Alimentação de qualidade já! Estudantes em defesa da segurança alimentar na UFPel

Após uma série de relatos sobre a qualidade precária da comida oferecidas pelo Restaurante Universitário da UFPel, um grupo de estudantes articulados via redes sociais, com apoio do DCE, resolveu organizar um manifestação pública em defesa da segurança alimentar dos estudantes. O ato está marcado para ocorrer nesta quinta-feira (14) a partir das 11h30 em frente ao Restaurante Universitário da Santa Cruz.

Desde o início do semestre letivo 2021/2, em março deste ano, tivemos um considerável aumento de circulação de estudantes da UFPel na cidade, o que se deve ao aumento nas aulas práticas, estágios e outras atividades que já ocorrem de forma presencial. Com esse maior fluxo de estudantes e as marmitas sendo distribuídas nos RUs do Anglo, Capão do Leão e Casa dos Estudantes, temos nos deparado com inúmeros relatos sobre a qualidade da comida, desde a temperatura, quantidade, até o absurdo de alunos recebendo comida estragada.

Apesar dos estudantes pagarem apenas R$2,00, a Universidade subsidia o restante da marmita e a empresa terceirizada, segundo o contrato, recebe R$ 9,09 no almoço e R$ 9,17 na janta, valor suficiente para oferecer uma alimentação de qualidade.

As marmitas entregues pelo RU são, para muitos estudantes, as principais (quando não única) refeições do dia. Em um momento de crise com o preço dos alimentos e outros itens essenciais nas alturas, não podemos mais aceitar esse descaso com a assistência estudantil.

É hora de ouvirem a voz dos estudantes! Por isso, estamos mobilizados para a construção de uma manifestação nesta quinta 14/04 às 11h30 no RU da Santa Cruz, 1705. BASTA DE DESCASO COM A NOSSA ALIMENTAÇÃO! Vem construir com a gente. Organizado por um grupo de estudantes articulados via redes sociais, com apoio do DCE.

Ajude a aumentar a pressão também participando do abaixo-assinado online (assine aqui).

Principais demandas são:

• O cumprimento do contrato, com variedade do cardápio servido pela empresa terceirizada NorteSul;
  • O preparo das refeições mais próximo do horário do serviço e melhor condicionamento;
  • Cumprimento da quantidade de proteína em cada refeição – no mínimo 120g;
  • Maior fiscalização pela PRAE em relação à qualidade da comida;
  • Maior variedade no cardápio vegetariano;
  • Higienização correta das saladas;
  • Pesquisas de satisfação em relação ao serviço prestado nos RUs;
  • Melhor ventilação no ambiente físico do RU da Santa Cruz (janelas e ventiladores);
  • Disponibilização de pratos na casa do estudante
  • Aumento na quantidade de alimentos orgânicos, oriundos da agricultura familiar.
Publicado em 12/04/2022, na categoria Notícias.