CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MUSICAL

A Associação Amigos do Conservatório de Música promove:

Teoria e Percepção Musical e Prática Instrumental 2022

Missão: O Curso de Aperfeiçoamento Musical destina-se à comunidade em geral e tem a missão de sistematizar os princípios dos elementos da linguagem musical, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção musical para compreensão musical contextualizada. É desenvolvido em dois módulos para Teoria e Percepção Musical, dois módulos de Harmonia Musical e seis módulos para Prática Instrumental/Canto, em aprofundamento crescente. Os cursos são oferecidos para estudantes com conhecimentos musicais teórico/instrumentais prévios.
Local: Conservatório de Música da UFPel
Carga-horária: 64 horas-aulas por módulo – Teoria e Percepção Musical (anual)
64 horas aulas por módulo – Harmonia Musical (anual)
32 horas-aula por módulo – Instrumental (anual)
Informações Gerais:
NÍVEL INTERMEDIÁRIO:
1. A disciplina de Teoria e Percepção Musical está organizada em dois módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em três módulos (03 anos)
NÍVEL AVANÇADO:
1. A disciplina de Harmonia Musical está organizada em dois módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção harmônica para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em três módulos (03 anos).
2. Há limite de vagas para cada módulo, embora seja permitida a inscrição de número ilimitado de candidatos potenciais a serem selecionados.
3. Será cobrada uma taxa de R$ 2,00 no ato da inscrição para prova de ingresso. A prova de ingresso é obrigatória para todos os alunos novos, o dia dos testes será informado no ato da inscrição.
4. Ao aluno aprovado será assegurada a vaga para o nível subsequente.
5. No caso de o aluno ser contemplado com uma vaga, após a prova de seleção, será possível o trancamento da vaga somente após ter sido solicitado o cancelamento da vaga por e-mail para associacaoconservatoriodemusic@gmail.com, além do pagamento do mês corrente.
6. Disciplinas de Teoria e Percepção Musical e Harmonia Musical:
Horário das Turmas: Turno da noite – das 19h às 20h 50min
Será aberta a turma somente em dependência de cinco ingressantes aprovados.
7. Opções de pagamento:
I – Valor referente disciplinas teóricas e práticas: 10 × de R$ 230,00 (parcelamento no cartão com juros da máquina) ou em 08 x de 287,50, na secretaria.
(II – Valor referente disciplina prática: 10 x R$ 150,00 (parcelamento no cartão com juros da máquina) ou em 08 x de 187,50, na secretaria.
III – Valor referente disciplina teórica: 10 x R$ 120,00 (parcelamento no cartão com juros da máquina) ou em 08 x de 150,00, na secretaria.
• Parcelamento em 10x somente através de cartão de crédito.
• Pagamento mensal em 08 parcelas, no cartão de débito ou à vista.
08. Inscrições para 2022/II:
De: 1º a 03 de agosto, dás 16h às 21h, na secretaria do Conservatório de Música.
09. Testes de aptidão: Serão divulgados no momento da inscrição.
10. Matrícula para os selecionados: Dias 08 e 09 de agosto
11. Inicio do semestre: 15 de agosto Término: 02 de dezembro
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Recital de Piano com Mariclara Welker

A Associação Amigos do Conservatório de Música convida a todos para Recital de Piano com Mariaclara Welker, que está pela terceira vez em Pelotas numa turnê de despedida do Rio Grande do sul em direção aos Estados Unidos, onde recebeu uma bolsa de estudos. Mariclara apresentará um repertório variado de Beethoven ao Jazz, o evento será no dia 26 de maio às 19h 30min., no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. Coordenação prof. Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA

A jovem Mariaclara Welker tem apenas 18 anos, e já possui um repertório variado e abrangente. Atuou como solista com diferentes orquestras, e obteve o Prêmio Revelação no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Durante o período de pandemia, participou de vários Festivais no Brasil e na Colômbia. Também assistiu a palestras e masterclasses. Participou como executante do Curso “Bach ao piano”, on-line, sob a coordenação de Claudio Soares, diretamente do Japão. Mariaclara obteve grau máximo nas provas para cursar Graduação em Piano na Universidade Sam Houston, no Texas. Atualmente estuda com a pianista Olinda Allessandrini.

