RECITAL EM MEMÓRIA DO FLAUTISTA E PROF. EXPEDITO VIANNA

Nesta segunda feira, 08 de outubro, às 19 h e 30 min. no Salão Milton de Lemos, a Classe de Flauta Transversal da UFPel e convidados, coordenada pela Prof. Raul Costa d’Avila, presta uma homenagem ao Prof. Expedito Vianna que, se vivo, completaria 90 anos dia 07 de outubro. Nascido em 1928, foi primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, de 1981 a 1988, e professor da Escola de Música da UFMG, entre 1965 a 1992, onde o Prof. Raul se graduou em 1987. Entrada Franca

Natural de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, Expedito sofreu influência de sua família, que tinha vocações musicais. Sua iniciação nos seus estudos do flautim foi aos sete anos e, ao se mudar para Belo Horizonte, em 1954, conseguiu ingressar na Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. Quatro anos mais tarde, foi estudar em Salvador, nos Seminários Livres de Música. Retornou a Belo Horizonte em 1965, quando então prestou concurso para o cargo na UFMG.

Fã do tenor italiano Benamino Gigli, Expedito ficava impressionado com os harmônicos que surgiam da voz de Gigli, quando este mudava as vogais. Assim, movido por uma aguçada curiosidade e competência nata, pesquisou e estudou no canto os harmônicos provenientes da utilização das vogais. Com resultados satisfatórios, naturalmente aplicou sua pesquisa no cotidiano de seus estudos de flauta e também em suas aulas, diferenciando assim a qualidade da sonoridade de seus alunos.

Em 2005, um de seus ex-alunos, Fernando Pacífico Homem, defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG com o título: “EXPEDITO VIANNA: um flautista à frente de seu tempo”, onde é abordada as quatro principais propostas pedagógicas de Expedito: I. a alteração do timbre através da utilização das vogais; II. a aplicação dos estudos de sonoridade de Marcel Moyse no estudo de trechos difíceis do repertório; III. a solução de problemas técnicos através do reagrupamento de notas; IV. o estudo de tonalidades baseado na transposição de melodias simples.

Conforme o amigo e colega Fernando Pacífico: “Vianna nunca se preocupou em ser aclamado como uma ‘estrela’ no mundo dos flautistas. Suas ideias se disseminaram porque constituem instrumentos didáticos eficazes. Vários de seus ex-alunos hoje ocupam importantes posições profissionais em várias partes do Brasil. Esta é, sem dúvida, a maior prova da eficácia de suas ideias”.

Participam do Recital:  Prof. Raul e os alunos Mateus Messias, Matheus Amaral, Mayara Araújo, Júlia Alves, Virginia Oliveira, contando com as Participações Especiais da Profa. Liliana Michelsen, do acadêmico do Curso de Violão William Fagundes.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em RECITAL EM MEMÓRIA DO FLAUTISTA E PROF. EXPEDITO VIANNA

II Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel

A Associação Amigos do Conservatório de Música promove no dia 19 de outubro de 2018 o

II ENCONTRO DE CORAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA.

O evento será na Catedral São Francisco de Paula às 19h 30min e tem a entrada franca.

Os Corais que irão fazer parte do encontro serão:
Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel
Coral da Universidade Federal de Pelotas
Coral FEMININA VOX 25 de Julho
Coro de Câmara da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado em Notícias | Comentários desativados em II Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel

IV ENCONTRO DE VIOLONISTA DA UFPEL

Acontece entre os dias 24 e 26 de setembro no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel (Rua Félix da Cunha, 651), o VI Encontro de Violonista da UFPel, o evento conta com a participação dos violonistas convidados:  Prof. Dr. Matthew Spring (Inglaterra Professor da Bath Spa Universtiy) ,  Prof. Dr. Marcos Araújo Brasil / Professor Adjunto da UFRGS)  e  Prof. Dr. Fernando Elías Llanos (Peru/Pós-outorando da UFRGS) e os professores da UFPel:  Thiago Colombo de Freitas, José Homero Pires Junior, Márcio de Souza, João lexandre Straub Gomes; Guilherme Vieira. O Encontro de Violões oferece oficinas, masterclasses, palestras e recitais. O vento é promovido pela Associação Amigos do Conservatório de Música, e tem coordenação  dos professores Thiago Colombo e Márcio de Souza. ENTRADA FRANCA

