CORAL INFANTO-JUVENIL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel: fundado na década de 90, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017, atualmente conta com 18 integrantes e é aberto a toda comunidade com faixa etária entre 09 e 14 anos de idade. Tem como regente Raquel Conceição Barbier.

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CORAL FEMININO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Coral do Conservatório de Música: fundado no ano 1943, por iniciativa do professor e diretor Milton de Lemos, teve como regente Lourdes Nascimento, professora de canto do Conservatório de Música. Foi composto inicialmente por 40 vozes femininas de alunas e ex-alunas do Curso de Canto da escola. Importante salientar que a atividade do coro remonta a sua data de fundação, sua primeira audição foi em 1918. Após a saída da profª Lourdes Nascimento do Conservatório, ela fundou o Coral Artístico Princesa do Sul com as mesmas integrantes do Coral do Conservatório, após seu falecimento o Coral foi assumido pela profª de canto Therezinha Oxley Rodrigues, a qual ficou à frente do trabalho de     a  2017. Em 2018 o Coral retornou para o Conservatório de Música, passando a chamar-se Coral Feminino do Conservatório de Música, conta com 30 vozes e está sob a regência de Raquel Conceição Barbier.

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CURSO AVANÇADO DE MÚSICA

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA promove

CURSO AVANÇADO DE MÚSICA

Teoria e Percepção Musical, Canto e Violão  2019/I

Canto – 03 vagas

Violão – 03 vagas

Teoria e Percepção Musical – 15 vagas

Missão: O Curso de Música Avançado destina-se à comunidade em geral e tem a missão de sistematizar os princípios dos elementos da linguagem musical, e visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção musical para compreensão musical contextualizada. Quatro módulos para Teoria e Percepção Musical e seis módulos para Prática Instrumental, em aprofundamento crescente, são oferecidos para estudantes com idade a partir dos 14 anos, com conhecimentos musicais teórico/instrumentais prévios.

Local: Conservatório de Música da UFPel

Carga-horária: 32 horas-aula por módulo – Teoria e Percepção Musical

16 horas-aula por módulo – Instrumental

Informações Gerais:

  1. A Teoria e Percepção Musical está organizada em quatro módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em seis módulos (03 anos)

 

  1. Há limite de vagas para cada módulo, embora seja permitida a inscrição de número ilimitado de candidatos potenciais a serem selecionados.

 

  1. Será cobrada uma taxa de R$ 2,00 no ato da inscrição para prova de ingresso. A prova de ingresso é obrigatória para todos os alunos novos. Dia dos testes será informado no dia da inscrição.

 

  1. Ao aluno aprovado será assegurada a vaga para o nível subsequente.

 

  1. No caso de o aluno ser contemplado com uma vaga, após a prova de seleção, será possível o trancamento da vaga somente após ter sido solicitado por carta de cancelamento da vaga (enviada para associacaoconservatoriodemusic@gmail.com) além do pagamento do mês corrente. Ou seja, uma vez matriculado e aceito no curso, o aluno se compromete formalmente com o curso e deverá solicitar rescisão de contrato (por escrito) assim como pagar, pelo menos, o primeiro mês do curso, caso ele desista, ou seja, impedido por forças maiores, de segui-lo.

 

  1. Disciplina de Teoria e Percepção Musical:

Horário das Turmas: Sextas feiras das 19h às 21h

Será aberta a turma somente em dependência do número de inscritos, após a prova de ingresso, obrigatório a todos os novos ingressantes.

  1. Opções de pagamento:

I – Valor referente a duas disciplinas: 01 × de R$ 648,00 (no ato da matrícula) já incluído o desconto de 10 %  ou 01 e mais 02 × de R$ 240,00

II – Valor para somente uma disciplina (Teoria ou Prática): 01 x R$ 468,00 ou 01 e mais 02 x de R$ 173,00

  • O não cumprimento do pagamento de qualquer parcela até a data de vencimento implica na cobrança da taxa de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso.

08. Matrículas: Será divulgado após resultado prova de ingresso.

 

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Boas Festas

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CONCERTO DE NATAL

O Conservatório de Música da UFPel convida a todos para o encerramento de suas atividades, oferecendo um Concerto de Natal com a participação dos Corais Infanto-Juvenil e Feminino do Conservatório de Música . O evento tem ENTRADA FRANCA!

CORA INFANTO-JUVENIL do Conservatório de Música da UFPel: fundado na década de 90, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017, atualmente conta com 18 integrantes e é aberto a toda comunidade com faixa etária entre 09 e 14 anos de idade. Tem como regente Raquel Conceição Barbier.

