CURSO AVANÇADO DE MÚSICA

A Associação Amigos do Conservatório de Música – promove

Curso Avançado de Música

INSCRIÇÕES ABERTAS

Missão: O Curso de Música Avançado destina-se à comunidade em geral e tem a missão de sistematizar os princípios dos elementos da linguagem musical, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção musical para compreensão musical contextualizada. É desenvolvido em quatro módulos para Teoria e Percepção Musical e seis módulos para Prática Instrumental/Canto, em aprofundamento crescente. Os cursos são oferecidos para estudantes com idade a partir dos 14 anos, com conhecimentos musicais teórico/instrumentais prévios.

Local: Conservatório de Música da UFPel

Carga-horária: 32 horas-aula por módulo – Teoria e Percepção Musical

16 horas-aula por módulo – Instrumental

Informações Gerais:

  1. A Teoria e Percepção Musical está organizada em quatro módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em seis módulos (03 anos)
  2. Há limite de vagas para cada módulo, embora seja permitida a inscrição de número ilimitado de candidatos potenciais a serem selecionados.
  3. Será cobrada uma taxa de R$ 2,00 no ato da inscrição para prova de ingresso. A prova de ingresso é obrigatória para todos os alunos novos. Dia dos testes será informado no dia da inscrição.
  4. Ao aluno aprovado será assegurada a vaga para o nível subsequente.
  5. No caso de o aluno ser contemplado com uma vaga, após a prova de seleção, será possível o trancamento da vaga somente após ter sido solicitado por carta de cancelamento da vaga (enviada para associacaoconservatoriodemusic@gmail.com) além do pagamento do mês corrente. Ou seja, uma vez matriculado e aceito no curso, o aluno se compromete formalmente com o curso e deverá solicitar rescisão de contrato (por escrito) assim como pagar, pelo menos, o primeiro mês do curso, caso ele desista, ou seja, impedido por forças maiores, de segui-lo.
  6. Disciplina de Teoria e Percepção Musical:

Horário das Turmas: Turno da noite – das 19h às 21h

Será aberta a turma somente em dependência do número de inscritos, após a prova de ingresso, obrigatório a todos os novos ingressantes.

Ministrantes:
Ítalo C. V. Silva – Violão (popular e erudito)
Marcelo Cazarré – Piano (erudito)
Pablo Cid Bember – Teoria e Percepção Musical
Sabrina Waltzer – Canto (popular e belting)
Natália Gonçalves – Canto (erudito)

Testes de aptidão:

Dia 02 de março de 2020, a partir das 17h (por ordem de chegada) – CANTO E VIOLÃO

Dia 03 de março de 2020 às 19h – TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

Dia 04 de março: Divulgação dos resultados dos testes.

Matrículas para aprovados nos testes: Dias 05 e 06 de março

Inicio das aulas: 09 de março Término: 03 de julho

Período de avaliação: 29 de junho a 03 de julho

Rematrícula para 2020/II: Dias 08 e 09 de julho

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CURSO AVANÇADO DE MÚSICA

Concerto de Encerramento do Conservatório de Música da UFPel

O Conservatório de Música da UFPel convida a todos para o seu Concerto de Encerramento, que acontecerá no  dia 17 de dezembro às 20 horas no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. Irão se apresentar os alunos de acordeon Bruno Strelow Klug, Kauã Sturbelle J. Valerão e Rafael Duarte Baldez, e os Corais Feminino e Infanto Juvenil do Conservatório de Música.
Regência Raquel Barbier e pianista Felipe Bunilha.

Entrada Franca – “Aceitamos doação de alimento não perecível e/ou um brinquedo”

Serão apresentadas músicas populares, natalinas e uma pequena Cantata de Natal.

CORAL INFANTO-JUVENIL do Conservatório de Música da UFPel: fundado na década de 90, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017, atualmente conta com 35 integrantes e é aberto a toda comunidade com faixa etária entre 09 e 18 anos de idade. Regência de Raquel Barbier e acompanhamento ao piano por Felipe Bunilha.

