DCE realiza reunião de mobilização contra os cortes e pelo #ForaBolsonaro

Nessa segunda-feira (27), o DCE da UFPel realizou sua primeira reunião de mobilização contra os cortes e pelo #ForaBolsonaro. Em primeiro lugar, agradecemos imensamente a participação de todas e todos. E convidamos quem não pôde estar a se preparar para as próximas. Nossa luta deve se intensificar!

As falas de abertura de membros do DCE enfatizaram que a construção da luta contra este governo genocida estará sempre em nossa prioridade. Nosso papel histórico defender as universidades para que não sejamos os últimos de nossas famílias a acessar o ensino superior público. As falas que seguiram giraram entre dúvidas sobre como os cortes afetarão o possível retorno às aulas presenciais no ano que vem, se o contingenciamento ainda está vigorando e como a universidade está lidando com eles. Todas e todos demonstraram preocupação e que é necessário sabermos o que acontece para lutar.

Saiba mais

A situação é gravíssima. A reitoria da UFPel emitiu nota em maio de 2021 (veja aqui), e recentemente o Conselho superior da Universidade se manifestou para externar preocupação com o funcionamento da UFPel até o fim do ano caso as restrições orçamentárias impostas pelo Governo Federal não sejam revertidas (confira nota do CONSUN).

Para 2022 a situação é grave também. O Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado ao congresso em 31 de agosto prevê um orçamento insuficiente para repor as perdas acumuladas ano após ano, não chegando ao patamar nem de 2020, sendo que em 2021 o orçamento teve queda foi de 18% em relação a 2020!

Para se ter ideia, este ano a verba federal para gastos discricionários atingiu o menor nível desde 2004 – quando o número de estudantes era metade do número atual!

Sabemos da necessidade de adequações na universidade para o retorno às aulas presenciais e reforço na assistência estudantil como no auxílio digital, entre outros. Por isso, não podemos aceitar e devemos lutar!

Saiba o que encaminhamos e participe da luta com a gente!

– Buscar e informar as/os estudantes sobre detalhes do orçamento e perspectivas;
– Promover reuniões com os cursos que voltarão às aulas práticas presenciais em outubro;
– Realizar um mapeamento dos cursos sem espaço físico definido para reivindicar condições de segurança no retorno das aulas presenciais;

MANIFESTAÇÃO FORA BOLSONARO DIA 2 DE OUTBRO, 10h30, no Largo do Mercado Público e sequência da luta contra os cortes:
– Participar conjuntamente entre estudantes da UFPel da manifestação contra Bolsonaro;
– Concentração na sede do DCE às 10h, saída às 10h20
– Panfletagem quinta e sexta no RU e no calçadão
– Continuar com as reuniões dos estudantes da UFPEL contra os cortes!

Publicado em 28/09/2021, na categoria Notícias.