O Conservatório de Música precisa de sua ajuda!

Associação Amigos do Conservatório de Música convida a todos para juntos podermos realizar ações através da Lei de Incentivo a Cultura, de qualificação para a manutenção do Salão Milton de Lemos, envolvendo a modernização e equipagem do equipamento cultural com a aquisição de mobiliários, execução de projeto luminotécnico e a instalação de equipamento de acessibilidade voltado para cadeirantes e/ou pessoas com mobilidade reduzida, além de projeto de sinalização voltados a cegos ou pessoas com baixa visão. As melhorias permitirão dar continuidade e ampliar os eventos culturais aqui realizados. O projeto prevê ainda ações educativas-culturais com palestras e apresentação das ações do projeto.
Processo: 01400014682201825
Bco Brasil (001)
Agência 29424
Conta captação nº 000000564885

Publicado em Notícias | Comentários desativados em O Conservatório de Música precisa de sua ajuda!

VIII Encontro Estadual de Flautistas RS/Pelotas

VIII Encontro Estadual de Flautistas e a Pelotas !

Chegando a sua VIII edição em 2018, o Encontro Estadual de Flautistas / RS vem se consolidando no estado e no país como um evento tradicional. Ao longo dos anos o Encontro vem seguindo seu percurso itinerante – Porto Alegre / Santa Maria / Pelotas – e assim, de 7 a 10 de novembro, será realizado em Pelotas. O evento integra as comemorações dos 100 anos do Conservatório de Música de Pelotas e antecipa as celebrações dos 50 anos da UFPel, que acontecerá em 2019.

O VIII Encontro Estadual de Flautistas / RS é uma realização do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e Conservatório de Música, com apoio da UFPEL, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Pro-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Clube do Choro de Pelotas, SeCult/Pelotas, Flautas & Bocais Hernández.

Todas as atividades serão GRATUITAS.

Que todos tenham um ótimo Encontro !

https://www.facebook.com/VIIIEncontroFlautistasRSPelotas/

Raul Costa d’Avila & Classe de Flauta Transversal UFPel
Coordenador e Organizadores do Evento

Publicado em Notícias | Comentários desativados em VIII Encontro Estadual de Flautistas RS/Pelotas

Duo Las Áñez – Colombia

A Associação Amigos do Conservatório de Música convida a todos para evento internacional no dia 05 de novembro às 20h no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. Entrada Franca

Las Áñez
Vale a pena assistir as últimas músicas das gêmeas Añez no palco, concebidos para serem cantados ao vivo com um pedal de loops e pequenos instrumentos. Músicas incluídas em um álbum premiado pelo Ministério da Cultura da Colômbia, que estão cativando o público americano e europeu por sua maneira particular de misturar folclore e vanguarda.

. “Se os sons eram analogia do que culinária, dizer que a dupla colombiana A Anez criou um gênero chamado” música molecular “Assim como uma refeição – preparada cuidadosamente com numerosos ingredientes e processo químico – induz a experiência emocional e sensorial incrível , este par de cantores consegue nos transportar para outras culturas e latitudes em canções curtas “. (Franco Colamarino)

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Duo Las Áñez – Colombia

Recital palestra de abertura do II Simposio Internationl Musica e Critica

Dia 22 de outubro 2018 – 19h 30min

Conservatório de Música da UFPel

Título : A musica de Claude Debussy : criticas e ecos.

 

 

Zelia Chueke consagra sua carreira de pianista e pesquisadora entre a Europa e as  Américas. Apresentando-se em festivais, séries de concertos e gravações para Radio e TV, como solista e camerista, com CDs gravados, divulga um repertório diverso, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, tendo realizado inúmeras estréias e primeiras audições, adotando regularmente desde muito jovem, o formato de recital comentado.  Seus principais tutores foram Dulce Leal de Souza, Sônia Maria Vieira, Homero Magalhães, Hans Graf, Grant Johannesen e J.B. Floyd. Recebeu ainda orientação, em Master Classes,  de Caio Pagano, Fany Solter, Werner Genuit, Sergiu Celibidache, Leonid Brumberg, Luiz de Moura Castro e Grant Johannesen.