Mariaclara Welker apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade e desde então tem participado de intensa movimentação cultural no estado do Rio Grande do Sul e em vários eventos online.

No ano de 2021 realizou um Recital na Série “Casa da Música na Sua Casa”, em Porto Alegre, no dia 25/07, e também participou do 9º Recital em Casa da “Série Jovens Pianistas”, de Cabo Frio, RJ, no dia 27/08. Envolveu-se nas campanhas beneficentes da STB Trip & Travel “Drive Trip Thru Solidário”, “Almoço Drive Thru” da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, ambas com o objetivo de arrecadar cestas básicas e realizar novas ações sociais. Participou da Maratona de Piano do Festival Internacional de Piano de Barranquilla – FESTIBAQ 2020 e dos festivais: VII Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba e Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA, tocando em masterclasses e Recitais. No dia 24/06, tocou na reabertura da Casa das Artes Villa Mimosa em comemoração aos 82 anos de Canoas. Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, em um programa especial do Dia da Criança, em outubro de 2014, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. Participou de vários Encontros de Jovens Instrumentistas, em Ivoti e em Montenegro, e no V e VI Gramado in Concert, em Gramado. Participou como executante em masterclasses de Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Lachezar Stankov, Melanie Chae, Diego Caetano, Cláudio Lisbôa Soares, Sylvia Thereza e Raphael Lustchevsky.

No dia 30/06/2020, recebeu o prêmio “Revelação” do Concurso Jovens Solistas da OSRN, etapa Nacional.

Participou em 2012 e em 2013 como solista com a Orquestra Filarmônica da PUC nas programações do Dia da Criança, com concertos na PUC, no Teatro Bourbon Country e no Parque Germânia, em Porto Alegre, tendo como regente o Maestro Márcio Buzatto. No início de 2014 foi convidada para o Concerto de Aniversário de 45 anos do CIEE,  juntamente com a Orquestra Villa-Lobos, sob a regência de Cecília Rheinganz da Silveira, no Teatro CIEE em Porto Alegre. Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte. Apresentou-se com esta orquestra por duas vezes no ano de 2013, em Canoas sob a regência do Maestro Antonio Borges Cunha, e em Dois Irmãos sob a regência de Fernando Cordella. Foi convidada pelo Maestro Matheus Kleber como solista, com esta mesma orquestra, no projeto “Sesi Catedrais 2015”, em Novo Hamburgo. Apresentou-se frequentemente em Recitais na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco, em Porto Alegre. Também foi convidada pela Fundarte, onde tocou no Auditório Therezinha Cardona, em Montenegro; em Erechim, a convite do maestro Mauricio Castelli, no Centro Cultural 25 de julho; e em Pelotas, na Biblioteca Pública, convidada pelo pianista dr. Marcelo Cazarré e pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música da UFPEL. Também participou de audições das professoras Dulcimarta Lemos Lino, e Melissa Iung. Sua formação pianística contou com as professoras Fernanda Anders, Viviane Matchulah, Catarina Domenici e Olinda Allessandrini.

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Evento online de encerramento do ano.

O Conservatório de Música, através de sua Direção está organizando juntamente com o projeto Ópera na Escola, um vídeo de encerramento do ano de 2021. Na ocasião irá prestar homenagem a duas grandes professoras que fizeram parte da história do Conservatório, Therezinha Röhrig e Diva Vaz
Guimarães, que infelizmente nos deixaram neste ano. Para que possamos realizar esta homenagem solicitamos aos familiares, amigos e ex-alunos que possuam algum registro, lembrança ou foto, favor encaminhar para o email: conservatorioufpel@gmail.com,
ATÉ O DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2021

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Lembranças do Conservatório de Música

 

A Associação Amigos do Conservatório de Música elaborou juntamente com o Empório de Ideias lindas lembranças, de uma das ​instituições históricas de nossa cidade, o Conservatório de Música, com 103 anos de existência. As informações de como adquirir estão no cartaz.

