DCE da UFPel promove reunião aberta para debater cortes orçamentários na Universidade

Foto: Luiz Henrique Schuch

O DCE UFPel realizou, na última sexta-feira (05), uma reunião aberta no auditório do Centro de Artes, juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), para tratar dos efeitos dos cortes orçamentários na Universidade e também para questionar a atual gestão em relação ao destino dos recursos.

A primeira semana de agosto foi marcada pelo retorno das atividades presenciais da UFPel em meio a muitas incertezas, perante aos ataques constantes, promovida pelo atual governo, que vem reduzindo significativamente os investimentos na educação pública. Em meio a este cenário, o DCE convocou a comunidade acadêmica para algumas ações, com o objetivo de alertar sobre os riscos que a entidade corre por conta do desmonte que vem ocorrendo.

Segundo dados apresentados pela PROPLAN, a UFPel conta atualmente com um déficit acumulado de R$ 11 milhões para o orçamento de 2022. A gestão da Universidade trabalha para reduzir este déficit para a metade do valor, o que deve garantir ao menos o encerramento deste corrente semestre letivo. Para garantir esta redução, no entanto, alguns impactos já são e outros ainda devem ser sentidos pela comunidade acadêmica.

Atualmente, a UFPel enfrenta grandes dificuldades para manter nossos direitos básicos assegurados como RU no valor de 2 reais, o pleno funcionamento do ônibus de apoio, funcionários terceirizados de segurança, limpeza e vigilância e as bolsas estudantis.

Dia dos Estudantes, dia de luta!

No dia dos estudantes, nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, estudantes de todo o Brasil vão às ruas contra os cortes e pelo Fora Bolsonaro!  É hora de lutar contra os cortes, para derrotar Bolsonaro em defesa da UFPel e das demais instituições públicas.

Em Pelotas, o ato começa às 16h30 com concentração no Largo do Mercado Público. Com previsão de saída em passeata às 17h. Em seguida, às 18h haverá um ato político cultural de acolhida e luta em frente ao DCE (Três de Maio, 665).

Publicado em 07/08/2022, na categoria Notícias.