Recital e Master Class de Violão com o italiano Maurizio di Fulvio

Local: Salão Milton de Lemos
Conservatório de Música da UFPel – Rua Félix da Cunha, 651
Realização: Associação Amigos do Conservatório de Música
Apoio: Churrascaria Lobão, Restaurante Santo Antônio e Conservatório de Música da UFPel
MAURIZIO DI FULVIO
Maurizio Di Fulvio , natural de Serramonacesca, nasceu em Chieti e vive em Pescara (Itália). Depois de se formar em violão clássico, formou-se artisticamente com músicos como J. Bream, A. Carlevaro, J. Scofield, P. Metheny e obteve primeiros prêmios e diversos reconhecimentos em concursos internacionais. Tem uma brilhante carreira de concerto, tocando principalmente na Europa e na América nos mais prestigiados festivais ao lado dos maiores guitarristas e músicos contemporâneos, como solista e com vários conjuntos. Foi professor de guitarra nos Conservatórios Italianos de Foggia, Verona, Pádua e no Instituto Pareggiato de Modena e muitos dos seus concertos foram gravados e transmitidos por estações de televisão e rádio em vários países do mundo. É membro de júris de diversos concursos de guitarra e ministra cursos de especialização e master classes em universidades e instituições musicais europeias e americanas sobre repertório de guitarra tradicional e sobre a utilização da guitarra clássica no jazz. Foram inúmeras as atenções de importantes compositores italianos do nosso tempo, entre os quais S. Bussotti, L. Berio, S. Sciarrino, que muitas vezes lhe confiaram a revisão, adaptação e interpretação das suas obras e os elogiosos testemunhos do público e os elogios recebidos de importantes jornais internacionais. A crítica especializada considera-o um dos violonistas mais interessantes e inovadores do cenário musical atual, definindo-o… “versátil e eclético, de temperamento caloroso e espontâneo, hábil improvisador e arranjador refinado”, … “capaz de ler e regressando com a mesma força e intensidade linguagens absolutamente diferentes”, …”a sua actuação, por vezes corajosa e enérgica, outras vezes refinada e ornamentada, sempre equilibrada entre o respeito pela tradição e a inovação”, …”é sustentada por uma vontade inata elegância instrumental”. …“Um autêntico swing de saudade e fragrâncias mediterrânicas pairam nas músicas gravadas nos álbuns: Sweety Notes (2000), Mediterranean Sabores (2003), Um voo de fugas (2004), A caminho do país das maravilhas (2007) e Carinhoso (2010). ) , ‘a vuccichella (2018)”.…“O itinerário artístico reúne black jazz, jazz latino, rock, os matizes do clássico e a sensibilidade de um intérprete que combina uma técnica sólida e uma veia composicional radiante. Di Fulvio monta um incrível mosaico de notas com seu instrumento, domina as cordas, compete admiravelmente com mestres de classe mundial, arranjando livremente peças famosas de Gillespie e Jobim, Santana e Metheny, Porter e Pastorius e até Bach e Duarte, e revela acima de tudo suas excelentes qualidades como bom compositor”.

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.