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  • Aula inaugural da UFPel aborda Educação Ambiental na extensão


    A educação ambiental é relação, encontro, diálogo, contato – e não se limita a um projeto: trata-se de um processo. Essa foi a tônica da reflexão trazida pela professora Márcia dos Santos Ramos Berreta, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na Aula Inaugural do semestre da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No evento, realizado nesta sexta-feira (12) no Centro de Artes, a convidada, ligada à unidade Hortênsias da Uergs, no município de São Francisco de Paula, trouxe a experiência da educação ambiental no local e traçou um panorama do que se entende pela atividade especialmente no âmbito do fazer extensionista.


    De acordo com a professora, o ambiente está no coração de qualquer projeto de educação. Mas o ambiente como tal não é o objeto da educação ambiental. O foco desta será a relação que se tem com o ambiente. Conforme a docente, a educação ambiental não é uma “forma” de educação nem uma ferramenta para resolução de problemas ou gestão do meio ambiente. “É uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social: a da relação com o meio em que vivemos, com essa ‘casa’ compartilhada”, pontua.


    Para abordar a questão, Márcia traz a voz da autora Lucie Sauvé, para a qual a educação ambiental sustenta-se em três pilares: o engajamento cívico e acadêmico; aprendizado coletivo, pesquisa participativa e ação social; e “compartilhar” como palavra de ordem.

    Na avaliação da docente, o diálogo com os estudantes e comunidade é fundamental para fomentar a reflexão de que a ação de cada pessoa interfere no todo. “Não se pode desperdiçar o momento de reflexão, de conversa, de contato. A gente vive num coletivo e tudo está interligado. A educação ambiental é uma resposta política. Se não tiver o princípio da reflexão, da crítica, da cidadania, não cria capacidades e relações desenvolvidas: é só um mero projeto. E para educação ambiental não há receita de bolo”, salienta.


    A palestrante lembrou ainda que a área exige que se pense além das “caixinhas” para que as perspectivas educacional – para o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos sociais – e pedagógica – para enriquecer as formas de ensino e aprendizagem – se estabeleçam. “Educação ambiental é discutir, escutar, apresentar, conversar, contrapor, apoiar. São impressionantes os resultados que observamos na Uergs com os alunos que fazem extensão universitária. O amadurecimento do estudante na universidade ocorre muito rápido e isso reflete nas aulas e nas relações fraternas entre eles”, avalia. Assim, através da extensão se propiciam a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e a produção acadêmica resultante da realidade. “Se isso não está acontecendo, tenho que repensar”, alerta.

    A professora destacou também que é necessário estar preparado para a universidade do século 21, mapear e evidenciar o que já se faz e fortalecer a formação universitária com os processos e movimentos empáticos entre sociedade e universidade. De acordo com ela, a extensão promove a renovação e a ampliação do conceito de “sala de aula”, que deixa de ser o lugar privilegiado para o ato de aprender, adquirindo uma estrutura ágil e dinâmica, caracterizada por uma efetiva aprendizagem recíproca de estudantes, servidores e sociedade, ocorrendo em qualquer espaço e momento, dentro e fora da universidade. “A Educação Ambiental tem em sua particularidade a capacidade de transformar pela aprendizagem o estudante e o cidadão, possibilitando o pensamento crítico, consciente, competente e criativo capaz de participar do debate político e contribuir com a sua realidade social, política, ecológica”, finalizou.

    Projetos

    Durante a explanação, Márcia falou sobre os projetos Curiaçu – que busca restabelecer e firmar os laços culturais e preservacionistas com a Floresta Nacional de Canela, por meio do incentivo à educação ambiental – e Fala Serrano, programa de rádio com entrevistas com especialistas em vários temas socioambientais. A convidada contou também sobre a iniciativa Berço das Águas, que envolve mapeamento e diagnóstico de nascentes da Região das Hortênsias, e Raízes, que tem o objetivo de valorizar as práticas socioeconômicas, turísticas e ambientais da agricultura familiar das localidades rurais de São Francisco de Paula.