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Eleição para Direção e Direção Adjunta do Conservatório de Música da UFPel

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE ARTES

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

EDITAL CONSERVATÓRIO DE MÚSICA N.º 01/2020

O Conselho do Conservatório de Música – CMus, torna público que estão abertas as inscrições para os cargos de Diretor e Diretor Adjunto para gestão de 2020/2022.

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE DIRETOR E DIRETOR ADJUNTO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA – CENTRO DE ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Artigo 1º – Do Objetivo: Regulamentar o processo de eleição do Diretor e do Diretor Adjunto do Conservatório de Música – Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Artigo 2º – Do Colegiado Eleitoral: Compor-se-á um único Colégio eleitoral (voto universal), com a participação dos representantes titulares dos docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos membros do Conselho do Conservatório de Música. §1º – Consideram-se em efetivo exercício de suas atividades servidores em licença especial, em licença doença e/ou gestante ou, ainda, os que se encontram afastados para cursar pós-graduação.

Artigo 3º – Dos Candidatos: Poderão ser candidatos à Diretor e Diretor Adjunto do CMus, docentes da carreira de Magistério Superior dos cursos de Musica do Centro de Artes da UFPEL. §1º – Os candidatos deverão inscrever-se por chapa, sendo esta composta de Diretor e Diretor Adjunto. §2º Os candidatos que porventura encontram-se afastados por licença especial e/ou tratamento de interesse particular, ou ainda, os que se encontram afastados para cursar pós-graduação, anexarão à inscrição, correspondência endereçada ao coordenador do colegiado do seu curso, solicitando o cancelamento do seu afastamento a partir da data da eleição. §3º – Na inscrição é obrigatório aos candidatos emviarem por email eleicaodirecao2020@gmail.com carta de intenções e programa de trabalho para dois anos.

§4º – Por ocasião da inscrição, o candidato aporá seu “De acordo” às disposições do presente regulamento.

Artigo 4º – Dos Candidatos: A eleição será realizada por processo direto, através de email. §1º – A chapa mais votada será indicada como vencedora. §2º – Havendo empate caberá ao presidente da Comissão Eleitoral o voto de qualidade.

Artigo 5º – Da Comissão Eleitoral: A coordenação do processo eleitoral ficará a cargo de uma Comissão Eleitoral, formada por um representante de cada categoria, indicadas pelo Conselho do Conservatório de Música. §1º – Cabe à Comissão Eleitoral a) Escolher o Presidente da Comissão Eleitoral; b) Elaborar o calendário para as inscrições dos candidatos; c) Estabelecer o calendário para realização das eleições; d) Coordenar e fiscalizar todo o processo eleitoral; e) Apurar os votos da eleição; f) Emitir ata da eleição e da apuração, formalizando seu encaminhamento ao Conselho do Conservatório de Música; g) Deliberar sobre recursos interpostos.

Artigo 6º – Da Votação: Em caso de chapa única a eleição se dará em reunião on-line com os membros do conselho onde a votação ocorrerá por aclamação da chapa inscrita; No caso de haver mais de uma chapa concorrendo, e em virtude da pandemia, a eleição se dará de forma remota através de e-mail específico criado para eleição. O voto será pessoal, não sendo aceito voto por procuração ou correspondência, devido a pandemia a eleição se dará de forma remota, através de email especifico criado pela Comissão Eleitoral . §1º – O email eleitoral conterá: a) Discriminação das chapas com o nome dos candidatos a Diretor e Diretor Adjunto;

§2º – O processo de votação terá o seguinte procedimento: a) A eleição dar-se-á através de uma conta de email específica para a votação; b) O eleitor deverá retornar o email dentro do período estipulado, em seguida, receberá da Comissão Eleitoral retorno confirmando o recebimento; c) Somente será válido o voto em que for anotada apenas uma chapa; d) O email que apresentar qualquer tipo de informações ou que não seja do eleitor terá seu voto anulado.