 

Bacharel Summa cum Laude em piano pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Master of Music pelo The Mannes College of Music NY,  Doctor of Musical Arts pela University of Miami onde estudou com bolsa integral oferecida pela universidade, atuando igualmente como Teaching Assistant. Recebeu o Academic Merit, a mais alta dignidade acadêmica nos US sendo eleita membro da Pi Kappa Lambda Honor Society.   Adjunct Faculty na New World School of the Arts, University of Florida entre 2000 e 2002, Zélia Chueke  radicou-se em Paris a partir de 2002 estagiando como pós-doutoranda na Université Paris-Sorbonne junto ao Observatoire Musical Français, onde passou a atuar como pesquisadora permanente até 2014 quando esta unidade de pesquisa foi englobada ao IreMus Institut de recherche en musicologie (IReMus, UMR 8223/CNRS, Paris-Sorbonne, BnF, MCC).  Continuando a exercer as mesmas atribuições nesta que é a maior unidade mista de pesquisa da Europa, dirige o  Groupe de recherche des musiques brésiliennes (GRMB) e o projeto International Exchanges on Music Theory and Performance (IEMTP) em parceria com universidades de três continentes. Professora Associada  da Universidade Federal do Paraná, dirige o Grupo de Estudos e Prática da Música dos séculos XX e XXI (CNPq/UFPR) e participa do Grupo Smart Cities da UFPR.

Entre suas diversas publicações destacam-se em sua produção, três livros : o primeiro, de autoria própria, lançado em março deste ano e já  na segunda tiragem,  Face à l’inconnu. Les pianistes et la musique de leurs temps, Paris, L’Harmattan, Collection Musique(s) en question(s),  2017 e dois outros sob sua direção,  Rythmes brésiliens. Musique, philosophie, histoire, société, Paris, L’Harmattan, Collection L’Univers esthétique, 2014 ; Leitura, Escuta e Interpretação, Curitiba, Editora UFPR, 2013.  www.zeliachueke.com

PROGRAMA

Claude Debussy (1862-1918)

 Pour les sonorités opposées (Etudes, vol. II)

 Pour les degrés chromatiques  (Etudes, vol. II)

 Pour les cinq doigts (Etudes, vol. I)

 Pour les quartes (Etudes, vol. I)

 Les soirs illuminés par l’ardeur du charbon

Deuxième Arabesque

Golliwoog Cake Walk (Childrens’ Corner)

Mouvement (Images I)

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital palestra de abertura do II Simposio Internationl Musica e Critica

RECITAL EM MEMÓRIA DO FLAUTISTA E PROF. EXPEDITO VIANNA

Nesta segunda feira, 08 de outubro, às 19 h e 30 min. no Salão Milton de Lemos, a Classe de Flauta Transversal da UFPel e convidados, coordenada pela Prof. Raul Costa d’Avila, presta uma homenagem ao Prof. Expedito Vianna que, se vivo, completaria 90 anos dia 07 de outubro. Nascido em 1928, foi primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, de 1981 a 1988, e professor da Escola de Música da UFMG, entre 1965 a 1992, onde o Prof. Raul se graduou em 1987. Entrada Franca

Natural de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, Expedito sofreu influência de sua família, que tinha vocações musicais. Sua iniciação nos seus estudos do flautim foi aos sete anos e, ao se mudar para Belo Horizonte, em 1954, conseguiu ingressar na Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. Quatro anos mais tarde, foi estudar em Salvador, nos Seminários Livres de Música. Retornou a Belo Horizonte em 1965, quando então prestou concurso para o cargo na UFMG.

