Confira detalhes da proposta de regulamentação do Calendário Acadêmico apresentada pela PRE

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (PRE/UFPel) realizou duas reuniões abertas, nesta semana, para apresentar a proposta de regularização integral do Calendário Acadêmico. O plano da PRE prevê a realização de dois semestres e meio em 2023 e dois semestres e meio em 2024, como ilustrado no quadro acima.

Conforme a proposta, o semestre letivo de 2022/2 terá início em 30 de janeiro de 2023 e vai até 13 de maio de 2023. Já o calendário 2023/1 começa em 12 de junho de 2023 e vai até 23 de setembro de 2023. Na sequência, ainda está prevista a primeira parte do semestre letivo de 2023/2, em 23 de outubro de 2023, até 23 de dezembro de 2023. Este semestre, conforme a proposta, teria continuidade apenas a partir de 05 de fevereiro de 2024 e prossegue até 16 de março de 2024.

Os quatro próximos semestres letivos deverão possuir apenas 15 semanas letivas (variando de 83 a 88 dias letivos). Haverá intervalos mínimos para férias e ações administrativas que precisam ser efetuadas entre cada período. Para complementar os dias letivos faltantes, a PRE pretende contabilizar os 71 dias letivos do Calendário Alternativo (implementado no começo de 2020), que não foram não computados em nenhum calendário oficial até o momento.

As justificativas apresentadas pela Pró-Reitoria de Ensino e pela Gestão da UFPel para implementar este plano de regularização com dois semestres e meio por ano, com semestres mais curtos foi de que: há um prejuízos do descompasso entre o calendário acadêmico e o ano civil, ao qual a UFPel enfrenta atualmente. Houve uma redução de candidatos inscritos via Sisu e PAVE para ingressar na UFPel, bem como aumento significativo nos números de trancamento, cancelamento e desligamento.

O calendário de regularização (anos de 2023 e 2024) ainda pode receber pequenas sugestões de alterações e ser encaminha para aprovação pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe).

O Diretório Central dos Estudantes, gestão DCE é pra Lutar, encaminhou que essa proposta de Regulamentação do Calendário seja colocada como pauta no próximo Conselho de DAs e CAs, que deve ser realizado neste sábado, dia 24, a fim de que os estudantes encaminhem uma posição sobre o tema e encaminhem as instâncias superiores.

Confira o Plano de Regulamentação do Calendário na integra aqui.

Publicado em 22/09/2022, na categoria Notícias.