§3º – Em caso de candidatura à recondução, Diretor e Diretor Adjunto não participam da votação. Artigo 7º – Da Apuração: §1º – A apuração dos votos pela Comissão Eleitoral será realizada imediatamente após o encerramento da votação. §2º – Na apuração dos votos, a Comissão Eleitoral terá os seguintes procedimentos: a) Verificar se o número de email-cédula coincide com o número de votantes que compõem o Conselho do Conservatório; b) Conferidas os email-cédulas, imprimir os votos para apuração perante a Comissão do Conservatório de Música; c) A chapa será indicada vencedora conforme o Artigo 4º.

Artigo 8º – Do Calendário Eleitoral: Após a homologação deste regulamento pelo Conselho do Conservatório de Música, será instalada a Comissão Eleitoral. §1º – A Comissão Eleitoral deverá: a) Convocar as eleições marcando a data da votação para o dia 19 de outubro de 2020. b) As inscrições das chapas deverão ser feitas por email específico eleicaodirecao2020@gmail.com para Eleição de Diretor e Diretor Adjunto do Conservatório de Música – no período de 01 a 15 de outubro de 2020; §2º – O período eleitoral tem seu início com a instalação da Comissão Eleitoral e o término se dá com a elaboração das atas eleitorais.

Artigo 9º – Das disposições Gerais: No decorrer do período eleitoral, os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral instaurada no dia 30 de setembro de 2020 é composta pelos seguintes membros do Conselho do Conservatório de Música: Prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré – Presidente da Comissão Eleitoral Eliane Brum Machado – Representante dos Técnicos Administrativos do Conservatório de Música Marcelo Schuch – Representante discente do Curso de Bacharelado em Música

§1º – No curso do período eleitoral este regulamento somente poderá ser modificado com a aprovação de dois terços (2/3) da totalidade do Conselho do Conservatório de Música.

Pelotas, 30 de setembro de 2020.

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Lembranças do Conservatório de Música

 

Venha adquirir uma lembrança do Conservatório de Música, entre em contato conosco e faça sua encomenda. Nossa instituição tem 102 anos de história em nossa cidade e faz parte do Patrimônio Cultural do Estado.

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CURSO AVANÇADO DE MÚSICA

A Associação Amigos do Conservatório de Música – promove

Curso Avançado de Música

INSCRIÇÕES ABERTAS

Missão: O Curso de Música Avançado destina-se à comunidade em geral e tem a missão de sistematizar os princípios dos elementos da linguagem musical, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção musical para compreensão musical contextualizada. É desenvolvido em quatro módulos para Teoria e Percepção Musical e seis módulos para Prática Instrumental/Canto, em aprofundamento crescente. Os cursos são oferecidos para estudantes com idade a partir dos 14 anos, com conhecimentos musicais teórico/instrumentais prévios.

Local: Conservatório de Música da UFPel

Carga-horária: 32 horas-aula por módulo – Teoria e Percepção Musical

16 horas-aula por módulo – Instrumental

Informações Gerais:

  1. A Teoria e Percepção Musical está organizada em quatro módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em seis módulos (03 anos)
  2. Há limite de vagas para cada módulo, embora seja permitida a inscrição de número ilimitado de candidatos potenciais a serem selecionados.
  3. Será cobrada uma taxa de R$ 2,00 no ato da inscrição para prova de ingresso. A prova de ingresso é obrigatória para todos os alunos novos. Dia dos testes será informado no dia da inscrição.
  4. Ao aluno aprovado será assegurada a vaga para o nível subsequente.
  5. No caso de o aluno ser contemplado com uma vaga, após a prova de seleção, será possível o trancamento da vaga somente após ter sido solicitado por carta de cancelamento da vaga (enviada para associacaoconservatoriodemusic@gmail.com) além do pagamento do mês corrente. Ou seja, uma vez matriculado e aceito no curso, o aluno se compromete formalmente com o curso e deverá solicitar rescisão de contrato (por escrito) assim como pagar, pelo menos, o primeiro mês do curso, caso ele desista, ou seja, impedido por forças maiores, de segui-lo.
  6. Disciplina de Teoria e Percepção Musical:

