Concerto de Aberto do II Encontro de Sopros

O Recital de Abertura do II Encontro de Sopros acontece dia 16 de julho às 19h30 e envolve a participação dos professores Rafael Velloso (saxofone), Samuel Antonio Lopes (trombone), Jessica Conde Garcia de Oliveira (trompa), Andre Luiz Falcão Lacerda (trompete) e Alex Oliveira (tuba e eufônio), ministrantes dos cursos. O evento será realizado no Conservatório de Música na Rua Félix da Cunha, 651 – Pelotas/RS, com entrada franca.
Informações através do fone: (53) 3222-2562

#PraCegoVer: Card de Divulgação do Recital de Abertura do II Encontro de Sopros: Uma imagem com fundo branco e a imagem parcial de dois instrumentos de sopro sugerindo que as seguintes informações contidas na imagem estejam saindo deles, como um sopro: Na parte superior, ao centro, a logomarca do evento, composta pelo desenho de um eufônio de costas para um trompete e em letras escrito, em numeral itálico, segundo, seguida de Encontro de Sopros. Ao centro informações sobre o Recital de Abertura com Professores e Convidados. Outras informações descritas na imagem: na parte superior à direita, a data 16 a 19 julho barra vertical 2019, Conservatório de Música barra vertical UFPEL; na parte inferior no canto esquerdo aparecem as logomarcas da Gestão Cultural: Imago Produtora; e dos apoiadores institucionais: Conservatório de Música da UFPel, Associação Amigos do Conservatório de Música, Escola para Deficientes Visuais Louis Braille e financiamento Prefeitura Municipal de Pelotas.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Concerto de Aberto do II Encontro de Sopros

II ENCONTRO DE SOPROS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Com a proposta de uma verdadeira imersão musical o II Encontro de Sopros do Conservatório de Música abre inscrições para as oficinas do evento, que ocorre de 16 a 19 de julho, no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O foco do projeto é para a qualificação de músicos nos estudos relacionados à música de câmara e prática de instrumentos de sopro.
A iniciativa propõe uma verdadeira imersão musical e tem abrangência aos participantes da região sul. O objetivo é proporcionar o acesso a materiais de estudo para o aperfeiçoamento, dentro do universo da música instrumental. Serão ofertadas 75 vagas, distribuídas em cinco oficinas (15 vagas para cada instrumento de sopro) de trompete, trombone, trompa, saxofone, tuba e eufônio.
O projeto prevê ainda a vivência de apresentações em conjunto e orquestra, realizadas em espaços públicos, gratuitamente: Recital de Abertura, Apresentações Públicas dos Conjuntos e Concerto de Encerramento.
O II Encontro de Sopros do Conservatório de Música é financiado através do Programa Economia da Cultura e Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de Pelotas. Tem gestão cultural da Imago Produtora e apoio da Associação dos Amigos do Conservatório de Música de Pelotas, Conservatório de Música da UFPel e Universidade Federal de Pelotas.
Serviço:
OFICINAS
Ø Inscrições:
Até 6 de julho ou enquanto durarem as vagas.
– Valor: R$ 50,00
– Local: Conservatório de Música da UFPel
Endereço: Rua Félix da Cunha, 651 – Pelotas/RS
Telefone: (53) 3222-2562
Diariamente, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30
Ø Horários e datas:
OFICINAS: dias 16, 17, 18 e 19 de julho, das 16h às 18h45.
PRÁTICAS: dias 17 e 18 de julho, das 19h30 às 22h, com atividades de prática de música de câmara e prática de conjunto de instrumento de sopro.
PROGRAMAÇÃO:
16/julho – terça-feira
19h30 – Recital de abertura com professores das Oficinas e convidados
Local: Conservatório de Música da UFPel -Salão Milton de Lemos
Entrada franca
18/julho quinta-feira
Apresentações públicas dos Conjuntos Instrumentais (alunos + professores)
10h – Museu Carlos Ritter – Praça Cel. Pedro Osorio, 1
11h30 – Calçada da Prefeitura – em frente à Praça Cel. Pedro Osorio
14h – Calçadão da Sete de Setembro esquina XV de Novembro -Café Aquários.
16h – Mercado Público
19/julho sexta-feira
19h30 – Concerto de Encerramento (alunos + professores)
Local: Conservatório de Música da UFPel -Salão Milton de Lemos
Entrada franca
Créditos:
Coordenação geral e produção executiva: Profa. Eliane Brum Machado
Coordenação pedagógica e direção artística: Alex Sandro Oliveira
Planejamento e gestão cultural: Imago Produtora (Luana Khodja)
Apoio: Escola Louis Braille, SMED Pelotas, Associação dos Amigos do Conservatório de Música de Pelotas, Conservatório de Música da UFPel.
Financiamento: Programa Economia da Cultura e Diversidade e da
Prefeitura Municipal de Pelotas/SECULT
Publicado em Notícias | Comentários desativados em II ENCONTRO DE SOPROS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

RECITAL DE PIANO COM MARIACLARA WELKER

A Associação Amigos do Conservatório de Música convida a todos para Recital de Piano com Maria Clara Welker, no dia 11 de junho às 19h 30min. no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. ENTRADA FRANCA

Mariaclara Welker tem 15 anos, e apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade, na Casa da Música. Tem sido convidada como recitalista, e já atuou várias vezes na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco, no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e também apresentou-se em Pelotas, Erechim e Montenegro.

Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte, e por várias ocasiões foi solista com esta mesma orquestra. Este concurso abriu convites para outras orquestras, como a Orquestra Filarmônica da PUC, a Orquestra Villa-Lobos, e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Atuou com os regentes Antonio Borges Cunha, Manfredo Schmiedt, Márcio Busato, Fernando Cordella, Cecília Silveira e Matheus Kleber.

Apresentou-se nas audições de alunos do Festival de Piano de Ivoti, e no V Gramado in Concert, em Gramado. Participou como executante em masterclasses de Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Melanie Chen e Raphael Lustchevski. Sua formação pianística contou com as professoras Fernanda Anders, Viviane Matchulah, Catarina Domenici e Olinda Allessandrini.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em RECITAL DE PIANO COM MARIACLARA WELKER

SARAU da Assamcon

O Conservatório de Música e a Associação Amigos do Conservatório de Música promovem no dia 30 de maio às 19h 30 min., no Salão Milton de Lemos do Conservatório, a primeira edição dos Saraus no ano de 2019. O evento tem a coordenação dos acadêmicos Marcelo Schuch e Vinícius Terres.

ENTRADA GRATUITA.

Este evento tem como objetivo reunir amigos, músicos e alunos dos Cursos de Música da UFPel para mais uma edição do “Sarau do Conservatório de Música”. Subirão ao palco Renata Gonçalves, Tomás Storino, Daniel Carnales, Vinícius Terres, Pablo Cid Bember, Felipe Bunilha, Paulo Lima, Eliane Brum, Estela Deunisio, Maéli Nunes, Nathalia Lima, Jonas Klug, Octávio Amaral Machado, Gabriel Caldeira, Gustavo Baldi e Bruno Galhardi. Interpretarão obras de F. Schubert, A. Piazzola, R. Gnatalli, C. Guastavino, entre outros.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em SARAU da Assamcon

Nardo GONZÁLEZ – Oficina de Violão

A OFICINA GRATUITA  de violão de Nardo González (violonista de Raúl Barboza) acontece na Quarta-feira, 22 de maio às 10:00 horas, Salão Milton de Lemos, Conservatório de Música da UFPel, Rua Félix da Cunha, 651 – Centro, Pelotas – RS,

Inscrições: chobajos@gmail.com

 

Apoio: Conservatório da UFPel e a Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON).

González atualmente integra ao grupo de acordeonista Raúl Barboza. Tem acompanhado em violão aos seguintes artistas: Litto Nebbia, Emilio del Guercio (Almendra), Miguel Cantilo, Ramón Ayala, Liliana Herrero, Chango Farías Gómez, Chango Spasiuk, Víctor Velázquez, Cary Pico, Juan Falú, Luis Carlos Borges, Carlos Aguirre, e Ramiro Gallo. Tem realizado turnês de Austria, França, Suiça, Inglaterra, China, Portugal, Brasil, Paraguai, Uruguai, Equador e Argentina.

É diretor do Ensamble de Música Popular Argentina de UADER FHAyCS e é Profesor na Escuela de Música Celia Torrá, C. del Uruguay. FHAyCS.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Nardo GONZÁLEZ – Oficina de Violão

I SEMANA DE MÚSICA ASSAMCON

Apresentamos com muito prazer, a 1° Semana de Música Assamcon. Evento onde será contado um pouco da história e situação do Conservatório de Música da UFPel, e a celebração do aniversário da Associação, criada em maio de 1996, com finalidade de ajudar a manter o Conservatório de Música. Não perca, todos os tem entrada é franca.

Dia 16/04 às 19 horas – Gala Lírica – com a participação dos alunos do Curso de Canto da UFPel;

Dia 17/04 às 20 horas – Chorei Sem Querer –
O grupo instrumental Chorei Sem Querer retorna ao palco do Salão Milton de Lemos para uma apresentação, onde mostrará um repertório de composições próprias e releituras de choros clássicos.
Na apresentação o grupo receberá duas participações muito especiais: o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e saxofonista Rafael Velloso e o professor do Conservatório Ufpel e acordeonista Vinícius Terres.

Dia 18/04 às 20 horas – A Barda –
“O projeto formado por Raíssa R. Leal (voz), Arthur Salles (violão), Mateus Messias (flautas) e Gabriel Faro (percussão) tem como objetivo levar a seu público um espetáculo que mistura música folk, cultura neo medieval e trilhas de filmes, séries e games.
No repertório, temas icônicos da música folk e trilhas sonoras de séries e filmes como Game of Thrones e Senhor dos Anéis, além de games consagrados como Skyrim e Chrono Cross.”