CORAL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA: fundado no ano 1943, por iniciativa do professor e diretor Milton de Lemos, teve como regente Lourdes Nascimento, professora de canto do Conservatório de Música. Foi composto inicialmente por 40 vozes femininas de alunas e ex-alunas do Curso de Canto da escola. Importante salientar que a atividade do coro remonta a sua data de fundação, sua primeira audição foi em 1918. Após a saída da profª Lourdes Nascimento do Conservatório, ela fundou o Coral Artístico Princesa do Sul com as mesmas integrantes do Coral do Conservatório, após seu falecimento o Coral foi assumido pela profª de canto Therezinha Oxley Rodrigues, a qual ficou à frente do trabalho até o ano de 2017. Em 2018 o Coral retornou para o Conservatório de Música, passando a chamar-se CORAL FEMININO do Conservatório de Música, atualmente conta com 28 coralistas. Regência de Raquel Barbier e acompanhamento ao piano por Felipe Bunilha.

SERVIÇO

O que: Cantata de Natal do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 17 de dezembro (terça-feira) às 20h

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel

            Rua Félix da Cunha, 651

Quanto: Entrada Franca – “Aceitamos doação de alimentos não perecíveis e/ou um brinquedo”

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Concerto de Encerramento do Conservatório de Música da UFPel

III ENCONTRO DE CORAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFPel

 

É com grande satisfação que a Associação Amigos do Conservatório de Música, convida a todos para prestigiarem o III Encontro de Corais do Conservatório de Música. O encontro será no dia 10 de novembro, às 20h, na Catedral São Francisco de Paula, coordenado pela Presidente da Assamcon Regina Lúcia Reis de Sá Britto Fiss e o Vice-Presidente Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA (a população está sendo convidada a participar com um 1 Kg de alimento para famílias carentes)

 

A ASSAMCON traz a Pelotas o Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Madrigal Presto (Porto Alegre), o evento também contará com a participação do Coral da Universidade Federal de Pelotas, Coral Santo Antônio e terá participação especial do Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música, que fará a abertura do Encontro.
O Encontro tem como proposta a divulgação e incentivo à formação de novos grupos de canto coral, mantendo a cultura musical da qual Pelotas possui tradição.

Currículos Coral da UFRGS

Lucas Alves – regente

Graduado em 2007 como Bacharel em Regência Coral pela UFRGS, atua desde 2009 como maestro do Coral da UFRGS com o qual gravou o CD Vox Aurumque em 2014. Conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Corais de Curitiba em 2016. Atualmente também dirige os grupos Madrigal Nestor Wennholz, Madrigal Lux Femina e Vocal Porto Alegretto, sediados na Casa da Música de Porto Alegre.

Atuou como cantor solista junto a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra de Câmara da ULBRA e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Participou do projeto vencedor do prêmio Açorianos de música, Ópera na UFRGS, tendo interpretado os papéis de Enéias, na ópera Dido e Enéias; de Henry Purcell e Orfeu na ópera de mesmo nome, de Cláudio Monteverdi. Participou, ainda, da montagem da ópera Dom Pasquali, de Gaetano Donizetti, junto a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

 

Guilherme Roman Marangon – preparador vocal

Bacharel em Canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atualmente estuda Regência Coral.

Participou como solista, em Porto Alegre, na série Despertando Talentos, organizada pela Casa da Música, na sobremesa musical da PUC, na Cortina Lírica, no Sarau Lírico no Museu de História da Medicina, na série Vox Própolis Encontros Vocais, entre outros. Participa como cantor do grupo Vocal TAKT, do grupo Música Mundana (grupo especializado em música antiga), do grupo Vocal 5 e do quarteto Vocal Live, nos quais também atua como arranjador.

Cantou como baixo solista em diferentes Óperas dos mais renomados como compositores.

Atualmente é Regente do Coral da Paz e do Coral Escola da UFRGS. É Preparador Vocal do Coral da UFRGS e Grupo Cantabile. Segue a orientação vocal do barítono Carlos Rodriguez, em Porto Alegre.

