Início do conteúdo
    Notícias
  • NUFOR promove Formação de Professores Ingressantes

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a 8ª Formação de Professores Ingressantes da UFPel. A atividade, prevista no Calendário Acadêmico, será realizada de 03 a 07 de maio, em ambiente virtual.

    O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da docência no Ensino Superior.

    O curso é dividido em dois módulos independentes de 20 horas cada. No turno da manhã será realizado o Módulo I e no turno da tarde o Módulo II. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. O cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017. Para receber o certificado o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do módulo no qual se inscreveu.

    O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um tour virtual das Unidades na sexta-feira (dia 07), às 15h. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

    Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária. Apenas as palestras do Módulo II serão abertas aos demais professores e professoras da UFPel.

    De acordo com a PRE, como esta formação está prevista no Calendário Acadêmico, é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do curso.

    Inscrições
    As inscrições podem ser feitas neste formulário e estarão abertas até o dia 29 de abril. No dia seguinte ao encerramento das inscrições, os links para acessar as atividades do curso de formação serão enviados diretamente ao participante por meio do e-mail cadastrado. Em caso de dúvidas, contate a organização através do e-mail nufor.ufpel@gmail.com.

    Programação

    Módulo I – Turno da MANHÃ, das 08h às 12h

    03/05
    Abertura
    Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRE)

    04/05
    A Carreira Docente e o Contexto Institucional no Magistério Público Federal (CPPD e PROGEP)

    05/05
    Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRPPGI)

    06/05
    Concepção, Estruturação e Procedimentos (PREC)

    07/05
    Estrutura e funcionamento (PRAE)
    Estrutura e funcionamento (CID)

    Módulo II – Turno TARDE, das 13h30min às 17h

    03/05
    “Estratégias de ensino e a aula universitária”
    Palestrante: Profa. Rita Cóssio Rodrigues (IB/UFPel)
    Mediação: Profa. Débora Cristina Nichelle Lopes

    04/05
    “Reflexões sobre o ensino remoto emergencial”
    Palestrante: Prof. Valmir Heckler (FURG)
    Mediação: Profa. Ana Inez Klein

    05/05
    “Desafios e avanços das políticas afirmativas na universidade pública”
    Palestrante: Profa. Ângela Ernestina Cardoso de Brito (UFBA)
    Mediação: Profa. Airi Macias Sacco

    06/05
    “Os desafios na carreira acadêmica: atividades acadêmicas e de gestão”
    Palestrante: Prof. Naomar de Almeida Filho (UFBA)
    Mediação: Prof. Eduardo Ferreira das Neves Filho

    07/05
    Roteiro virtual pela UFPel
    Apresentação: Profa. Dalila Muller (CCSO/UFPel)
    Mediação: Profa. Ana Inez Klein

  • GIP promove formação abordando desafios e possibilidades da docência universitária em tempos de crises

    O Grupo de Interlocução Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 19 a 30 de outubro, o evento de formação pedagógica “A docência universitária em tempos de crises: desafios e possibilidades”. A ação foi proposta para contemplar o período marcado pela pandemia de Covid-19 e suas consequências na vida docente. Em particular, o Grupo pretende apoiar a formação dos docentes da UFPel para o exercício da docência não presencial, mediada pelas plataformas virtuais e caracterizada por diferentes meios de comunicação e interação com os estudantes. Serão oferecidas oficinas assíncronas ao longo do evento. A programação prévia pode ser conferida no arquivo abaixo. Relatos de experiência para as rodas de conversa podem ser enviados pelo formulário eletrônico. A submissão de relatos está aberta até 15 de setembro. Os resultados dos relatos selecionados e a programação completa serão divulgados até 01 de outubro.

    Contato pode ser feito pelo e-mail gipevento@gmail.com.