CORAL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA: fundado no ano 1943, por iniciativa do professor e diretor Milton de Lemos, teve como regente Lourdes Nascimento, professora de canto do Conservatório de Música. Foi composto inicialmente por 40 vozes femininas de alunas e ex-alunas do Curso de Canto da escola. Importante salientar que a atividade do coro remonta a sua data de fundação, sua primeira audição foi em 1918. Após a saída da profª Lourdes Nascimento do Conservatório, ela fundou o Coral Artístico Princesa do Sul com as mesmas integrantes do Coral do Conservatório, após seu falecimento o Coral foi assumido pela profª de canto Therezinha Oxley Rodrigues, a qual ficou à frente do trabalho até o ano de 2017. Em 2018 o Coral retornou para o Conservatório de Música, passando a chamar-se CORAL FEMININO do Conservatório de Música, conta com 30 vozes e está sob a regência de Raquel Barbier.
Ambos os corais são acompanhados pelo pianista Felipe Bunilha, aluno do Prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré.

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O Conservatório de Música precisa de sua ajuda!

Associação Amigos do Conservatório de Música convida a todos para juntos podermos realizar ações através da Lei de Incentivo a Cultura, de qualificação para a manutenção do Salão Milton de Lemos, envolvendo a modernização e equipagem do equipamento cultural com a aquisição de mobiliários, execução de projeto luminotécnico e a instalação de equipamento de acessibilidade voltado para cadeirantes e/ou pessoas com mobilidade reduzida, além de projeto de sinalização voltados a cegos ou pessoas com baixa visão. As melhorias permitirão dar continuidade e ampliar os eventos culturais aqui realizados. O projeto prevê ainda ações educativas-culturais com palestras e apresentação das ações do projeto.
Processo: 01400014682201825
Bco Brasil (001)
Agência 29424
Conta captação nº 000000564885

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VIII Encontro Estadual de Flautistas RS/Pelotas

VIII Encontro Estadual de Flautistas e a Pelotas !

Chegando a sua VIII edição em 2018, o Encontro Estadual de Flautistas / RS vem se consolidando no estado e no país como um evento tradicional. Ao longo dos anos o Encontro vem seguindo seu percurso itinerante – Porto Alegre / Santa Maria / Pelotas – e assim, de 7 a 10 de novembro, será realizado em Pelotas. O evento integra as comemorações dos 100 anos do Conservatório de Música de Pelotas e antecipa as celebrações dos 50 anos da UFPel, que acontecerá em 2019.

O VIII Encontro Estadual de Flautistas / RS é uma realização do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e Conservatório de Música, com apoio da UFPEL, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Pro-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Clube do Choro de Pelotas, SeCult/Pelotas, Flautas & Bocais Hernández.

Todas as atividades serão GRATUITAS.

Que todos tenham um ótimo Encontro !

https://www.facebook.com/VIIIEncontroFlautistasRSPelotas/

Raul Costa d’Avila & Classe de Flauta Transversal UFPel
Coordenador e Organizadores do Evento

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Duo Las Áñez – Colombia

A Associação Amigos do Conservatório de Música convida a todos para evento internacional no dia 05 de novembro às 20h no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. Entrada Franca

Las Áñez
Vale a pena assistir as últimas músicas das gêmeas Añez no palco, concebidos para serem cantados ao vivo com um pedal de loops e pequenos instrumentos. Músicas incluídas em um álbum premiado pelo Ministério da Cultura da Colômbia, que estão cativando o público americano e europeu por sua maneira particular de misturar folclore e vanguarda.

. “Se os sons eram analogia do que culinária, dizer que a dupla colombiana A Anez criou um gênero chamado” música molecular “Assim como uma refeição – preparada cuidadosamente com numerosos ingredientes e processo químico – induz a experiência emocional e sensorial incrível , este par de cantores consegue nos transportar para outras culturas e latitudes em canções curtas “. (Franco Colamarino)

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Recital palestra de abertura do II Simposio Internationl Musica e Critica

Dia 22 de outubro 2018 – 19h 30min

Conservatório de Música da UFPel

Título : A musica de Claude Debussy : criticas e ecos.

 

 

Zelia Chueke consagra sua carreira de pianista e pesquisadora entre a Europa e as  Américas. Apresentando-se em festivais, séries de concertos e gravações para Radio e TV, como solista e camerista, com CDs gravados, divulga um repertório diverso, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, tendo realizado inúmeras estréias e primeiras audições, adotando regularmente desde muito jovem, o formato de recital comentado.  Seus principais tutores foram Dulce Leal de Souza, Sônia Maria Vieira, Homero Magalhães, Hans Graf, Grant Johannesen e J.B. Floyd. Recebeu ainda orientação, em Master Classes,  de Caio Pagano, Fany Solter, Werner Genuit, Sergiu Celibidache, Leonid Brumberg, Luiz de Moura Castro e Grant Johannesen.