Fã do tenor italiano Benamino Gigli, Expedito ficava impressionado com os harmônicos que surgiam da voz de Gigli, quando este mudava as vogais. Assim, movido por uma aguçada curiosidade e competência nata, pesquisou e estudou no canto os harmônicos provenientes da utilização das vogais. Com resultados satisfatórios, naturalmente aplicou sua pesquisa no cotidiano de seus estudos de flauta e também em suas aulas, diferenciando assim a qualidade da sonoridade de seus alunos.

Em 2005, um de seus ex-alunos, Fernando Pacífico Homem, defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG com o título: “EXPEDITO VIANNA: um flautista à frente de seu tempo”, onde é abordada as quatro principais propostas pedagógicas de Expedito: I. a alteração do timbre através da utilização das vogais; II. a aplicação dos estudos de sonoridade de Marcel Moyse no estudo de trechos difíceis do repertório; III. a solução de problemas técnicos através do reagrupamento de notas; IV. o estudo de tonalidades baseado na transposição de melodias simples.

Conforme o amigo e colega Fernando Pacífico: “Vianna nunca se preocupou em ser aclamado como uma ‘estrela’ no mundo dos flautistas. Suas ideias se disseminaram porque constituem instrumentos didáticos eficazes. Vários de seus ex-alunos hoje ocupam importantes posições profissionais em várias partes do Brasil. Esta é, sem dúvida, a maior prova da eficácia de suas ideias”.

Participam do Recital:  Prof. Raul e os alunos Mateus Messias, Matheus Amaral, Mayara Araújo, Júlia Alves, Virginia Oliveira, contando com as Participações Especiais da Profa. Liliana Michelsen, do acadêmico do Curso de Violão William Fagundes.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em RECITAL EM MEMÓRIA DO FLAUTISTA E PROF. EXPEDITO VIANNA

II Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel

A Associação Amigos do Conservatório de Música promove no dia 19 de outubro de 2018 o

II ENCONTRO DE CORAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA.

O evento será na Catedral São Francisco de Paula às 19h 30min e tem a entrada franca.

Os Corais que irão fazer parte do encontro serão:
Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel
Coral da Universidade Federal de Pelotas
Coral FEMININA VOX 25 de Julho
Coro de Câmara da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado em Notícias | Comentários desativados em II Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel

IV ENCONTRO DE VIOLONISTA DA UFPEL

Acontece entre os dias 24 e 26 de setembro no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel (Rua Félix da Cunha, 651), o VI Encontro de Violonista da UFPel, o evento conta com a participação dos violonistas convidados:  Prof. Dr. Matthew Spring (Inglaterra Professor da Bath Spa Universtiy) ,  Prof. Dr. Marcos Araújo Brasil / Professor Adjunto da UFRGS)  e  Prof. Dr. Fernando Elías Llanos (Peru/Pós-outorando da UFRGS) e os professores da UFPel:  Thiago Colombo de Freitas, José Homero Pires Junior, Márcio de Souza, João lexandre Straub Gomes; Guilherme Vieira. O Encontro de Violões oferece oficinas, masterclasses, palestras e recitais. O vento é promovido pela Associação Amigos do Conservatório de Música, e tem coordenação  dos professores Thiago Colombo e Márcio de Souza. ENTRADA FRANCA

  Prof. Dr. Matthew Spring (Inglaterra Professor da Bath Spa Universtiy) – Matthew was born in Tanzania, and went to Saltash Comprehensive School in Cornwall.   After gaining a first in music and history at Keele University, followed by an MMus with distinction at Goldsmiths College London University in ethnomusicology, he then completed a DPhil at Magdalen College, Oxford.  He also enjoyed a gap year at Sarah Lawrence College USA, and studied lute and early music performance at the Royal College of Music.  Matthew is now a Reader in Music at Bath Spa University.  Formerly he taught at London Guildhall University, where he held a three-year Leverhulme Research Fellowship (1989-92), followed by a period as music lecturer at Birmingham University.   His History of the Lute in Britain was published by OUP in 2001 and won the international Bessaraboff prize from The American Musical Instrument Society (AMIS), and his edition of the Balcarres Manuscript was published in 2010.  He performs with a number of Early Music ensembles and has appeared on over 50 recordings.  Matthew has wide interests in Early Music with a specialism in music for the lute and related instruments.  Since working in Bath he has developed an interest in the music of Georgian Bath.  Matthew directs a number of professional and student ensembles and has performing experience in world and folk music.               “http://www.matthewspring.co.uk/lute.html

Prof. Dr. Marcos Araújo Brasil –  Professor Adjunto da UFRGS – Bacharel pela Universidade Federal de Santa Maria, Araújo cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, depois concluiu o doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal.