  Prof. Dr. Matthew Spring (Inglaterra Professor da Bath Spa Universtiy) – Matthew was born in Tanzania, and went to Saltash Comprehensive School in Cornwall.   After gaining a first in music and history at Keele University, followed by an MMus with distinction at Goldsmiths College London University in ethnomusicology, he then completed a DPhil at Magdalen College, Oxford.  He also enjoyed a gap year at Sarah Lawrence College USA, and studied lute and early music performance at the Royal College of Music.  Matthew is now a Reader in Music at Bath Spa University.  Formerly he taught at London Guildhall University, where he held a three-year Leverhulme Research Fellowship (1989-92), followed by a period as music lecturer at Birmingham University.   His History of the Lute in Britain was published by OUP in 2001 and won the international Bessaraboff prize from The American Musical Instrument Society (AMIS), and his edition of the Balcarres Manuscript was published in 2010.  He performs with a number of Early Music ensembles and has appeared on over 50 recordings.  Matthew has wide interests in Early Music with a specialism in music for the lute and related instruments.  Since working in Bath he has developed an interest in the music of Georgian Bath.  Matthew directs a number of professional and student ensembles and has performing experience in world and folk music.               “http://www.matthewspring.co.uk/lute.html

Prof. Dr. Marcos Araújo Brasil –  Professor Adjunto da UFRGS – Bacharel pela Universidade Federal de Santa Maria, Araújo cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, depois concluiu o doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal.

Prof. Dr. Fernando Elías Llanos (Peru/Pós-outorando da UFRGS) – Violonista e Etnomusicólogo. Doutorando em Música (PPGMUS-ECA/USP) e Mestre em Música (IA/UNESP). Professor de Violão Popular na Fundação da Artes de São Caetano do Sul. Autodidata, prosseguiu seus estudos de especialização no instrumento com Celso Delneri e Paulo Porto Alegre (EMM). Já compôs peças para violão baseadas nos ritmos da costa peruana e na música popular brasileira. Temas do seu interesse: violão latino-americano, etnomusicologia do violão, repertório crossover para violão erudito e popular, ensino do violão popular

SERVIÇO

O que: VI ENCONTRO DE VIOLONISTAS DA UFPEL

Quando: 24 a 26 de setembro de 2018 – Manhã, tarde e noite

Local: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel (Rua Felix da Cunha, 651)

Promoção: Associação Amigos do Conservatório de Música

Evento aberto à comunidade, com entrada franca

Publicado em Notícias | Comentários desativados em IV ENCONTRO DE VIOLONISTA DA UFPEL

Recital de Alunos e Ex alunos dos Cursos de Música da UFPel

Encaminhado para os últimos eventos em comemoração ao Centenário do Conservatório de Música da UFPel, a entidade oferece ao público pelotense um espetacular recital de alunos e alguns de seus ex alunos. O evento ocorrerá no dia 11 de setembro às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música. A coordenação está a cargo do Marcelo Macedo Cazarré. Entrada Franca.

Subirão ao palco os cantores Rossana Sparvoli, Sabrina Waltzer, Raíssa Leal, Renata Gonçalves, Natália Gonçalves, os pianitas Alexandre Noguês, Juliano Giambastiani Rech, Felipe Bunilha, Felipe Oliveria, Guilherme Pelliccioli, Tomás Storino; o acordeonista Vinicius Terres, os violonistas João Alexandre Straub Gomes, Vasco Jean Azevedo, o flautista Mateus Messias, entre outros instrumentistas que estão confirmando suas participações. O repertório vai do erudito ao popular.

SERVIÇO

O que: Recital de Alunos e Ex alunos dos Cursos de Música da UFPel

Quando: 11 de setembro às 19 h 30min.

Onde: Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música – Rua Félix da Cunha, 651

Quanto: Entrada franca

 

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Alunos e Ex alunos dos Cursos de Música da UFPel

Recital Internacional de Piano com Javier Montañés – Espanha

Setembro é muito especial, pois é o mês onde finalmente iremos festejar os 100 anos do Conservatório de Música da UFPel.

Abriremos a programação mensal no dia 05 de setembro às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório, onde acontecerá o recital com o pianista Javier Montañés (Espanha), em comemoração aos 145 anos da Associação Comercial de Pelotas, juntamente com a homenagem ao centenário do Conservatório. O evento é uma promoção da ASSAMCON, e está sob coordenação do Prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré. Entrada Franca

Nascido em Zaragoza (Espanha), inicia seus estudos músicais aos 5 anos com Valeria Vaganova. Desde dos 9 começa seus estudos oficiais com Andrés Ibiricu no Conservatorio Municipal de Música de Zaragoza. Aos 14 anos é admitido no Conservatorio Profesional de Música de Zaragoza com a tutela de Consuelo Roy. Em 2011 participou do projeto “Doce Danzas” com o Centro Drámatico de Aragón em memória do compositor e pianista espanhol Enrique Granados, tocando a Sala Fleta da Puebla de Alfindén e no Auditorio Eduardo del Pueyo.