 

CURRICULOS – MADRIGAL PRESTO

 

JOÃO PAULO SEFRIN, regente

É Graduado em Música – Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), possui especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011)

É comendador pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino (2012). Foi coordenador e professor do Curso de Produção Fonográfica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, de São Leopoldo, RS. É professor na Escola Superior de Teologia, nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Musicoterapia, nas áreas de História da Música, Teoria e Percepção Musical e Canto Coral. Foi regente da Orquestra Jovem da UFRGS e regente assistente da Orquestra Unisinos. Regeu o Vocal Mandrialis, o Coral da Assembleia Legislativa do RS, o Coral Petrobrás/Refap, o Coral Unisinos. Desde 2008 é regente do Madrigal Presto.

 

LUCIA PASSOS, preparadora vocal

É Cantora e professora de Canto e Técnica Vocal, atuando junto a solistas, coros, regentes e professores. Como cantora realizou recitais em todo o Brasil e também no exterior. Foi solista de várias orquestras brasileiras.

Durante 26 anos foi Preparadora Vocal do Coral Unisinos e Coordenadora Cultural da mesma universidade.

É proprietária da Presto Produções e Promoções Artísticas e Preparadora Vocal do Madrigal Presto desde 2008.

 

SERVIÇO:

O que: III Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 10 de novembro de 2019 às 20h

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel

Quanto: Entrada Franca (aceitamos doação de alimentos não perecíveis)

Publicado em Notícias | Comentários desativados em III ENCONTRO DE CORAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFPel

I ENCONTRO DE ACORDEONISTAS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

 

A Associação Amigos do Conservatório de Música, promove o I Encontro de Acordeonistas, o evento será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro no Conservatório de Música da UFPel.

 

Organizado pelo acadêmico e professor de Acordeon Vinícius Terres, tem como objetivo fomentar o estudo do instrumento, integrando alunos da Oficina de Acordeom do Conservatório e comunidade, bem como aperfeiçoamento técnico e interpretativo.

Em sua primeira edição, o evento contará como ministrantes os acordeonistas Luciano Maia e Daniel Castilhos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1NoSAO5Qsj4R_eh1OxaviGtxPOc7WTUT-Lf11OJckEO0/edit

Luciano Maia

Instrumentista, cantor, compositor, natural de Pelotas/RS é um dos mais respeitados acordeonistas do sul do país na atualidade, com quase 20 anos de carreira possui doze discos lançados, tendo lançado neste ano os álbuns digitais Passagem e Cordeonita, um projeto especial destinado à formação de repertório para crianças.
Maia já esteve apresentando-se em importantes projetos musicais e festivais de jazz no Brasil e na Europa e atua frequentemente como solista em prestigiados concertos com especial destaque ao Concerto para acordeom de Radámes Gnattali que interpretou no programa da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e da Orquestra Unisinos/Anchieta.
Reconhecido por sua atuação, Luciano Maia conquistou importantes prêmios do Rio Grande do Sul, entre os quais: 8 Prêmios Açorianos; Prêmio Vitor Mateus Teixeira e ainda indicação ao prêmio da música brasileira.

Daniel Castilhos

Natural da cidade de Porto Alegre-RS, estudou acordeon com o professor Adriano Persch. Formado no Curso de Graduação em Música – Licenciatura – pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Participou de diversos cursos de Extensão em Música desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como Tamburilando (arranjo na canção popular brasileira) ministrado por Felipe Azevedo e Introdução a Composição e Arranjo, com Tasso Bangel. Participou de Masterclasses e oficinas com importantes acordeonistas e instrumentistas renomados, tais como: Richard Gallianno (FRA), Denis Patkovic (ALE), Gorka Hermosa (ESP), André Mehmari (BRA) e Turi Collura (IT). Atualmente é professor de música no Centro Cultural 25 de Julho e no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre/RS. Integrante do Quinteto Persch desde 2002, grupo de câmara formado apenas por acordeonistas, que realiza ativa produção de concertos e eventos por diversas cidades brasileiras. Em 2015, por conta do CD Brasileiríssimo, o grupo recebeu o Troféu do Prêmio Açorianos de Música, como melhor Arranjador, e no Gênero Erudito como melhor Disco, Instrumentista, Intérprete e Compositor. Em 2019, o grupo recebeu o Troféu do Prêmio Açorianos de Música, como melhor Instrumentista, pelo disco “Chiquinho & Radamés”. Foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas SESI-FUNDARTE, em 2009, realizado pela Orquestra de Câmara FUNDARTE, prêmio que proporcionou ao músico atuar como solista frente à mesma nas cidades de Montenegro-RS, Cachoeira do Sul-RS, Quaraí-RS e Livramento-RS, dentro do projeto SESI Catedrais. Atuou, também, ao lado da Orquestra de Câmara da ULBRA, em Porto Alegre-RS, no ano de 2009 (Seleções do musical “Antônio Chimango”, de Arthur Barbosa com libreto adaptado de Alfeu Godinho). Em 2016, junto a um quinteto de cordas formado por alunos da Escola de Música da OSPA, realizou em Porto Alegre/RS a premiere do Neotango Concerto, escrito pelo músico, professor e acordeonista espanhol Gorka Hermosa. Em Junho de 2019 realizou a premiere do Neotango Concerto, de Gorka Hermosa, com a Orquestra de Câmara da ULBRA e foi músico convidado pela Orquestra Sinfônica Villa-Lobos de SP para atuar no Cine Concerto “The Lord Of The Rings”, ao lado de 250 músicos no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre/RS.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em I ENCONTRO DE ACORDEONISTAS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Recital de Piano com Celso Barrufi