Prof. Dr. Fernando Elías Llanos (Peru/Pós-outorando da UFRGS) – Violonista e Etnomusicólogo. Doutorando em Música (PPGMUS-ECA/USP) e Mestre em Música (IA/UNESP). Professor de Violão Popular na Fundação da Artes de São Caetano do Sul. Autodidata, prosseguiu seus estudos de especialização no instrumento com Celso Delneri e Paulo Porto Alegre (EMM). Já compôs peças para violão baseadas nos ritmos da costa peruana e na música popular brasileira. Temas do seu interesse: violão latino-americano, etnomusicologia do violão, repertório crossover para violão erudito e popular, ensino do violão popular

SERVIÇO

O que: VI ENCONTRO DE VIOLONISTAS DA UFPEL

Quando: 24 a 26 de setembro de 2018 – Manhã, tarde e noite

Local: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel (Rua Felix da Cunha, 651)

Promoção: Associação Amigos do Conservatório de Música

Evento aberto à comunidade, com entrada franca

Publicado em Notícias | Comentários desativados em IV ENCONTRO DE VIOLONISTA DA UFPEL

Recital de Alunos e Ex alunos dos Cursos de Música da UFPel

Encaminhado para os últimos eventos em comemoração ao Centenário do Conservatório de Música da UFPel, a entidade oferece ao público pelotense um espetacular recital de alunos e alguns de seus ex alunos. O evento ocorrerá no dia 11 de setembro às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música. A coordenação está a cargo do Marcelo Macedo Cazarré. Entrada Franca.

Subirão ao palco os cantores Rossana Sparvoli, Sabrina Waltzer, Raíssa Leal, Renata Gonçalves, Natália Gonçalves, os pianitas Alexandre Noguês, Juliano Giambastiani Rech, Felipe Bunilha, Felipe Oliveria, Guilherme Pelliccioli, Tomás Storino; o acordeonista Vinicius Terres, os violonistas João Alexandre Straub Gomes, Vasco Jean Azevedo, o flautista Mateus Messias, entre outros instrumentistas que estão confirmando suas participações. O repertório vai do erudito ao popular.

SERVIÇO

O que: Recital de Alunos e Ex alunos dos Cursos de Música da UFPel

Quando: 11 de setembro às 19 h 30min.

Onde: Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música – Rua Félix da Cunha, 651

Quanto: Entrada franca

 

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Alunos e Ex alunos dos Cursos de Música da UFPel

Recital Internacional de Piano com Javier Montañés – Espanha

Setembro é muito especial, pois é o mês onde finalmente iremos festejar os 100 anos do Conservatório de Música da UFPel.

Abriremos a programação mensal no dia 05 de setembro às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório, onde acontecerá o recital com o pianista Javier Montañés (Espanha), em comemoração aos 145 anos da Associação Comercial de Pelotas, juntamente com a homenagem ao centenário do Conservatório. O evento é uma promoção da ASSAMCON, e está sob coordenação do Prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré. Entrada Franca

Nascido em Zaragoza (Espanha), inicia seus estudos músicais aos 5 anos com Valeria Vaganova. Desde dos 9 começa seus estudos oficiais com Andrés Ibiricu no Conservatorio Municipal de Música de Zaragoza. Aos 14 anos é admitido no Conservatorio Profesional de Música de Zaragoza com a tutela de Consuelo Roy. Em 2011 participou do projeto “Doce Danzas” com o Centro Drámatico de Aragón em memória do compositor e pianista espanhol Enrique Granados, tocando a Sala Fleta da Puebla de Alfindén e no Auditorio Eduardo del Pueyo.