Publicado em Notícias | Comentários desativados em I SEMANA DE MÚSICA ASSAMCON

1º EVENTO SEMANAL DA ASSAMCON

Apresentamos com muito prazer, a 1° Semana de Música Assamcon, evento onde será contado um pouco da história e situação do Conservatório de Música da UFPel,  também será celebrado o aniversário da Associação, criada em 1996, com finalidade de ajudar a manter o Conservatório de Música. Não perca, a entrada é franca. #conservatoriodemusica #casacentenaria #pelotas #satolep #conservatorio #vivaamusica#vivaaarte #missday #conservatorio2019 #musicapelotas

Publicado em Notícias | Comentários desativados em 1º EVENTO SEMANAL DA ASSAMCON

CORAL INFANTO-JUVENIL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel: fundado na década de 90, sob coordenação e direção da professora Leda Maria Vieira Pacheco. Inicialmente congregou alunos dos cursos de instrumentos e teoria musical do Conservatório de Música, sendo mais tarde aberto à comunidade da UFPel. Foi reativado no segundo semestre de 2017, atualmente conta com 18 integrantes e é aberto a toda comunidade com faixa etária entre 09 e 14 anos de idade. Tem como regente Raquel Conceição Barbier.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CORAL INFANTO-JUVENIL DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

CORAL FEMININO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

Coral do Conservatório de Música: fundado no ano 1943, por iniciativa do professor e diretor Milton de Lemos, teve como regente Lourdes Nascimento, professora de canto do Conservatório de Música. Foi composto inicialmente por 40 vozes femininas de alunas e ex-alunas do Curso de Canto da escola. Importante salientar que a atividade do coro remonta a sua data de fundação, sua primeira audição foi em 1918. Após a saída da profª Lourdes Nascimento do Conservatório, ela fundou o Coral Artístico Princesa do Sul com as mesmas integrantes do Coral do Conservatório, após seu falecimento o Coral foi assumido pela profª de canto Therezinha Oxley Rodrigues, a qual ficou à frente do trabalho de     a  2017. Em 2018 o Coral retornou para o Conservatório de Música, passando a chamar-se Coral Feminino do Conservatório de Música, conta com 30 vozes e está sob a regência de Raquel Conceição Barbier.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CORAL FEMININO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

CURSO AVANÇADO DE MÚSICA

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA promove

CURSO AVANÇADO DE MÚSICA

Teoria e Percepção Musical, Canto e Violão  2019/I

Canto – 03 vagas

Violão – 03 vagas

Teoria e Percepção Musical – 15 vagas

Missão: O Curso de Música Avançado destina-se à comunidade em geral e tem a missão de sistematizar os princípios dos elementos da linguagem musical, e visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção musical para compreensão musical contextualizada. Quatro módulos para Teoria e Percepção Musical e seis módulos para Prática Instrumental, em aprofundamento crescente, são oferecidos para estudantes com idade a partir dos 14 anos, com conhecimentos musicais teórico/instrumentais prévios.

Local: Conservatório de Música da UFPel

Carga-horária: 32 horas-aula por módulo – Teoria e Percepção Musical

16 horas-aula por módulo – Instrumental

Informações Gerais:

  1. A Teoria e Percepção Musical está organizada em quatro módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em seis módulos (03 anos)

 

  1. Há limite de vagas para cada módulo, embora seja permitida a inscrição de número ilimitado de candidatos potenciais a serem selecionados.

 

  1. Será cobrada uma taxa de R$ 2,00 no ato da inscrição para prova de ingresso. A prova de ingresso é obrigatória para todos os alunos novos. Dia dos testes será informado no dia da inscrição.

 

  1. Ao aluno aprovado será assegurada a vaga para o nível subsequente.

 

  1. No caso de o aluno ser contemplado com uma vaga, após a prova de seleção, será possível o trancamento da vaga somente após ter sido solicitado por carta de cancelamento da vaga (enviada para associacaoconservatoriodemusic@gmail.com) além do pagamento do mês corrente. Ou seja, uma vez matriculado e aceito no curso, o aluno se compromete formalmente com o curso e deverá solicitar rescisão de contrato (por escrito) assim como pagar, pelo menos, o primeiro mês do curso, caso ele desista, ou seja, impedido por forças maiores, de segui-lo.

 

  1. Disciplina de Teoria e Percepção Musical:

Horário das Turmas: Sextas feiras das 19h às 21h

Será aberta a turma somente em dependência do número de inscritos, após a prova de ingresso, obrigatório a todos os novos ingressantes.

  1. Opções de pagamento:

I – Valor referente a duas disciplinas: 01 × de R$ 648,00 (no ato da matrícula) já incluído o desconto de 10 %  ou 01 e mais 02 × de R$ 240,00

II – Valor para somente uma disciplina (Teoria ou Prática): 01 x R$ 468,00 ou 01 e mais 02 x de R$ 173,00

  • O não cumprimento do pagamento de qualquer parcela até a data de vencimento implica na cobrança da taxa de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso.

08. Matrículas: Será divulgado após resultado prova de ingresso.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CURSO AVANÇADO DE MÚSICA