Em 2015 foi ganhador do primeiro prêmio do IV Concurso de interpretación musical “Pilar Bayona”. Há atuado tanto como solista como com orquestra na Sala Mozart e Sala Luis Galve do Auditorio de Zaragoza, Sala Cai Luzán, o Palacio de Sástago, Edificio Paraninfo da Universidad de Zaragoza, Centro Cultural Ibercaja Actur, Iglesia de Santa Isabel de Portugal, entre outras.

Há recebido aulas e conselhos de maestros da talla de Christian Pohl, Kennedy Moretti, Ramón Coll, Maria Szraiber, András Kemenes, Balázs Szokolay, László Baranyai, Balász Kecskés , Begoña Uriarte, Daniel del Pino, Pia Kaiser, Winfried Apel, Lluís Rodríguez e David Kuyken

Atualmente continua seus estudos de piano no Conservatorio Superior de Música de Aragón (CSMA) com a tutela do catedrático Miguel Ángel Ortega, e recebendo aulas de música de câmara com o Cuarteto Quiroga. Ocupa em sua vez o posto de pianista repertorista do coro Amici Musicæ do Auditorio de Zaragoza desde 2016.

www.youtube.com/watch?v=lyYIBHgupos

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital Internacional de Piano com Javier Montañés – Espanha

Recital de Piano com Mauricy Martin – SP

Encerrando a programação do mês de agosto em Homenagem ao Cem anos do Conservatório de Música da UFPel, convidamos a todos para que prestigiem o pianista Mauricy Martin, professor da UNICAMP. O evento acontece no dia 29 de agosto (quarta-feira) às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório (Rua Félix da Cunha 651). Coordenação prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA

Master classe de piano no dia 30 de agosto às 14h no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música, mais informações na secretaria do Conservatório de Música. Vagas limitadas para executantes. Executantes R$ 50,00 / Ouvintes R$ 20,00

Maurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Hungria, Itália, Sérvia, Argentina e Paraguai.  Como camerista, colaborou com respeitados artistas, incluindo os brasileiros violoncelista Antonio Lauro Del Claro, soprano Niza Tank, contrabaixista Milton Masciadri, o alemão Martin Krasnenco barítono e clarinetista belga Walter Boykens.  Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues.  Seu estilo pianístico é reconhecido pelo seu “som claro, limpo e bonito”. Sua apresentação da Sonata I de Alberto Ginastera em Raleigh (EUA) foi aclamada como “um das melhores apresentações…, mostrando musicalidade profunda e compreensão da alma interior da música, bem como uma facilidade técnica de mais alto nível”.  Educador dedicado, Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação internacional como professor e membro de bancas em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, Universith of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin é frequentemente convidado como professor e pianista em festivais no Brasil como Festival Internacional de Brasilia; Festival das Esferas (SP); Festival de Londrina; Festival da Fundação das Artes (SP); Encontro Internacional de Pianistas de Tatui, Encontro Internacional de Pianista de Piracicaba. No exterior foi professor no Encontro Internacional de Pianistas de Mar Del Plata (Argentina); Resonant Thoughts (Itália) e   na Sérvia é Diretor Artístico do Backa Palanka International Piano Festival.

Em 2017, pelo trabalho realizado ao longo dos anos na formação de jovens pianistas e pela contribuição para a vida cultural de Campinas Mauricy Martin foi selecionado para tomar posse na Academia Campineira de Letras e Artes ocupando a cadeira Oscar Lorenzo Fernandez.

Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa escola de música da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura.

SERVIÇO:

O que:  RECITAL DE PIANO – Mauricy Martin

– Homenagem aos Cem anos do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 29 de agosto de 2018 às 19h 30min

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651)

Quanto: Entrada Franca

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Piano com Mauricy Martin – SP

NOSOTROS – Recital de Canto e Piano

O recital ocorrerá dia 24 de agosto de 2018, as 19:30 No salão Milton de lemos (Félix da Cunha, 651), com entrada franca. O mesmo faz parte dos eventos alusivos aos 100 andando conservatório de Música, patrimônio cultural do nosso estado. O evento é uma promoção da Associação Amigos do Conservatório de Música.

