DCE convoca reunião aberta com PROPLAN para falar sobre os efeitos dos cortes na UFPel

Nesta segunda-feira (01) iniciamos o retorno de todas as nossas atividades presenciais na Universidade Federal de Pelotas. Para nós estudantes, um momento muito importante, e enquanto representação estudantil, nós do DCE, gestão DCE é Pra Lutar, estamos empolgados com o reencontro e desejamos boas vindas a todas e todos estudantes que retornam para Pelotas, em especial aos ingressantes que começam a jornada na UFPel.

Porém estamos igualmente preocupados com o cenário de cortes nos orçamentos das IFEs promovidos pelo inimigo número 1 da educação, o presidente Jair Bolsonaro.

Durante a pandemia a comunidade científica da UFPel e de outras universidades esteve na linha de frente da resistência ao negacionismo anticientífico do presidente e de seus ministros e aliados.

A resposta do governo para quem defendeu a educação e a ciência foram os cortes e a nossa universidade. Tão logo retorna as atividades presenciais já podemos sentir os efeitos imediatos desta política de desmonte e precarização da educação. Se não lutarmos coletivamente, poderemos ter maiores reduções nos horários do transporte de apoio, risco de aumento no preço dos RUs, demissão de trabalhadores terceirizados, entre outras reduções. Bolsonaro colocou as IFEs em uma situação crítica.

Nesse sentido, nós do DCE convocamos toda a comunidade estudantil a estar alerta e pensamos em algumas ações para a nossa organização:

1. No dia 5/08 às 17h no auditório do Centro de Artes convocamos uma reunião com a PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento) para que seja demonstrado os efeitos dos cortes na UFPel e para que possamos fazer os questionamentos necessários e então organizarmos nossas lutas. É importante a participação das e dos estudantes em massa, sobretudo dos CAs/DAs e todas as demais representações discentes.

2. Ressaltamos a importância da organização do movimento estudantil, nesse sentido pensamos ser importante a convocação de um conselho de CAs/DAs. Respeitamos a autonomia desse espaço e nos colocamos à disposição para ajudar.

3. No dia 11/08 estamos organizando um ato político/cultural pelo #FORABOLSONARO e #CONTRAOSCORTES. O evento ocorrerá na frente da sede do DCE a partir das 17h.

Por fim seguimos e seguiremos na luta em defesa de uma universidade pública, gratuita, popular e socialmente referenciada!

Publicado em 02/08/2022, na categoria Notícias.