Início do conteúdo

1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS

A Videodança é uma linguagem artística híbrida que imbrica as linguagens da dança e do corpo em movimento às linguagens das tecnologias da imagem em um amplo espectro de conformações. Em sintonia com as transformações socioculturais e tecnológicas, a Videodança está em constante devir, sendo expandida e ressignificada em diferentes ambientes e plataformas. Seja enquanto uma parceria de coreógrafos, dançarinos e performers com cineastas, videoartistas e videomakers, ou enquanto trabalho individual de videodançarinos, a Videodança vem definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. O 1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS nasce como uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação Ecarta para promover a linguagem e a sua discussão na região sul do Brasil, sob a direção de Carmem Anita Hoffman e Rosângela Fachel, ambas vinculadas à UFPel.

O  FIVRS acontece a partir de uma convocatória internacional que recebeu 81 inscrições, de 10 Países – Brasil, Chile, Espanha, França, Argentina, Portugal, Bolívia, Estados Unidos, Itália, México – e 15 estados do Brasil – Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Sergipe, Amapá, Pará, Goiás, Paraíba, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Os trabalhos que compõem a mostra foram selecionados por um comitê internacional de especialistas formado pelos seguintes membros: Ximena Monroy Rocha, diretora e curadora do festival Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, do México; Ladys Gonzales, diretora do Corporalidad expandida, Argentina; Paulo Caldas, diretor artístico e curador do Dança em Foco, Brasil; e Ana Sedeño Valdellós, realizadora audiovisual e professora da Universidade de Málaga, Espanha.

A mostra do  Festival Internacional de VideoDança do RS – FIVRS acontecerá na Fundação Ecarta, na cidade de Porto Alegre, de 23 de julho a 23 de agosto de 2020. Após o período da primeira exibição, a mostra do festival visitará outras cidades e instituições no Brasil e no exterior.

ORGANIZAÇÃO

Diretoras

Rosângela Fachel – UFPel

Carmem Anita Hoffman – UFPel

Comissão organizadora

Rosângela Fachel – UFPel

Carmem Anita Hoffman – UFPel

Luana Arrieche Echevengua – UFPel

Ana Carolina Tavares – UFPel

Carlise Scalamato Duarte – UFSM

Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

André Venzon – Fundação ECARTA

Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

Renatha

Realização

Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) e Curso de Dança – Centro de Artes, UFPel

Fundação ECARTA

Apoiadores

Curso de Dança Licenciatura / UFSM

Red INAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales 

 

Minibiografia jurados

Ximena Monroy Rocha (México) – é criadora, curadora e pesquisadora intermediática. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidad de las Américas Puebla (UDLAP) e Mestre em História da Arte pela Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). Seus trabalhos já foram selecionados e premiados em exposições e festivais na Argentina, México, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Xangai. Colabora internacionalmente em projetos de pesquisa, curadoria, mediação, criação e pedagogia. Trabalha em gestão e curadoria de videodança desde 2006. Em 2008, fundou, com Marianna Garcés, o Festival Agite y Sirva, no México, o qual dirige desde então, gerenciando-o em colaboração com Paulina Rucarba. Já realizou apresentações, conferências, laboratórios e seminários no México, Colômbia, Argentina, Suécia, Alemanha, Espanha e Canadá. E publicou ensaios e resenhas no Uruguai, Argentina, México e França. Foi curadora das exposições Retrospectiva Agite y Sirva 2008-2015 e # AgiteySirva10Años (2018) no Centro Cultural da Espanha no México, e Muestra de la Red Iberoamericana de Videodanza (REDIV) 2018-2019, exibidas internacionalmente. Editou, com Paulina Rucarba, a coleção de cinco livros La creación híbrida en videodanza, que aborda a temática por meio de ensaios, textos e materiais fotográficos, publicada pela Editorial UDLAP. Colaborou com CaSa (Oaxaca), codirigindo com Paulina Rucarba as residências internacionais: Comunidades Híbridas (2015), Resonancias (2017) e Híbridos expandidos (2018) y Diálogos intermediales (2019).

Ladys Gonzalez (Argentina) – é pesquisadora, artista e produtora da linguagem do movimento e do audiovisual. Bacharel em Artes Combinadas pela Universidade Nacional de Buenos Aires – UBA. Professora universitária de Expressão Corporal da Universidad Nacional de las Artes. Cofundadora e codiretora do Proyecto CORPORALIDAD EXPANDIDA (PCE), que integra o Festival de Cinema (FICCE), Workshops de Videodança Social, uma Videoteca sobre o corpóreo. Integra a REDIV (Rede Ibero-Americana de Dança de Vídeo). É especialista em videodança social e comunitária em comunidades indígenas da província de Chaco, Argentina, coordena residências artísticas performáticas e executa videodanças. Sua experiência se desdobra entre o desenvolvimento artístico e docente, transitando entre a criação, a pedagogia, a curadoria e a escrita, em diferentes formatos. Questiona os processos criativos performáticos. Codirigiu conceitos coreográficos e desenho audiovisual, que conjuntamente com seus seminários, residências e oficinas, foram desenvolvidos na Argentina em Chaco, Jujuy e Grande Buenos Aires, como também na Itália, México, Espanha e Alemanha.

Paulo Caldas (Brasil) – é formado em Dança Contemporânea na Escola Angel Vianna e Bacharel em Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e doutor em Educação Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua produção artística é marcada pela aproximação entre dança e cinema/vídeo. Sua companhia de dança Staccato, da qual é diretor e coreógrafo desde sua criação em 1993, já recebeu diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais. Sua produção artística já foi apresentada em diversas cidades no Brasil, e também na Alemanha, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Portugal. Idealizador e diretor artístico, desde 2003, do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e do PODfest Festival de Poéticas Digitais (criado em 2014), foi professor dos cursos de graduação em dança da UniverCidade (2007-2010) e da Faculdade Angel Vianna (1995/2010), onde coordenou o curso de pós-graduação em Estéticas do Movimento: Estudos em Dança, Videodança e Multimídia. Entre outras publicações, organizou livros pioneiros no Brasil acerca da videodança. Em 2011 e 2014, foi jurado do International Dance Online Short Film Festival (Bélgica/França/Reino Unido). É codiretor do Ateliê Internacional de Dança (AID), realizado em Fortaleza, desde 2011, e professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará, onde coordenou o Projeto de Extensão – Ateliê de Composição Coreográfica e Processos Criativos em Dança (2013-2014) e coordena o docdança (projeto de acervo físico e digital criado em 2012).

Ana Sedeño Valdellós (Espanha) – é criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música os meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros: Linguagem do videoclipe, Música contemporânea no cinema, Análise do cinema contemporâneo: estratégias estéticas, narrativas e de encenação e História da videoarte na Espanha

Publicado em 03/07/2020, na categoria Sem categoria.