Nosotros, nós em espanhol, é uma série de recitais idealizados pela soprano Renata Gonçalves e o pianista Tomás Storino. A ideia se deu a partir das primeiras idas da soprano a um estúdio ópera em Salta, noroeste da Argentina. Assim, houve a possibilidade de um intercambio cultural e musical entre as musica de câmara dos dois países. Nosotros é o produto dessa mistura de ritmos, estilos, poesias e histórias que unem a América Latina, ademais de fronteiras, idiomas etc. e o repertório é composto por canções argentinas do compositor Carlos Guastavinos e dois ciclos de canções do compositor Cláudio Santoro e poesia de Vinicius de Moraes.

SERVIÇO:

O que:  RECITAL DE CANTO E PIANO – NOSOTROS

– Homenagem aos Cem anos do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 24 de agosto de 2018 às 19h 30min

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651)

Quanto: Entrada Franca

Publicado em Notícias | Comentários desativados em NOSOTROS – Recital de Canto e Piano

Recital Internacional de Piano – Bernardo Santos – Portugal

Convidamos a todos para o recital de piano com o pianista português Bernardo Santos, em comemoração ao centenário do Conservatório de Música da UFPel. O evento acontece no dia 20 de agosto (segunda-feira) às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório (Rua Félix da Cunha 651). Coordenação prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA

 

Master classe de piano no dia 21 de agosto às 9horas  no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música. Gratuito.

 

Bernardo Santos – iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na classe da professora Klara Dolynay, em Coimbra, tendo concluído, em 2013, o 8º grau com a classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Aveiro com o professor Álvaro Teixeira Lopes, tendo sido galardoado com o Prémio Município de Aveiro, atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro a terminar esta licenciatura. Na vertente de Música de Câmara, estudou com o pianista e compositor António Chagas Rosa. Terminou recentemente a componente de piano relativa ao seu Mestrado com classificação máxima (20 valores). Concluiu também estudos de pós-graduação com o pianista Josep Colom no Conservatori del Liceu, em Barcelona. A nível de investigação, Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Frederico de Freitas, sendo responsável pela edição crítica e publicação do Tema e Variações deste compositor.

Desde o início dos seus estudos que participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a sua participação no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris), onde recebeu o 3º prémio, em 2013, na categoria superior, e o prémio Outstanding Soloist do concurso e festival Mastering the Concerto, na Bulgária, em 2017. Tem participado também em masterclasses de pianistas de renome internacional, tais como Aquilles Delle Vigne, Artur Pizarro, Boris Berman, Carles Lama, Deniz Arman Gelenbe, Dubravka Tomsic, Guigla Katsarava, Jun Kanno, Luiz de Moura Castro, Manuela Gouveia, Mattia Ometto, Nancy Lee Harper, Pamela Mia Paul, Paul Badura-Skoda e Yi Wu.

Bernardo Santos teve a oportunidade de se apresentar em concerto com a Vidin State Philarmonic Orchestra, Orquestra de Cordas da Universidade de Aveiro, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo tocado sob direção dos maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd e Kira Omelchenko. Apresentou-se em recitais por todo Portugal, em salas como o Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, Museu Nacional da Música, Palácio Foz, Teatro Municipal de Portimão e Teatro Rivoli. Foi ainda convidado para tocar em países como Alemanha, Brasil, Bulgária, Inglaterra, Irlanda e Suíça, destacando-se os recitais na Casa Museu Pancho Vladigerov (Sófia), no National Concert Hall (John Field Room), no Royal Albert Hall (Elgar Room) e na Tonhalle Düsseldorf. Recentemente, apresentou um recital em direto para a rádio Antena2, no Auditório do Liceu Camões. Foi um dos artistas convidados para o II Festival Internacional de Jovens Pianistas, em Amarante e foi o Artista Residente 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda. A nível de música de câmara, tem-se apresentado em concerto com vários artistas André Lacerda, André Piolanti, David Wyn Lloyd, Diego Caetano, Nuno Faria, Svetlana Rudenko e Tiago Melo. Participou também no projeto “Curtas” do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira, culminando na gravação de um CD. A partir de Setembro de 2018, Bernardo Santos frequentará o Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres, de modo a realizar um diploma de artista, sendo bolseiro desta universidade, da Fundação Dionísio Pinheiro e da Fundação GDA.

