.

Acreditamos que o DCE e movimentos da UFPEL podem auxiliar as/os novas/os estudantes a “traduzir” estes editais, e entrar com a documentação, mas também devemos cobrar a universidade a estender prazos e auxiliar as/os calouros.

Por fim debatemos sobre como o movimento estudantil deve estar preparado para quaisquer ataques à Lei de Cotas, que deve ser revisada em 2022, bem como estar vigilantes às possíveis fraudes.

Quer conversar com o DCE? Marque uma reunião com a gente!

Whatsapp: 53 9176-6658

Redes sociais:

Publicado em 22/09/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Assistência estudantil, Cotas, luta, UFPEL.