Horário das Turmas: Turno da noite – das 19h às 21h

Será aberta a turma somente em dependência do número de inscritos, após a prova de ingresso, obrigatório a todos os novos ingressantes.

Ministrantes:
Ítalo C. V. Silva – Violão (popular e erudito)
Marcelo Cazarré – Piano (erudito)
Pablo Cid Bember – Teoria e Percepção Musical
Sabrina Waltzer – Canto (popular e belting)
Natália Gonçalves – Canto (erudito)

Testes de aptidão:

Dia 02 de março de 2020, a partir das 17h (por ordem de chegada) – CANTO E VIOLÃO

Dia 03 de março de 2020 às 19h – TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

Dia 04 de março: Divulgação dos resultados dos testes.

Matrículas para aprovados nos testes: Dias 05 e 06 de março

Inicio das aulas: 09 de março Término: 03 de julho

Período de avaliação: 29 de junho a 03 de julho

Rematrícula para 2020/II: Dias 08 e 09 de julho

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Concerto de Encerramento do Conservatório de Música da UFPel

O Conservatório de Música da UFPel convida a todos para o seu Concerto de Encerramento, que acontecerá no  dia 17 de dezembro às 20 horas no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. Irão se apresentar os alunos de acordeon Bruno Strelow Klug, Kauã Sturbelle J. Valerão e Rafael Duarte Baldez, e os Corais Feminino e Infanto Juvenil do Conservatório de Música.
Regência Raquel Barbier e pianista Felipe Bunilha.

Entrada Franca – “Aceitamos doação de alimento não perecível e/ou um brinquedo”

Serão apresentadas músicas populares, natalinas e uma pequena Cantata de Natal.

CORAL INFANTO-JUVENIL do Conservatório de Música da UFPel: fundado na década de 90, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017, atualmente conta com 35 integrantes e é aberto a toda comunidade com faixa etária entre 09 e 18 anos de idade. Regência de Raquel Barbier e acompanhamento ao piano por Felipe Bunilha.

CORAL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA: fundado no ano 1943, por iniciativa do professor e diretor Milton de Lemos, teve como regente Lourdes Nascimento, professora de canto do Conservatório de Música. Foi composto inicialmente por 40 vozes femininas de alunas e ex-alunas do Curso de Canto da escola. Importante salientar que a atividade do coro remonta a sua data de fundação, sua primeira audição foi em 1918. Após a saída da profª Lourdes Nascimento do Conservatório, ela fundou o Coral Artístico Princesa do Sul com as mesmas integrantes do Coral do Conservatório, após seu falecimento o Coral foi assumido pela profª de canto Therezinha Oxley Rodrigues, a qual ficou à frente do trabalho até o ano de 2017. Em 2018 o Coral retornou para o Conservatório de Música, passando a chamar-se CORAL FEMININO do Conservatório de Música, atualmente conta com 28 coralistas. Regência de Raquel Barbier e acompanhamento ao piano por Felipe Bunilha.