O Conservatório de Música da UFPel, apresenta no dia 14 de outubro às 19h 30min no Salão Milton de Lemos, recital com o pianista Celso Barrufi. Entrada Franca
Aceitamos doação de alimento não perecível

Celso Barrufi iniciou seus estudos musicais em sua cidade natal Osório (RS), é mestre em Piano Performance pela University of Wyoming na classe de Chi-Chen Wu e bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob orientação de Cristina Capparelli. Em 2015, Celso recebeu a bolsa Kathleen Comini Music Scholarship para cursar o Performer’s Certificate na John Cali School of Music/Montclair State University em New Jersey, onde estudou piano performance com David Witten e música de câmara com Nicholas Tsavaras (Quarteto de Cordas de Shangai). Durante esse mesmo ano atuou como pianista da MSU Symphony Orchestra sob regência de Ken Lam e Julien Benichou em importantes palcos de New Jersey e New York, dentre eles o Stern Auditorium do Carnegie Hall/NYC. Celso tem feito aulas e masterclasses com diversos pianistas e professores, dentre eles Arnaldo Cohen (Brasil/ EUA), Eduardo Monteiro (Brasil), Guigla Katsarava (Georgia/França), Alexandre Dossin (Brasil/EUA), Andrew Harley (Inglaterra), Michael Gurt (EUA) e Walter Hautzig (Áustria/EUA). Participou também de diversos festivais de música, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, National Music Festival em Maryland/EUA, Festival Internacional Sesc de Pelotas, entre outros. Desde 2009, Celso têm se destacado em diversos concursos nacionais de piano no Brasil e nos EUA. Em 2017, foi semifinalista do MTNA Young Artists Competition em Cheney/Washington. Como recitalista e camerista Celso tem se apresentado extensivamente em palcos brasileiros e americanos. Atualmente Celso reside em Porto Alegre e cursa o doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob orientação de Ney Fialkow.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Piano com Celso Barrufi

Recital em Homenagem ao Dia da Criança

No dia 11 de outubro às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel, acontece o primeiro evento em Homenagem ao Dia da Criança. Subirão ao palco o Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música, Orquestra Estudantil Areal e a Orquestra Estudantil Municipal.

Entrada Franca (Aceitamos doação de alimento não perecível)

Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel: fundado na década de 90, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017, atualmente conta com 30 integrantes e aberto a toda comunidade com faixa etária entre 09 e 18 anos de idade. Em 2018 participou do II Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel, do ENVOZP – Encontro de Vozes da Primavera na cidade de Rio Grande e do evento Harmonização dos Vinhos da Campanha Gaúcha e dos Doces de Pelotas. Atualmente está sob a regência de Raquel Barbier, com acompanhamento do pianista Felipe Bunilha.

ORQUESTRA ESTUDANTIL AREAL – Em atividade desde 2014, quando a escola recebeu do Governo do Estado, um Kit de instrumentos musicais para formação de orquestras estudantis. Seus integrantes são alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Areal. Professora Coordenadora Lys Ferreira.