SERVIÇO:

O que:  RECITAL INTERNACIONAL DE PIANO – BERNARDO SANTOS – Portugal

– Homenagem aos Cem anos do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 20 de agosto de 2018 às 19h 30min

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651)

Quanto: Entrada Franca

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital Internacional de Piano – Bernardo Santos – Portugal

Recital de Piano com Mauricy Martin – SP

Dia 29 de agosto às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. O evento é promovido pela Associação Amigos do Conservatório de Música e integra as programações alusivas ao Centenário do Conservatório de Música da UFPel, a coordenação está a cargo do prof. Marcelo Macedo Cazarré. Entrada Franca

Maurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Hungria, Itália, Sérvia, Argentina e Paraguai. Como camerista, colaborou com respeitados artistas, incluindo os brasileiros violoncelista Antonio Lauro Del Claro, soprano Niza Tank e contrabaixista Milton Masciadri, o alemão Martin Krasnenco barítono e clarinetista belga Walter Boykens. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues. Seu estilo pianístico é reconhecido pelo seu “som claro, limpo e bonito”. Sua apresentação da Sonata I de Alberto Ginastera em Raleigh (EUA) foi aclamada como “um das melhores apresentações…, mostrando musicalidade profunda e compreensão da alma interior da música, bem como uma facilidade técnica de mais alto nível”. Educador dedicado, Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação internacional como professor e julgador em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, Universith of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin é frequentemente convidado como professor e pianista em festivais no Brasil como Festival Internacional de Brasilia; Festival das Esferas( SP); Festival de Londrina; Festival da Fundação das Artes (SP); Encontro Internacional de Pianistas de Tatui, Encontro Internacional de Pianista de Piracicaba. No exterior foi professor no Encontro Internacional de Pianistas de Mar Del Plata (Argentina); Resonant Thoughts ( Itália) e na Sérvia é Diretor Artístico do Backa Palanka International Piano Festival.
Em 2017, pelo trabalho realizado ao longo dos anos na formação de jovens pianistas e pela contribuição para a vida cultural de Campinas Mauricy Martin foi selecionado para tomar posse na Academia Campineira de Letras e Artes ocupando a cadeira Oscar Lorenzo Fernandez.
Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa escola de música da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Piano com Mauricy Martin – SP

Recital de Violino e Piano com Camilo Simões e Rafael de Souza Comemorando os Cem anos do Conservatório de Música da UFPel

Dentro das celebrações do centenário do Conservatório de Música, acontece no dia 16 de agosto Recital com o violinista Camilo Simões e o pianista Rafael de Souza (PoA), no Salão Milton de Lemos (Conservatório, rua Félix da Cunha, 651). O evento é uma promoção do SESC – Pelotas, com apoio da UFPel, Conservatório de Música e ASSAMCON, e tem a entrada franca.

Natural de Porto Alegre, o violinista Camilo da Rosa Simões realizou seus estudos formais no Brasil, Áustria e EUA. É bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre “com distinção” no Mozarteum de Salzburg e doutor em performance musical pela Michigan State University. Foi laureado nos concursos Jovens Solistas da OSPA (2001, 2002) e Raiffeisen Klassik-Preis (2005).

Mantém uma intensa atividade como recitalista, tocando em grupos com as mais diversas formações e dedicando atenção especial ao repertório solístico. Foi membro das  orquestras Salzburg Chamber Soloists, Lansing Symphony, Flint Symphony, West Michigan Symphony, International Chamber Soloists e Sinfônica Brasileira. Recentemente, iniciou suas atividades como professor de violino no departamento de música da UFRGS.

Rafael Costa de Souza – iniciou seus estudos ao piano com Cynthia Geyer, sendo posteriormente orientado por Ney Fialkow no curso de bacharelado em música da UFRGS. Aperfeiçoou-se em festivais de música no Brasil (Campos do Jordão, Curitiba) com Ricardo Castro, Eduardo Monteiro, Sonia Rubinsky e Jean-Louis Steuerman entre outros.

Radicado na Alemanha desde 2006, estudou com Peter Waas na Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, e posteriormente concluiu o mestrado em piano pela Universidade de Stuttgart, onde foi aluno de Kirill Gerstein. Realizou também em Stuttgart um segundo mestrado com ênfase em música de câmara sob orientação de Péter Nagy. Nesse período aprimorou-se em masterclasses de pianistas como Ferenc Rados, Lilya Zilberstein e Staffan Scheja. Em 2007 participou do Festival Bartók em Szombáthely na Hungria.

Rafael foi premiado no 13º Concurso de Piano Arnaldo Estrella em Juiz de Fora, no Concurso Jovens Solistas da OSPA em Porto Alegre e no XIV Concurso Internacional de Piano Maria Campina em Portugal. Apresenta-se regularmente em diversas cidades do Brasil e da Alemanha e mantém parcerias musicais de longa data com a violoncelista Nadejda Krasnovid e o violinista Camilo da Rosa Simões. Integra desde abril de 2018 o corpo docente da Stuttgarter Musikschule.

 

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Violino e Piano com Camilo Simões e Rafael de Souza Comemorando os Cem anos do Conservatório de Música da UFPel