    Desafio às universidades

    A Pró-Reitora de Ensino da UFPel, Fátima Cóssio, destacou na ocasião que as instituições de ensino ainda estão buscando formas de se relacionar com suas comunidades. “Muitas coisas se faz, sabemos dessa importância, mas acredito que a grande contribuição que podemos dar é propiciar condições de pensamento autônomo e contribuir na formação de pessoas que possam conviver com o mundo de maneiras diferentes. Precisamos nos recuperar como gente e como sociedade”, destacou.

    A Vice-Reitora, Úrsula Silva, assinalou que o desafio é que cada curso possa pensar no ambiente a partir de sua área. “Foi um momento propício para muitas reflexões sobre o desafio de articular ensino, pesquisa e extensão”.

    Assista

    A Aula Inaugural pode ser assistida na íntegra no canal da UFPel no YouTube.

  • III Formação para Coordenadoras e Coordenadores de Curso de Graduação da UFPel: diálogos sobre uma gestão acadêmica colegiada

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Articulação das Coordenações de Curso (NUAC), promove a III Formação para Coordenadoras e Coordenadores de Curso de Graduação da UFPel: diálogos sobre uma gestão acadêmica colegiada, a se realizar entre os dias 24 e 26 de maio de 2022, no formato presencial.

    O evento tem o objetivo central de subsidiar o trabalho das Coordenações de Curso de Graduação da UFPel do ponto de vista acadêmico, administrativo e pedagógico quanto às rotinas da gestão dos Cursos de Graduação.

    Além das apresentações de representantes dos setores da universidade que estão diretamente envolvidos na gestão dos Cursos de Graduação, o evento propõe, nesta terceira edição, dialogar sobre o aspecto coletivo da gestão dos Cursos de Graduação.

    Consciente do aspecto político deste tema, que tem na gestão democrática um dos princípios constitucionais do ensino público, enfatiza-se a gestão colegiada, e portanto, coletiva e compartilhada. Na qual se destaca o papel de interlocução das Coordenações de Curso como articuladoras perante as instâncias complementares à Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação, quais sejam o Colegiado de Curso e o Núcleo Docente Estruturante.

    IMPORTANTE:

    As inscrições estarão abertas até o dia 19/05/2022 e as vagas são limitadas.

    CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO

    Todas as atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel localizado no campus Porto/Anglo.

    Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nuac.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076

  • X Curso de Formação de Professores Ingressantes da UFPel

    Prezados (as),

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a X Formação de Professores Ingressantes da UFPel a se realizar, conforme o calendário acadêmico, entre os dias 02 e 06 de maio de 2022, no formato presencial. O evento que ocorre semestralmente promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.

    O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. Destaca-se que o cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.

    O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel, na sexta-feira (06/05) das 13:30 até às 17:30. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

    Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

    Ressalta-se que esta formação está prevista no calendário acadêmico, nesse sentido é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do programa de formação de ingressantes.

    ATENÇÃO:

    Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do (s) módulo (s) que se inscreveu.

    IMPORTANTE:

    As inscrições estarão abertas até o dia 28/04/2022 e as vagas são limitadas.

    O Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel será realizado com apoio do ônibus da UFPel, que fará o deslocamento da atividade entre os vários prédios/campus da UFPel. O ponto de saída e chegada será a parada de ônibus localizada no Campus Porto/Anglo e os detalhes da atividade serão informados durante a realização do evento por meio do e-mail indicado no formulário de inscrição.

    A Palestra “Estratégias de Ensino e a Aula Universitária”, da Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez será realizada em ambiente virtual, na plataforma institucional e-PROJETO. O link para acessar a atividade será enviado com 24h de antecedência diretamente ao participante por meio do e-mail informado no formulário de inscrição

    O restante das atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel localizado no campus Porto/Anglo.

    CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO

    Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nufor.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076

  • II Semana de Diálogos Acadêmicos da UFPel: A Importância Planejamento Docente

    Prezadas e Prezados Docentes da UFPel,

    O nosso Calendário Acadêmico define que de 14 de fevereiro a 04 de março é o período de Planejamento Acadêmico nos Colegiados, período no qual as questões de âmbito administrativo e didático dos cursos de graduação devem ser organizadas para o melhor funcionamento possível do semestre que se inicia.

    Visando fomentar a organização de encontros entre docentes para tratar de questões didáticas e pedagógicas, neste período foram criadas as Semanas de Diálogos Acadêmicos. Em 2021 foi realizada a I Semana de Diálogos Acadêmicos, resultado de uma parceria entre a Vice-Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino e demais Pró-Reitorias Acadêmicas que elaboraram um programa de debates sobre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) com palestras de especialistas, transmitidas pelo Facebook e Youtube da UFPel, e visitas nas unidades para debater o tema.

    Nesta edição a proposta é tratar da importância do planejamento docente desde o planejamento mais estrutural e suas implicações até o planejamento das disciplinas. Existe uma relação direta entre os níveis de planejamento dentro da universidade, desde os seus objetivos estratégicos até o grau mais elementar do planejamento, que é o planejamento da disciplina e das aulas.

    Convidamos para conversar sobre o planejamento institucional em cenários emergentes a Profa. Dra. Marilia Costa Morosini (PUCRS) com palestra agendada para o dia 03/03 das 15h às 17h, e para falar sobre o planejamento da aula, a Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (UFPel) programada para o dia 04/03 das 15h às 17h.

    O formato desta II Semana de Diálogos Acadêmicos será de palestras com especialistas sobre o tema do planejamento e posterior levantamento das atividades realizadas por cada curso, a ser realizado pela CPU e os representantes do GIP de cada unidade, com vistas a avançarmos na qualificação do planejamento docente nos cursos de graduação da UFPel.

    Contamos com sua presença!

    Serão conferidos certificados de participação no evento.

    Clique aqui para acessar a palestra no YouTube
    Dia 03/03 das 15h às 17h – Palestra “Planejamento Institucional em Cenários Emergentes”
    Profa. Dra. Marilia Costa Morosini (PUCRS)

    Clique aqui para acessar a palestra no YouTube
    Dia 04/03 das 15h às 17h – Palestra “Planejamento da Aula Universitária”
    Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (UFPel)

  • PRE realiza I Formação de Coordenadores de Curso de Graduação da UFPel

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Articulação com as Coordenações de Curso (NUAC), promove a I Formação de Coordenadoras e Coordenadores de Curso de Graduação da UFPel: Atribuições e Desafios para uma Gestão Democrática, a se realizar entre os dias 14 e 18 de junho de 2021, em ambiente virtual.

    O evento tem o objetivo de subsidiar o trabalho das Coordenações de Curso de Graduação da Universidade Federal de Pelotas dos pontos de vista acadêmico e administrativo, especialmente quanto às rotinas da gestão que movimentam os Cursos de Graduação. Esta atividade formativa propõe debater as atribuições e os desafios a serem desenvolvidos pela Coordenação do curso no contexto de uma gestão democrática. Nesse sentido, apresenta pesquisadores do tema e representantes de setores da UFPel cujo trabalho está diretamente relacionado à gestão dos Cursos de Graduação.

    As apresentações ocorrerão sequencialmente no decorrer de 5 dias, em turnos alternados, nos dias 14, 16 e 18 os encontros serão no turno da manhã, nos dias 15 e 17 os encontros serão no turno da tarde. Destaca-se que este formato visa oportunizar a participação de todas as Coordenações de Curso de Graduação da UFPel. Para fazer sua inscrição https://forms.gle/VMoB23btFeCZxLGe6.