ORQUESTRA ESTUDANTIL MUNICIPAL – Uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, que também adquiriu um kit de instrumentos musicais para formação de orquestra e empréstimo para os alunos, oferecendo atividades de musicalização e instrumentalização para todos os alunos da rede municipal de ensino. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza suas aulas e ensaio na antiga Estação Ferroviária de Pelotas. Professora Coordenadora: Lys Ferreira.

SERVIÇO:

O que: Recital em Homenagem ao Dia da Criança

Quando: 11 de outubro de 2019 às 19h 30min

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel

Quanto: Entrada Franca (aceitamos doação de alimentos não perecíveis)

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital em Homenagem ao Dia da Criança

Recital de Piano e Master Class com Alexandra Aubert

A Associação Amigos do Conservatório de Música juntamente com o projeto Intérpretes em Foco, coordenado pelo Prof. Germano Mayer, apresentam Alexandra Aubert (França/Chile). O recital de piano acontece no dia 26 de setembro às 19h 30min., no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel, e faz parte das comemorações alusivas aos 101 anos do Conservatório. Entrada Franca

No dia 27 de setembro às 9h, no Conservatório de Música a pianista ministrará Master Class de Piano e Música de Câmara, gratuitos. As inscrições e a presença valem certificado.
Inscreva-se através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQ5PbOo-H5gkhOOy1yZa-izgzNSV6PWMvd5s8MqABNpG0kUw/viewform?usp=sf_link

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Piano e Master Class com Alexandra Aubert

Recital Comemorativo aos 101 anos do Conservatório de Música

No dia 18 de setembro às 19h 30min., no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel, será comemorado os 101 anos do Conservatório. Neste ano, será apresentada uma mostra do trabalho que vem sendo desenvolvido, juntamente com a Associação Amigos do Conservatório de Música. O evento tem entrada franca.

Este recital tem como foco principal comemorar os 101 anos do Conservatório de Música da UFPel e fazer uma pequena mostra do trabalho desenvolvido pelo mesmo, com a comunidade pelotense e acadêmica da UFPel.
Irão subir ao palco ministrantes e alunos dos cursos Avançado de Música, Oficina de Acordeom, Oficina de Piano e Teclado, AfinaSul e dos Corais Feminino e Infanto-Juvenil do Conservatório de Música. São eles: Felipe Vargas, Guilherme Pelliccioli, Mateus Messias, Marcelo Macedo Cazarré, Rafael Duartes Baldz, Sabrina Waltzer, Vinicius Terres, regênte Raquel Barbier e pianista acompanhador Felipe Bunilha, entre outros.

Conservatório de Música a “soma de todas as vontades pelotenses”. Uma trajetória de intensa luta e persistência diante de todas as dificuldades encontradas, e o desejo de continuar a contribuir com a cultura de Pelotas e do Rio Grande do Sul. Fundado em 04 de junho de 1918, sendo sua inauguração oficial em 18 de setembro do mesmo ano, deu início a suas atividades no prédio da rua Félix da Cunha, 651, no qual funciona até hoje.

Em reconhecimento ao seu valor histórico, em 2004 foi aprovado na Assembléia do Estado um projeto de lei que reconheceu o Conservatório de Música da UFPel como Patrimônio Cultural do Estado, o que deverá garantir a sua preservação material e imaterial, e permanência como parte fundamental da história e da memória da cidade de Pelotas. Neste caso, entendemos que tanto o prédio do Conservatório de Música quanto tudo o que se encontra dentro dele, é o que lhe dá identidade, que de certa forma incide sobre a sociedade.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital Comemorativo aos 101 anos do Conservatório de Música

I ACORDEONANDO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Convidamos a todos para o I Acordeonando, no dia 11 de setembro às 20h no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel (Rua Félix da Cunha, 651). O evento integra a comemorações dos  101 anos do Conservatório de Música. Coordenação do acadêmico e professor Vinicius Terres.

ENTRADA FRANCA

O I Acordeonando tem como objetivo fomentar o estudo do acordeom, integrando alunos da Oficina de Acordeom do Conservatório e músicos convidados.

O Acordeon ( Gaita ) foi instituído como instrumento símbolo do Rio Grande do Sul no projeto número 112/2010 aprovado na sessão plenária em 24/08/10, com o propósito de Homenagear os acordeonistas e resgatar a história deste instrumento que faz parte do Rio Grande do Sul.

