23/11/20 MANHÃ – https://youtu.be/itAXDyWDkGk
Palestra “Crítica genética, agendas, críticas”, Dr. Celso Loureiro Chaves.
23/11/20 TARDE – https://youtu.be/BBGvZDXD-BQ
Palestra “Perspetivas sobre Saint-Saëns no Brasil – suas cartas e a imprensa”, Dr. David Cranmer;
Comunicações:
– João Pedro Costa: “[N]ão me parecem compositores para uma sociedade como a nossa, meia surda, meia distraída”: Luís da Costa e o jornalismo musical em Évora (1887-1902);
– Isabel Pina: “Filhos de um país pequeno”: a percepção de si e do outro na crítica musical portuguesa do século XX;
– Isaac W. Kerr, Lenita W. M. Nogueira, Marcos C. L. Virmond: Algumas considerações sobre o conceito de melodia italiana nos periódicos do secondo ottocento;
– Danieli Verônica Longo Benedetti: Uma análise da crítica especializada em torno das temporadas de concertos da Société Musicale Indépendente – SMI (1910-1935).
24/11/20 TARDE – https://youtu.be/NfVs7eTriA8
Comunicações:
-Assíria Toledo do Amaral – “O Z da questão”: O memorialismo e a crítica musical em Zuza Homem de Mello (1933- );
-Flávio Carvalho: A contribuição dos periódicos na pesquisa biográfica sobre Dinorá de Carvalho;
– Elber Ramos Bonfim: Música, Política e Tráfico Negreiro – Tensões e Representatividades no Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara;
– Carlos Alberto Figueiredo: O episódio “Fagulhas” e o Orpheon Carlos Gomes: contradições num debate na imprensa fluminense em 1898;
– Kênia Simone Werner: As contribuições da Revista Bastidores para a pesquisa musicológica.