    Para dúvidas, contate através do e-mail nuac.ufpel@gmail.com .

  • NUFOR promove Formação de Professores Ingressantes

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a 8ª Formação de Professores Ingressantes da UFPel. A atividade, prevista no Calendário Acadêmico, será realizada de 03 a 07 de maio, em ambiente virtual.

    O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da docência no Ensino Superior.

    O curso é dividido em dois módulos independentes de 20 horas cada. No turno da manhã será realizado o Módulo I e no turno da tarde o Módulo II. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. O cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017. Para receber o certificado o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do módulo no qual se inscreveu.

    O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um tour virtual das Unidades na sexta-feira (dia 07), às 15h. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

    Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária. Apenas as palestras do Módulo II serão abertas aos demais professores e professoras da UFPel.

    De acordo com a PRE, como esta formação está prevista no Calendário Acadêmico, é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do curso.

    Inscrições
    As inscrições podem ser feitas neste formulário e estarão abertas até o dia 29 de abril. No dia seguinte ao encerramento das inscrições, os links para acessar as atividades do curso de formação serão enviados diretamente ao participante por meio do e-mail cadastrado. Em caso de dúvidas, contate a organização através do e-mail nufor.ufpel@gmail.com.

    Programação

    Módulo I – Turno da MANHÃ, das 08h às 12h

    03/05
    Abertura
    Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRE)

    04/05
    A Carreira Docente e o Contexto Institucional no Magistério Público Federal (CPPD e PROGEP)

    05/05
    Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRPPGI)

    06/05
    Concepção, Estruturação e Procedimentos (PREC)

    07/05
    Estrutura e funcionamento (PRAE)
    Estrutura e funcionamento (CID)

    Módulo II – Turno TARDE, das 13h30min às 17h

    03/05
    “Estratégias de ensino e a aula universitária”
    Palestrante: Profa. Rita Cóssio Rodrigues (IB/UFPel)
    Mediação: Profa. Débora Cristina Nichelle Lopes

    04/05
    “Reflexões sobre o ensino remoto emergencial”
    Palestrante: Prof. Valmir Heckler (FURG)
    Mediação: Profa. Ana Inez Klein

    05/05
    “Desafios e avanços das políticas afirmativas na universidade pública”
    Palestrante: Profa. Ângela Ernestina Cardoso de Brito (UFBA)
    Mediação: Profa. Airi Macias Sacco

    06/05
    “Os desafios na carreira acadêmica: atividades acadêmicas e de gestão”
    Palestrante: Prof. Naomar de Almeida Filho (UFBA)
    Mediação: Prof. Eduardo Ferreira das Neves Filho

    07/05
    Roteiro virtual pela UFPel
    Apresentação: Profa. Dalila Muller (CCSO/UFPel)
    Mediação: Profa. Ana Inez Klein

  • GIP promove formação abordando desafios e possibilidades da docência universitária em tempos de crises

    O Grupo de Interlocução Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 19 a 30 de outubro, o evento de formação pedagógica “A docência universitária em tempos de crises: desafios e possibilidades”. A ação foi proposta para contemplar o período marcado pela pandemia de Covid-19 e suas consequências na vida docente. Em particular, o Grupo pretende apoiar a formação dos docentes da UFPel para o exercício da docência não presencial, mediada pelas plataformas virtuais e caracterizada por diferentes meios de comunicação e interação com os estudantes. Serão oferecidas oficinas assíncronas ao longo do evento. A programação prévia pode ser conferida no arquivo abaixo. Relatos de experiência para as rodas de conversa podem ser enviados pelo formulário eletrônico. A submissão de relatos está aberta até 15 de setembro. Os resultados dos relatos selecionados e a programação completa serão divulgados até 01 de outubro.

    Contato pode ser feito pelo e-mail gipevento@gmail.com.