SERVIÇO

O que: Cantata de Natal do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 17 de dezembro (terça-feira) às 20h

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel

            Rua Félix da Cunha, 651

Quanto: Entrada Franca – “Aceitamos doação de alimentos não perecíveis e/ou um brinquedo”

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III ENCONTRO DE CORAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFPel

 

É com grande satisfação que a Associação Amigos do Conservatório de Música, convida a todos para prestigiarem o III Encontro de Corais do Conservatório de Música. O encontro será no dia 10 de novembro, às 20h, na Catedral São Francisco de Paula, coordenado pela Presidente da Assamcon Regina Lúcia Reis de Sá Britto Fiss e o Vice-Presidente Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA (a população está sendo convidada a participar com um 1 Kg de alimento para famílias carentes)

 

A ASSAMCON traz a Pelotas o Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Madrigal Presto (Porto Alegre), o evento também contará com a participação do Coral da Universidade Federal de Pelotas, Coral Santo Antônio e terá participação especial do Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música, que fará a abertura do Encontro.
O Encontro tem como proposta a divulgação e incentivo à formação de novos grupos de canto coral, mantendo a cultura musical da qual Pelotas possui tradição.

Currículos Coral da UFRGS

Lucas Alves – regente

Graduado em 2007 como Bacharel em Regência Coral pela UFRGS, atua desde 2009 como maestro do Coral da UFRGS com o qual gravou o CD Vox Aurumque em 2014. Conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Corais de Curitiba em 2016. Atualmente também dirige os grupos Madrigal Nestor Wennholz, Madrigal Lux Femina e Vocal Porto Alegretto, sediados na Casa da Música de Porto Alegre.

Atuou como cantor solista junto a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra de Câmara da ULBRA e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Participou do projeto vencedor do prêmio Açorianos de música, Ópera na UFRGS, tendo interpretado os papéis de Enéias, na ópera Dido e Enéias; de Henry Purcell e Orfeu na ópera de mesmo nome, de Cláudio Monteverdi. Participou, ainda, da montagem da ópera Dom Pasquali, de Gaetano Donizetti, junto a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

 

Guilherme Roman Marangon – preparador vocal

Bacharel em Canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atualmente estuda Regência Coral.

Participou como solista, em Porto Alegre, na série Despertando Talentos, organizada pela Casa da Música, na sobremesa musical da PUC, na Cortina Lírica, no Sarau Lírico no Museu de História da Medicina, na série Vox Própolis Encontros Vocais, entre outros. Participa como cantor do grupo Vocal TAKT, do grupo Música Mundana (grupo especializado em música antiga), do grupo Vocal 5 e do quarteto Vocal Live, nos quais também atua como arranjador.

Cantou como baixo solista em diferentes Óperas dos mais renomados como compositores.

Atualmente é Regente do Coral da Paz e do Coral Escola da UFRGS. É Preparador Vocal do Coral da UFRGS e Grupo Cantabile. Segue a orientação vocal do barítono Carlos Rodriguez, em Porto Alegre.

 

CURRICULOS – MADRIGAL PRESTO

 

JOÃO PAULO SEFRIN, regente

É Graduado em Música – Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), possui especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011)

É comendador pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino (2012). Foi coordenador e professor do Curso de Produção Fonográfica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, de São Leopoldo, RS. É professor na Escola Superior de Teologia, nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Musicoterapia, nas áreas de História da Música, Teoria e Percepção Musical e Canto Coral. Foi regente da Orquestra Jovem da UFRGS e regente assistente da Orquestra Unisinos. Regeu o Vocal Mandrialis, o Coral da Assembleia Legislativa do RS, o Coral Petrobrás/Refap, o Coral Unisinos. Desde 2008 é regente do Madrigal Presto.

 

LUCIA PASSOS, preparadora vocal

É Cantora e professora de Canto e Técnica Vocal, atuando junto a solistas, coros, regentes e professores. Como cantora realizou recitais em todo o Brasil e também no exterior. Foi solista de várias orquestras brasileiras.

Durante 26 anos foi Preparadora Vocal do Coral Unisinos e Coordenadora Cultural da mesma universidade.

É proprietária da Presto Produções e Promoções Artísticas e Preparadora Vocal do Madrigal Presto desde 2008.

 

SERVIÇO:

O que: III Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 10 de novembro de 2019 às 20h

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel

Quanto: Entrada Franca (aceitamos doação de alimentos não perecíveis)

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I ENCONTRO DE ACORDEONISTAS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

 

A Associação Amigos do Conservatório de Música, promove o I Encontro de Acordeonistas, o evento será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro no Conservatório de Música da UFPel.

