Sobre o DCE

O Diretório Central de Estudantes é a representação máxima das/os estudantes da universidade. Dentre algumas atribuições, o DCE representa as/os estudantes institucionalmente nos Conselhos Superiores e em outros órgãos da universidade. O Diretório Central também pleiteia demandas estudantis frente à Reitoria e Pró-Reitorias, como em questões de assistência estudantil, infraestrutura, ensino; bem como fora da universidade, na luta contra os ataques à educação, em questões de transporte público, direitos das/os estudantes e juventude etc.

Em resumo, a função do DCE é mobilizar a categoria estudantil por seus direitos, tanto dentro da universidade como fora dela, nos âmbitos municipal, estadual e nacional, articulando-se com a luta de outras categorias, como a dos professores e técnicos administrativos em educação.

As eleições para o DCE da UFPel ocorrem todos os anos, tendo o último pleito ocorrido em novembro de 2022, no qual foi reeleita a gestão DCE é Pra Lutar, a voz ativa dos estudantes, obtendo 1.027 votos (60,27%) em disputa com outras duas. Somos mais de 50 membros eleitas/os e mais centenas de apoiadores que acreditamos que o DCE deve lutar contra todos os retrocessos e ataques a nossa classe, defender a educação pública, gratuita, de qualidade e para o povo. Contra a elitização e privatização das universidades públicas! Contra opressões dentro e fora da universidade, as de gênero, raça, sexualidade e classe, além de lutar por um ambiente acadêmico mais saudável, contra a sobrecarga de tarefas que o meio universitário nos impõe e que muitas vezes nos adoecem física e mentalmente. Convidamos todas/os vocês a se somarem na gestão e construírem o DCE é Pra Lutar com a gente.