CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MUSICAL

Teoria e Percepção Musical e Prática Instrumental 2023

Missão: O Curso de Aperfeiçoamento Musical destina-se à comunidade em geral e tem a missão de sistematizar os princípios dos elementos da linguagem musical, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção musical para compreensão musical contextualizada. É desenvolvido em dois módulos para Teoria e Percepção Musical, dois módulos de Harmonia Musical e seis módulos para Prática Instrumental/Canto, em aprofundamento crescente. Os cursos são oferecidos para estudantes com conhecimentos musicais teórico/instrumentais prévios.

Local: Conservatório de Música da UFPel

Carga-horária: 64 horas-aulas por módulo – Teoria e Percepção Musical (anual)                                               64 horas aulas por módulo – Harmonia Musical (anual)                                                               32 horas-aula por módulo – Instrumental (anual)

Informações Gerais:

NÍVEL INTERMEDIÁRIO:

A disciplina de Teoria e Percepção Musical está organizada em dois módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em três módulos (02 anos e meio)

NÍVEL AVANÇADO:

A disciplina de Harmonia Musical está organizada em dois módulos (02 anos), em aprofundamento qualitativo, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção harmônica para compreensão musical contextualizada. As disciplinas Instrumentais estão organizadas em três módulos (02 anos e meio).

Há limite de vagas para cada módulo, embora seja permitida a inscrição de número ilimitado de candidatos potenciais a serem selecionados.

Ao aluno aprovado será assegurada a vaga para o nível subsequente.

No caso de o aluno ser contemplado com uma vaga, após a prova de seleção, será possível o trancamento da vaga somente após ter sido solicitado o cancelamento da vaga por e-mail para associacaoconservatoriodemusic@gmail.com, além do pagamento do mês corrente.

Disciplinas de Teoria e Percepção Musical e Harmonia Musical:

Horário das Turmas: Turno da noite – das 19h às 20h 50min

Será aberta a turma somente em dependência de cinco ingressantes aprovados.