Em 2015 foi ganhador do primeiro prêmio do IV Concurso de interpretación musical “Pilar Bayona”. Há atuado tanto como solista como com orquestra na Sala Mozart e Sala Luis Galve do Auditorio de Zaragoza, Sala Cai Luzán, o Palacio de Sástago, Edificio Paraninfo da Universidad de Zaragoza, Centro Cultural Ibercaja Actur, Iglesia de Santa Isabel de Portugal, entre outras.

Há recebido aulas e conselhos de maestros da talla de Christian Pohl, Kennedy Moretti, Ramón Coll, Maria Szraiber, András Kemenes, Balázs Szokolay, László Baranyai, Balász Kecskés , Begoña Uriarte, Daniel del Pino, Pia Kaiser, Winfried Apel, Lluís Rodríguez e David Kuyken

Atualmente continua seus estudos de piano no Conservatorio Superior de Música de Aragón (CSMA) com a tutela do catedrático Miguel Ángel Ortega, e recebendo aulas de música de câmara com o Cuarteto Quiroga. Ocupa em sua vez o posto de pianista repertorista do coro Amici Musicæ do Auditorio de Zaragoza desde 2016.

www.youtube.com/watch?v=lyYIBHgupos

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital Internacional de Piano com Javier Montañés – Espanha

Recital de Piano com Mauricy Martin – SP

Encerrando a programação do mês de agosto em Homenagem ao Cem anos do Conservatório de Música da UFPel, convidamos a todos para que prestigiem o pianista Mauricy Martin, professor da UNICAMP. O evento acontece no dia 29 de agosto (quarta-feira) às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório (Rua Félix da Cunha 651). Coordenação prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA

Master classe de piano no dia 30 de agosto às 14h no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música, mais informações na secretaria do Conservatório de Música. Vagas limitadas para executantes. Executantes R$ 50,00 / Ouvintes R$ 20,00

Maurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Hungria, Itália, Sérvia, Argentina e Paraguai.  Como camerista, colaborou com respeitados artistas, incluindo os brasileiros violoncelista Antonio Lauro Del Claro, soprano Niza Tank, contrabaixista Milton Masciadri, o alemão Martin Krasnenco barítono e clarinetista belga Walter Boykens.  Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues.  Seu estilo pianístico é reconhecido pelo seu “som claro, limpo e bonito”. Sua apresentação da Sonata I de Alberto Ginastera em Raleigh (EUA) foi aclamada como “um das melhores apresentações…, mostrando musicalidade profunda e compreensão da alma interior da música, bem como uma facilidade técnica de mais alto nível”.  Educador dedicado, Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação internacional como professor e membro de bancas em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, Universith of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin é frequentemente convidado como professor e pianista em festivais no Brasil como Festival Internacional de Brasilia; Festival das Esferas (SP); Festival de Londrina; Festival da Fundação das Artes (SP); Encontro Internacional de Pianistas de Tatui, Encontro Internacional de Pianista de Piracicaba. No exterior foi professor no Encontro Internacional de Pianistas de Mar Del Plata (Argentina); Resonant Thoughts (Itália) e   na Sérvia é Diretor Artístico do Backa Palanka International Piano Festival.

Em 2017, pelo trabalho realizado ao longo dos anos na formação de jovens pianistas e pela contribuição para a vida cultural de Campinas Mauricy Martin foi selecionado para tomar posse na Academia Campineira de Letras e Artes ocupando a cadeira Oscar Lorenzo Fernandez.

Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa escola de música da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura.

SERVIÇO:

O que:  RECITAL DE PIANO – Mauricy Martin

– Homenagem aos Cem anos do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 29 de agosto de 2018 às 19h 30min

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651)

Quanto: Entrada Franca

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Piano com Mauricy Martin – SP