A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Articulação com as Coordenações de Curso (NUAC), promove a I Formação de Coordenadoras e Coordenadores de Curso de Graduação da UFPel: Atribuições e Desafios para uma Gestão Democrática, a se realizar entre os dias 14 e 18 de junho de 2021, em ambiente virtual.
O evento tem o objetivo de subsidiar o trabalho das Coordenações de Curso de Graduação da Universidade Federal de Pelotas dos pontos de vista acadêmico e administrativo, especialmente quanto às rotinas da gestão que movimentam os Cursos de Graduação. Esta atividade formativa propõe debater as atribuições e os desafios a serem desenvolvidos pela Coordenação do curso no contexto de uma gestão democrática. Nesse sentido, apresenta pesquisadores do tema e representantes de setores da UFPel cujo trabalho está diretamente relacionado à gestão dos Cursos de Graduação.
As apresentações ocorrerão sequencialmente no decorrer de 5 dias, em turnos alternados, nos dias 14, 16 e 18 os encontros serão no turno da manhã, nos dias 15 e 17 os encontros serão no turno da tarde. Destaca-se que este formato visa oportunizar a participação de todas as Coordenações de Curso de Graduação da UFPel. Para fazer sua inscrição https://forms.gle/VMoB23btFeCZxLGe6.
A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a 8ª Formação de Professores Ingressantes da UFPel. A atividade, prevista no Calendário Acadêmico, será realizada de 03 a 07 de maio, em ambiente virtual.
O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da docência no Ensino Superior.
O curso é dividido em dois módulos independentes de 20 horas cada. No turno da manhã será realizado o Módulo I e no turno da tarde o Módulo II. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. O cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017. Para receber o certificado o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do módulo no qual se inscreveu.
O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um tour virtual das Unidades na sexta-feira (dia 07), às 15h. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.
Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária. Apenas as palestras do Módulo II serão abertas aos demais professores e professoras da UFPel.
De acordo com a PRE, como esta formação está prevista no Calendário Acadêmico, é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do curso.
Inscrições As inscrições podem ser feitas neste formulário e estarão abertas até o dia 29 de abril. No dia seguinte ao encerramento das inscrições, os links para acessar as atividades do curso de formação serão enviados diretamente ao participante por meio do e-mail cadastrado. Em caso de dúvidas, contate a organização através do e-mail nufor.ufpel@gmail.com.
Programação
Módulo I – Turno da MANHÃ, das 08h às 12h
03/05 Abertura Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRE)
04/05 A Carreira Docente e o Contexto Institucional no Magistério Público Federal (CPPD e PROGEP)
05/05 Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRPPGI)
06/05 Concepção, Estruturação e Procedimentos (PREC)
07/05 Estrutura e funcionamento (PRAE) Estrutura e funcionamento (CID)
Módulo II – Turno TARDE, das 13h30min às 17h
03/05 “Estratégias de ensino e a aula universitária” Palestrante: Profa. Rita Cóssio Rodrigues (IB/UFPel) Mediação: Profa. Débora Cristina Nichelle Lopes
04/05 “Reflexões sobre o ensino remoto emergencial” Palestrante: Prof. Valmir Heckler (FURG) Mediação: Profa. Ana Inez Klein
05/05 “Desafios e avanços das políticas afirmativas na universidade pública” Palestrante: Profa. Ângela Ernestina Cardoso de Brito (UFBA) Mediação: Profa. Airi Macias Sacco
06/05 “Os desafios na carreira acadêmica: atividades acadêmicas e de gestão” Palestrante: Prof. Naomar de Almeida Filho (UFBA) Mediação: Prof. Eduardo Ferreira das Neves Filho
07/05 Roteiro virtual pela UFPel Apresentação: Profa. Dalila Muller (CCSO/UFPel) Mediação: Profa. Ana Inez Klein
O Grupo de Interlocução Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 19 a 30 de outubro, o evento de formação pedagógica “A docência universitária em tempos de crises: desafios e possibilidades”. A ação foi proposta para contemplar o período marcado pela pandemia de Covid-19 e suas consequências na vida docente. Em particular, o Grupo pretende apoiar a formação dos docentes da UFPel para o exercício da docência não presencial, mediada pelas plataformas virtuais e caracterizada por diferentes meios de comunicação e interação com os estudantes. Serão oferecidas oficinas assíncronas ao longo do evento. A programação prévia pode ser conferida no arquivo abaixo. Relatos de experiência para as rodas de conversa podem ser enviados pelo formulário eletrônico. A submissão de relatos está aberta até 15 de setembro. Os resultados dos relatos selecionados e a programação completa serão divulgados até 01 de outubro.
Contato pode ser feito pelo e-mail gipevento@gmail.com.
Na semana de 14 a 18 de outubro de 2019 ocorreu o VI Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel, no Auditório da Reitoria, Campus Anglo. O evento, que ocorre semestralmente, promoveu ações de formação que buscaram contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvem o cotidiano da docência no Ensino Superior. As palestras do módulo pedagógico, nesta edição, foram abertas a todos os professores da UFPel.
O curso ocorreu no formato de dois módulos de 20 horas, manhã e tarde, de forma concomitante, perfazendo um total de 40 horas. Estiveram presentes 60 professores e professoras, e a semana foi bastante dinâmica e de troca de experiências, contribuindo para a reflexão sobre a formação pedagógica no Ensino Superior.
Entre as atividades do curso, destacamos o passeio pelas unidades da UFPel, uma ação importante direcionada aos professores recém chegados à casa, no conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo seus sensos de pertencimento e afetividade com a Instituição.
O curso de formação de professores ingressantes já atingiu cerca de 400 docentes desde 2017, e ocorre semestralmente em maio e outubro de cada ano, estando previsto no calendário acadêmico da Universidade.
De um lado, estudantes do Ensino Médio cheios de curiosidade. De outro, universitários e professores entusiasmados ao explicar por que o seu curso é especial. Essa era a tônica da integração que ocorreu durante a terceira edição da Mostra de Cursos promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada no dia 18, na Escola Superior de Educação Física (ESEF). A organização estima que entre 800 a mil visitantes participaram do evento, a grande maioria estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Pelotas e região, como Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Canguçu e Arroio do Padre.
O evento teve exposição de mais de 90 cursos, apresentação de projetos e pesquisas, exemplos de formas de atuação e funcionamento das graduações, espaço para tirar dúvidas e ainda rodas de conversa.