 

Organizado pelo acadêmico e professor de Acordeon Vinícius Terres, tem como objetivo fomentar o estudo do instrumento, integrando alunos da Oficina de Acordeom do Conservatório e comunidade, bem como aperfeiçoamento técnico e interpretativo.

Em sua primeira edição, o evento contará como ministrantes os acordeonistas Luciano Maia e Daniel Castilhos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1NoSAO5Qsj4R_eh1OxaviGtxPOc7WTUT-Lf11OJckEO0/edit

Luciano Maia

Instrumentista, cantor, compositor, natural de Pelotas/RS é um dos mais respeitados acordeonistas do sul do país na atualidade, com quase 20 anos de carreira possui doze discos lançados, tendo lançado neste ano os álbuns digitais Passagem e Cordeonita, um projeto especial destinado à formação de repertório para crianças.
Maia já esteve apresentando-se em importantes projetos musicais e festivais de jazz no Brasil e na Europa e atua frequentemente como solista em prestigiados concertos com especial destaque ao Concerto para acordeom de Radámes Gnattali que interpretou no programa da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e da Orquestra Unisinos/Anchieta.
Reconhecido por sua atuação, Luciano Maia conquistou importantes prêmios do Rio Grande do Sul, entre os quais: 8 Prêmios Açorianos; Prêmio Vitor Mateus Teixeira e ainda indicação ao prêmio da música brasileira.

Daniel Castilhos

Natural da cidade de Porto Alegre-RS, estudou acordeon com o professor Adriano Persch. Formado no Curso de Graduação em Música – Licenciatura – pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Participou de diversos cursos de Extensão em Música desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como Tamburilando (arranjo na canção popular brasileira) ministrado por Felipe Azevedo e Introdução a Composição e Arranjo, com Tasso Bangel. Participou de Masterclasses e oficinas com importantes acordeonistas e instrumentistas renomados, tais como: Richard Gallianno (FRA), Denis Patkovic (ALE), Gorka Hermosa (ESP), André Mehmari (BRA) e Turi Collura (IT). Atualmente é professor de música no Centro Cultural 25 de Julho e no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre/RS. Integrante do Quinteto Persch desde 2002, grupo de câmara formado apenas por acordeonistas, que realiza ativa produção de concertos e eventos por diversas cidades brasileiras. Em 2015, por conta do CD Brasileiríssimo, o grupo recebeu o Troféu do Prêmio Açorianos de Música, como melhor Arranjador, e no Gênero Erudito como melhor Disco, Instrumentista, Intérprete e Compositor. Em 2019, o grupo recebeu o Troféu do Prêmio Açorianos de Música, como melhor Instrumentista, pelo disco “Chiquinho & Radamés”. Foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas SESI-FUNDARTE, em 2009, realizado pela Orquestra de Câmara FUNDARTE, prêmio que proporcionou ao músico atuar como solista frente à mesma nas cidades de Montenegro-RS, Cachoeira do Sul-RS, Quaraí-RS e Livramento-RS, dentro do projeto SESI Catedrais. Atuou, também, ao lado da Orquestra de Câmara da ULBRA, em Porto Alegre-RS, no ano de 2009 (Seleções do musical “Antônio Chimango”, de Arthur Barbosa com libreto adaptado de Alfeu Godinho). Em 2016, junto a um quinteto de cordas formado por alunos da Escola de Música da OSPA, realizou em Porto Alegre/RS a premiere do Neotango Concerto, escrito pelo músico, professor e acordeonista espanhol Gorka Hermosa. Em Junho de 2019 realizou a premiere do Neotango Concerto, de Gorka Hermosa, com a Orquestra de Câmara da ULBRA e foi músico convidado pela Orquestra Sinfônica Villa-Lobos de SP para atuar no Cine Concerto “The Lord Of The Rings”, ao lado de 250 músicos no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre/RS.

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