    Programação Prévia – Docência Universitária em Tempos de Crises

  • VI Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel

    Na semana de 14 a 18 de outubro de 2019 ocorreu o VI Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel, no Auditório da Reitoria, Campus Anglo. O evento, que ocorre semestralmente, promoveu ações de formação que buscaram contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvem o cotidiano da docência no Ensino Superior. As palestras do módulo pedagógico, nesta edição, foram abertas a todos os professores da UFPel.

    O curso ocorreu no formato de dois módulos de 20 horas, manhã e tarde, de forma concomitante, perfazendo um total de 40 horas. Estiveram presentes 60 professores e professoras, e a semana foi bastante dinâmica e de troca de experiências, contribuindo para a reflexão sobre a formação pedagógica no Ensino Superior.

    Entre as atividades do curso, destacamos o passeio pelas unidades da UFPel, uma ação importante direcionada aos professores recém chegados à casa, no conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo seus sensos de pertencimento e afetividade com a Instituição.

    O curso de formação de professores ingressantes já atingiu cerca de 400 docentes desde 2017, e ocorre semestralmente em maio e outubro de cada ano, estando previsto no calendário acadêmico da Universidade.

  • Mostra de Cursos 2019

    De um lado, estudantes do Ensino Médio cheios de curiosidade. De outro, universitários e professores entusiasmados ao explicar por que o seu curso é especial. Essa era a tônica da integração que ocorreu durante a terceira edição da Mostra de Cursos promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada no dia 18, na Escola Superior de Educação Física (ESEF). A organização estima que entre 800 a mil visitantes participaram do evento, a grande maioria estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Pelotas e região, como Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Canguçu e Arroio do Padre.

    O evento teve exposição de mais de 90 cursos, apresentação de projetos e pesquisas, exemplos de formas de atuação e funcionamento das graduações, espaço para tirar dúvidas e ainda rodas de conversa.

  • GIP e Coordenação de Pedagogia Universitária ofertam Formação Docente

    O GIP (Grupo de Interlocução Pedagógica) junto com a Coordenação de Pedagogia Universitária está promovendo a atividade de formação docente abaixo descrita:

    Metodologias Ativas
    Dia: 11/10/2019
    Local: Auditório da Reitoria, Campus Anglo – 4º andar
    Horário: 9h às 12h
    Inscrições: No local, a partir das 8h30min

    Proposta:
    Nesta formação, aberta a todos os professores da UFPel, o tema será Metodologias Ativas e de que forma elas podem contribuir com o ensino e aprendizagem. Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, o sistema tradicional de ensino ainda prevalece, justamente porque a tecnologia não garante a transposição de paradigmas pedagógicos, nem tampouco a aprendizagem. Por isso, serão abordados brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos que sustentam o modelo tradicional de ensino e, a partir disso, serão abordadas propostas de ensino a partir de metodologias ativas para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning, que é uma abordagem de educação formal na qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online. Isso ocorre, pois, em todos os programas de Ensino Híbrido – os estudantes têm um pouco de sua aprendizagem via internet, e também parte de forma presencial, em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência.

    A professora responsável pela formação é Helena Kieling, aluna do Doutorado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, sob orientação do professor Rafael Vetromille-Castro. Helena é mestra em Linguística Aplicada e pesquisadora sobre Metodologias Ativas. Em sua dissertação trabalhou com Ensino Híbrido e professoras em formação. No Doutorado, pesquisa sobre Metodologias Ativas e ensino de Inglês para crianças. Tem experiência no ensino de Línguas Estrangeiras e também no trabalho com professores. Atualmente, é coordenadora do programa bilíngue da Escola Mario Quintana.

    * Esta é uma ação dentro da proposta de SEMINÁRIOS DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, planejadas pelo GIP – Grupo de Interlocução Pedagógica, que vem discutindo e identificando demandas importantes para a formação docente em suas Unidades.

    Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3284-4076 ou dos e-mails nufor.ufpel@gmail.com e nuac.ufpel@gmail.com.