 

Bacharel Summa cum Laude em piano pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Master of Music pelo The Mannes College of Music NY,  Doctor of Musical Arts pela University of Miami onde estudou com bolsa integral oferecida pela universidade, atuando igualmente como Teaching Assistant. Recebeu o Academic Merit, a mais alta dignidade acadêmica nos US sendo eleita membro da Pi Kappa Lambda Honor Society.   Adjunct Faculty na New World School of the Arts, University of Florida entre 2000 e 2002, Zélia Chueke  radicou-se em Paris a partir de 2002 estagiando como pós-doutoranda na Université Paris-Sorbonne junto ao Observatoire Musical Français, onde passou a atuar como pesquisadora permanente até 2014 quando esta unidade de pesquisa foi englobada ao IreMus Institut de recherche en musicologie (IReMus, UMR 8223/CNRS, Paris-Sorbonne, BnF, MCC).  Continuando a exercer as mesmas atribuições nesta que é a maior unidade mista de pesquisa da Europa, dirige o  Groupe de recherche des musiques brésiliennes (GRMB) e o projeto International Exchanges on Music Theory and Performance (IEMTP) em parceria com universidades de três continentes. Professora Associada  da Universidade Federal do Paraná, dirige o Grupo de Estudos e Prática da Música dos séculos XX e XXI (CNPq/UFPR) e participa do Grupo Smart Cities da UFPR.

Entre suas diversas publicações destacam-se em sua produção, três livros : o primeiro, de autoria própria, lançado em março deste ano e já  na segunda tiragem,  Face à l’inconnu. Les pianistes et la musique de leurs temps, Paris, L’Harmattan, Collection Musique(s) en question(s),  2017 e dois outros sob sua direção,  Rythmes brésiliens. Musique, philosophie, histoire, société, Paris, L’Harmattan, Collection L’Univers esthétique, 2014 ; Leitura, Escuta e Interpretação, Curitiba, Editora UFPR, 2013.  www.zeliachueke.com

PROGRAMA

Claude Debussy (1862-1918)

 Pour les sonorités opposées (Etudes, vol. II)

 Pour les degrés chromatiques  (Etudes, vol. II)

 Pour les cinq doigts (Etudes, vol. I)

 Pour les quartes (Etudes, vol. I)

 Les soirs illuminés par l’ardeur du charbon

Deuxième Arabesque

Golliwoog Cake Walk (Childrens’ Corner)

Mouvement (Images I)

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RECITAL EM MEMÓRIA DO FLAUTISTA E PROF. EXPEDITO VIANNA

Nesta segunda feira, 08 de outubro, às 19 h e 30 min. no Salão Milton de Lemos, a Classe de Flauta Transversal da UFPel e convidados, coordenada pela Prof. Raul Costa d’Avila, presta uma homenagem ao Prof. Expedito Vianna que, se vivo, completaria 90 anos dia 07 de outubro. Nascido em 1928, foi primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, de 1981 a 1988, e professor da Escola de Música da UFMG, entre 1965 a 1992, onde o Prof. Raul se graduou em 1987. Entrada Franca

Natural de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, Expedito sofreu influência de sua família, que tinha vocações musicais. Sua iniciação nos seus estudos do flautim foi aos sete anos e, ao se mudar para Belo Horizonte, em 1954, conseguiu ingressar na Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. Quatro anos mais tarde, foi estudar em Salvador, nos Seminários Livres de Música. Retornou a Belo Horizonte em 1965, quando então prestou concurso para o cargo na UFMG.

Fã do tenor italiano Benamino Gigli, Expedito ficava impressionado com os harmônicos que surgiam da voz de Gigli, quando este mudava as vogais. Assim, movido por uma aguçada curiosidade e competência nata, pesquisou e estudou no canto os harmônicos provenientes da utilização das vogais. Com resultados satisfatórios, naturalmente aplicou sua pesquisa no cotidiano de seus estudos de flauta e também em suas aulas, diferenciando assim a qualidade da sonoridade de seus alunos.

Em 2005, um de seus ex-alunos, Fernando Pacífico Homem, defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG com o título: “EXPEDITO VIANNA: um flautista à frente de seu tempo”, onde é abordada as quatro principais propostas pedagógicas de Expedito: I. a alteração do timbre através da utilização das vogais; II. a aplicação dos estudos de sonoridade de Marcel Moyse no estudo de trechos difíceis do repertório; III. a solução de problemas técnicos através do reagrupamento de notas; IV. o estudo de tonalidades baseado na transposição de melodias simples.

Conforme o amigo e colega Fernando Pacífico: “Vianna nunca se preocupou em ser aclamado como uma ‘estrela’ no mundo dos flautistas. Suas ideias se disseminaram porque constituem instrumentos didáticos eficazes. Vários de seus ex-alunos hoje ocupam importantes posições profissionais em várias partes do Brasil. Esta é, sem dúvida, a maior prova da eficácia de suas ideias”.

Participam do Recital:  Prof. Raul e os alunos Mateus Messias, Matheus Amaral, Mayara Araújo, Júlia Alves, Virginia Oliveira, contando com as Participações Especiais da Profa. Liliana Michelsen, do acadêmico do Curso de Violão William Fagundes.

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