# PARTINDO ESPANHA

not31

Fabíula Rosso : acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel selecionada para o Projeto de Qualificação Internacional – 2014 do MTur/CAPES.

Concorrendo com estudantes brasileiros de cursos de bacharelado/licenciatura/tecnólogo em Turismo e/ou hospitalidade, Fabíula foi contemplada com bolsas de estudo concedidas pelo Ministério de Turismo (MTur) e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizarão curso de capacitação em técnicas avançadas de gestão do turismo e hospitalidade em escolas de excelência da Espanha. Parabéns à acadêmica!

Em Portugal

Foto: Fabíula Rosso em visita técnica realizada no Tróia Design Hotel

Depoimento: O Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo foi uma parceria entre o Ministério do Turismo e Capes que se realizou no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. O programa se tratou de um projeto piloto caracterizado pelo envio de alunos de cursos relacionados ao segmento de Turismo e Hospitalidade a países reconhecidos pelos excelentes serviços que oferecem e a forma estratégica com que planejam e desenvolvem a atividade turística. A primeira edição teve duração de dois meses, nos quais tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos relacionados à hospitalidade e ao planejamento adequados para a segurança e garantia do sucesso na recepção e decorrer de um mega evento. Tendo em vista que o Brasil receberia a Copa do Mundo em poucos meses, o curso teve essa ênfase com o objetivo de aprimorar e qualificar os serviços que poderiam aqui ser ofertados durante o mundial e posterior a ele. Entre as disciplinas ministradas tivemos uma que tratou sobre Acessibilidade no Turismo, nos propiciando o treinamento específico para saber agir de forma correta e segura quando for necessário. Também tivemos disciplinas em inglês para que aperfeiçoássemos nosso conhecimento e desenvoltura, de modo a garantir uma eficaz comunicação com o possível visitante. Além disso, tivemos a oportunidade de aprender técnicas sobre vinhos e gastronomia portuguesa, visto a grande riqueza e diversidade gastronômica que Portugal possui.

Dessa forma, acredito que a consolidação de um programa que oportunize estudantes de Turismo conhecer diferentes formas de se pensar, agir e planejar a atividade turística é um grande passo para se efetivar a estabilização, o reconhecimento e a estruturação da área.