Homenagem aos 98 anos do Conservatório de Música da UFPel

10626617_772472609458884_9126877413232587253_nNos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016 serão realizados recitais em comemoração aos 98 anos do Conservatório de Música (Rua Félix da Cunha, 651, tel. (53) 3222-2562). Os eventos serão às 19h 30minutos, na Bibliotheca Pública Pelotense (Pça. Cel Pedro Osório), instituição que tem acolhido e apoiado em toda a sua plenitude os eventos que estão sendo promovidos pelo Conservatório, devido à interdição do Salão Milton de Lemos.
Os eventos dos dias 21 e 22 quarta e quinta-feira respectivamente serão coordenados pelo professor Marcelo Macedo Cazarré; o dia 21 está consagrado a um recital de canto e piano com a participação de praticamente toda a classe de canto do Curso de Bacharelado em Música da UFPel e dois flautista convidados do curso de flauta transversal, os discentes executarão árias antigas do repertório Barroco e árias de óperas do período Clássico, este tipo de programa é uma inovação na construção de espetáculos eruditos musicais, porque apresentará obras de compositores há muito esquecidos do grande público.
Já na quinta-feira dia 22 de setembro, o Conservatório de Música oferecerá à sociedade pelotense um recital com a participação de convidados, alunos de piano e canto e professores de piano, canto, flauta, violino e violão nas formações camerísticas mais diversas possíveis. O repertório da noite vindoura será constituído de obras eruditas principalmente do período Romântico, obras de música popular e música brasileira. A programação do dia 23 está a cargo da professora Leonora Oxley Rodrigues Diretora do Conservatório de Música da UFPel, será posteriormente divulgada.

Conservatório de Música a “soma de todas as vontades pelotenses”. Uma trajetória de intensa luta e persistência diante de todas as dificuldades encontradas, e o desejo de continuar a contribuir com a cultura do Rio Grande do Sul.
Reconhecido com Patrimônio Cultural do Estado, em junho de 2004, vem reforçar sua importância na história e identidade do nosso Estado.
O prédio do Conservatório de Música quanto tudo o que se encontra dentro dele, como por exemplo, os instrumentos musicais, seu mobiliários, são símbolos da memória cultural de nossa cidade.
Esta instituição educativa quase centenária possui sua existência própria, recorrente de sua história, existência esta que de certa forma incide sobre a sociedade e se apresenta como construtora de símbolos. Todas essas ações ocorridas nesse espaço não seriam possíveis sem os objetos lá existentes: não haveria aulas, concertos, palestras, recitais, máster classes, oficinas, projetos de extensão e pesquisa; e também de nada adiantaria todos os objetos encontrados no prédio o Conservatório, inclusive ele mesmo, caso não houvesse ações nesse sentido.

“RUMO AOS 100 ANOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA”

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.