História do Acordeon

Baseado nestes fatos, chegamos a conclusão que o primeiro acordeon inventado foi a gaita ponto.

O tchneng (ou cheng), instrumento que deu origem a vários instrumentos, inclusive o acordeon, foi criado na china por volta de 3.000 anos antes de cristo, contituído por uma palheta de bambú que presa aos lábios vibrava com o auxílio dos dedos aproveitando a cústica da boca.

Foi o construtor de instrumentos musicais cyrill demian (austríaco de viena) que, no ano de 1829, inventou a “gaita de mão”, assim denominada popularmente paradistinguí-la da “gaita de boca”, já existente naquela época, dando-lhe porém, o nome de “acordeondiatônico”.

Para esta criação totalmente nova, demian baseou-se em experiências que o construtor berlinense e inventor da gaita de boca friedrich buscmhann realizara em 1822, provando a possibilidade de construir um instrumento, musical com sanfona manejada pela mão em vez de foles movidos pelo sopro.

O acordeon foi patenteado por demian em 06 de maio de 1829 na cidade de viena, e o primeiro conserto foi realizado no dia 19 de junho de 1829 em londres por wheatstone.

A introdução da Gaita no Rio Grande do Sul

A família de pedro roth birkenfeld chegou no ano de 1846 a são leopoldo com seus três filhos (jacob, herrmann e fritz). O primeiro nascera em 1835 e antes de imigrar, o pai, provavelmente por ocasião das festas de natal em 1845, presenteou o filho com um acordeon diatônico (gaita ponto). Já durante a travessia jacob, então com 11 anos, divertia os imigrantes com suas apresentações neste instrumento.

Aliás, os primeiros acordeões só poderiam ter sido trazidos para cá depois da revolução farroupilha, já que esse instrumento fora inventado em 1829, ano em que parou a imigração alemã, reiniciando-se em 1845, depois da pacificação do rio grande do sul. Assim como o garoto jacob roth, outras famílias de imigrantes alemães devem ter chegado com instrumentos musicais, incluindo o acordeão.

A paz, porém, não duraria muito, já em 1851 começaria a guerra contra o ditador argentino manoel rozas. Para esta foram contratados  dois mil militares alemães, conhecidos como “brummer”, com os quais foram trazidos os acordeões de demian.

Assim, depois que os “brummer” deram baixa em 1854, alguns trabalharam como músicos itinerantes, oferecendo-se para animar bailes, festas de batismo e de casamento. Acccith  accall  “brummers”

Foi no sul que surgiram os primeiros construtores brasileiros, na maioria descendentes de italianos, como Túlio Veronese e o casal Cesare Arpini e Maria Savoia.

Em 1923, o imigrante alemão Alfred Hering cria as “Gaitas Hering”em Blumenau – Santa Catarina, que, aos poucos, além de gaitas, passa a produzir diversos tipos de acordeons, entre os quais as sanfonas de 8 baixos, que serão muito difundidas em todo o Brasil. Em 1960, com o falecimento de seu fundador, a Hering é comprada pela companhia alemã Hohner. No dia 28 de Abril de 1939, surge em Bento Gonçalves, a Todeschini & Cia. Fundada por Luis Matheus Todeschini. Em 1947, com a ampliação de seu pátio industrial, a empresa é rebatizada como Acordeões Todeschini.  (Fonte: https://casadagaitaponto.com.br/historia-do-acordeon/)

Publicado em Notícias | Comentários desativados em I ACORDEONANDO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Recital de Piano com Giovani Goulart

A Associação Amigos do Conservatório de Música apresenta no dia 05 de setembro às 19h 30min., recital de piano com Giovani Goulart, comemorativo aos 101 anos do Conservatório de Música da UFPel e tem entrada franca.

 

No dia 04 de setembro o pianista Giovani Goulart estará ministrando MASTER CLASS – às 17 horas para alunos da UFPel e músicos com experiência, às 19h 30min. o master class será aberto a músicos em geral.
Alunos da UFPel R$ 15,00
Público em geral R$ 30,00

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Piano com Giovani Goulart