Bem-vinda/o à Uni(di)versidade!

#CalouradaSemAssédio

Vivemos tempos difíceis, em que figuras públicas fazem manifestações de ódio, de racismo, de machismo e de lgbtfobia e são aclamadas por isso. Tempos em que assassinamos 1 jovem negro a cada 23 minutos, estupramos 1 mulher a cada 11 minutos e somos campeões mundiais no assassinato da população trans, e que respeito a essas populações ainda é considerado “mimimi do politicamente correto”.

A #CalouradaSemAssédio surge da necessidade urgente de combatermos essas práticas em nossa sociedade e, portanto, também dentro da universidade, desde o primeiro dia de aula. Da necessidade de recebermos calouras e calouros sem humilhá-los ou diminuí-los, de quebrarmos com a lógica de hierarquia entre colegas, respeitando e valorizando a (uni)diversidade que cada uma e cada um traz consigo.

Sabemos que a Universidade tem se tornado cada vez mais um ambiente de adoecimento e sofrimento mental, e a construção de uma recepção de calouras/os que seja de fato acolhedora faz parte da luta na defesa de nossa saúde, física e mental, neste espaço.

Assim, contamos com a ajuda de todas e todos para que aquelas/es que ingressam neste semestre na UFPel sejam acolhidas/os com respeito.

Às/aos Calouras/os, desejamos boas vindas à UFPel e nos colocamos a disposição para ouvir e encaminhar qualquer denúncia de trote opressor, violento e humilhante. Importante lembrar aqui que manifestações mais sutis, como por exemplo o uso de fantasias, a imposição de apelidos pejorativos, músicas ou perguntas constrangedoras, também se enquadram nesta situação e poderão sim ser denunciados.

Por fim, e finalmente, um bom 2018.1 para todas e todos nós!

Publicado em 25/03/2018, nas categorias Calourada 2018, Ingresso UFPel, Notícias.
Marcado com as tags #calouradasemassédio.