Início do conteúdo

II Semana de Diálogos Acadêmicos da UFPel: A Importância Planejamento Docente

Prezadas e Prezados Docentes da UFPel,

O nosso Calendário Acadêmico define que de 14 de fevereiro a 04 de março é o período de Planejamento Acadêmico nos Colegiados, período no qual as questões de âmbito administrativo e didático dos cursos de graduação devem ser organizadas para o melhor funcionamento possível do semestre que se inicia.

Visando fomentar a organização de encontros entre docentes para tratar de questões didáticas e pedagógicas, neste período foram criadas as Semanas de Diálogos Acadêmicos. Em 2021 foi realizada a I Semana de Diálogos Acadêmicos, resultado de uma parceria entre a Vice-Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino e demais Pró-Reitorias Acadêmicas que elaboraram um programa de debates sobre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) com palestras de especialistas, transmitidas pelo Facebook e Youtube da UFPel, e visitas nas unidades para debater o tema.

Nesta edição a proposta é tratar da importância do planejamento docente desde o planejamento mais estrutural e suas implicações até o planejamento das disciplinas. Existe uma relação direta entre os níveis de planejamento dentro da universidade, desde os seus objetivos estratégicos até o grau mais elementar do planejamento, que é o planejamento da disciplina e das aulas.

Convidamos para conversar sobre o planejamento institucional em cenários emergentes a Profa. Dra. Marilia Costa Morosini (PUCRS) com palestra agendada para o dia 03/03 das 15h às 17h, e para falar sobre o planejamento da aula, a Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (UFPel) programada para o dia 04/03 das 15h às 17h.

O formato desta II Semana de Diálogos Acadêmicos será de palestras com especialistas sobre o tema do planejamento e posterior levantamento das atividades realizadas por cada curso, a ser realizado pela CPU e os representantes do GIP de cada unidade, com vistas a avançarmos na qualificação do planejamento docente nos cursos de graduação da UFPel.

Contamos com sua presença!

Serão conferidos certificados de participação no evento.

Clique aqui para acessar a palestra no YouTube
Dia 03/03 das 15h às 17h – Palestra “Planejamento Institucional em Cenários Emergentes”
Profa. Dra. Marilia Costa Morosini (PUCRS)

Clique aqui para acessar a palestra no YouTube
Dia 04/03 das 15h às 17h – Palestra “Planejamento da Aula Universitária”
Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (UFPel)

Publicado em 24/02/2022, na categoria Notícias.