    Programação Prévia – Docência Universitária em Tempos de Crises

  • VI Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel

    Na semana de 14 a 18 de outubro de 2019 ocorreu o VI Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel, no Auditório da Reitoria, Campus Anglo. O evento, que ocorre semestralmente, promoveu ações de formação que buscaram contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvem o cotidiano da docência no Ensino Superior. As palestras do módulo pedagógico, nesta edição, foram abertas a todos os professores da UFPel.

    O curso ocorreu no formato de dois módulos de 20 horas, manhã e tarde, de forma concomitante, perfazendo um total de 40 horas. Estiveram presentes 60 professores e professoras, e a semana foi bastante dinâmica e de troca de experiências, contribuindo para a reflexão sobre a formação pedagógica no Ensino Superior.

    Entre as atividades do curso, destacamos o passeio pelas unidades da UFPel, uma ação importante direcionada aos professores recém chegados à casa, no conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo seus sensos de pertencimento e afetividade com a Instituição.

    O curso de formação de professores ingressantes já atingiu cerca de 400 docentes desde 2017, e ocorre semestralmente em maio e outubro de cada ano, estando previsto no calendário acadêmico da Universidade.

  • Mostra de Cursos 2019

    De um lado, estudantes do Ensino Médio cheios de curiosidade. De outro, universitários e professores entusiasmados ao explicar por que o seu curso é especial. Essa era a tônica da integração que ocorreu durante a terceira edição da Mostra de Cursos promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada no dia 18, na Escola Superior de Educação Física (ESEF). A organização estima que entre 800 a mil visitantes participaram do evento, a grande maioria estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Pelotas e região, como Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Canguçu e Arroio do Padre.

    O evento teve exposição de mais de 90 cursos, apresentação de projetos e pesquisas, exemplos de formas de atuação e funcionamento das graduações, espaço para tirar dúvidas e ainda rodas de conversa.

  • GIP e Coordenação de Pedagogia Universitária ofertam Formação Docente

    O GIP (Grupo de Interlocução Pedagógica) junto com a Coordenação de Pedagogia Universitária está promovendo a atividade de formação docente abaixo descrita:

    Metodologias Ativas
    Dia: 11/10/2019
    Local: Auditório da Reitoria, Campus Anglo – 4º andar
    Horário: 9h às 12h
    Inscrições: No local, a partir das 8h30min

    Proposta:
    Nesta formação, aberta a todos os professores da UFPel, o tema será Metodologias Ativas e de que forma elas podem contribuir com o ensino e aprendizagem. Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, o sistema tradicional de ensino ainda prevalece, justamente porque a tecnologia não garante a transposição de paradigmas pedagógicos, nem tampouco a aprendizagem. Por isso, serão abordados brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos que sustentam o modelo tradicional de ensino e, a partir disso, serão abordadas propostas de ensino a partir de metodologias ativas para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning, que é uma abordagem de educação formal na qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online. Isso ocorre, pois, em todos os programas de Ensino Híbrido – os estudantes têm um pouco de sua aprendizagem via internet, e também parte de forma presencial, em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência.

    A professora responsável pela formação é Helena Kieling, aluna do Doutorado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, sob orientação do professor Rafael Vetromille-Castro. Helena é mestra em Linguística Aplicada e pesquisadora sobre Metodologias Ativas. Em sua dissertação trabalhou com Ensino Híbrido e professoras em formação. No Doutorado, pesquisa sobre Metodologias Ativas e ensino de Inglês para crianças. Tem experiência no ensino de Línguas Estrangeiras e também no trabalho com professores. Atualmente, é coordenadora do programa bilíngue da Escola Mario Quintana.

    * Esta é uma ação dentro da proposta de SEMINÁRIOS DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, planejadas pelo GIP – Grupo de Interlocução Pedagógica, que vem discutindo e identificando demandas importantes para a formação docente em suas Unidades.

    Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3284-4076 ou dos e-mails nufor.ufpel@gmail.com e nuac.ufpel@gmail.com.