Bate papo, master class e recital com o violonista Pedro Aguiar

Bate papo – 12/03 – 10h Sala 06 do Conservatório de Música da UFPel

Master class – 12/03 – 14 h Sala 06

Recital – 13/03 19h – Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel

Pedro Aguiar, nascido em Brasília, em 1990, iniciou seus estudos no  continente americano, primeiro na Universidade de Goiás, no Brasil, e  depois na Marshall University, nos Estados Unidos. Em 2012, continuou  seus estudos na Europa, primeiro em Paris, em seguida em Munique, onde  obteve mestrado em violão clássico e em música contemporânea.

Concertista versátil apresenta-se como solista a frente de orquestras  e em diferentes formações de música de câmara. Desde 2018, é membro da  Ópera de Câmara de Munique. Seus concertos o levaram a vários países  da Europa (Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Itália,  Portugal, Suíça), América do Sul (Chile, Brasil, Argentina, Uruguai) e  Estados Unidos. Além de suas atividades como concertista, Pedro Aguiar desenvolveu  suas habilidades de ensino como professor assistente na Escola  Superior de Música e Teatro de Munique, tendo vários alunos premiados  em concursos e que se tornaram músicos profissionais. Também ministra  masterclasses em diversos festivais e conservatórios de música.

Devido às suas extraordinárias habilidades, recebeu um prêmio especial  da Fundação Orlando de Lassus, uma bolsa de estudo do Serviço de  Intercambio Alemão (DAAD) e da CAPES/FIPSE. Ganhou quinze prêmios em  concursos internacionais de violão, incluindo o primeiro prêmio no  famoso Concurso Internacional de Violão Alhambra, na Espanha.

Em 2020, gravou seu primeiro CD pela Naxos (Brazilian Guitar Music)  que compõe a lista dos melhores álbuns de 2020 da rádio de música  clássica de Nova Iorque WQXR.

APOIO: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

“Les Années folles!” – O violão na década de 1920 em Paris

>Manuel de Falla (1876- 1946)

Homenaje pour le tombeau de Debussy

>Manuel M. Ponce (1882-1948)

Suite em La mineur

Preludio

Allemande

Sarabande

Gavotte

Gigue

>Germaine Tailleferre (1892 -1983)

Guitare

>Gustave Samazeuilh (1877-1967)

Sérénade

>H. Villa-Lobos (1887-1959)

12 Estudos

* A década de 1920 em Paris é marcada pela efervescência cultural, onde  se reuniram alguns dos maiores artistas do século XX. Era possível  andar pelas ruas de Paris e se deparar com Igor Stravinsky ou Pablo  Picasso, escutar Josephine Baker nos recém fundados clubes de jazz de  Montmartre, ou perceber a presença de Salvador Dali e Ernest Hemingway  em um café no Quartier Latin. Este cenário propiciou o florescer de obras icônicas para o violão  clássico, a presença de Andrés Segovia inspirou vários dos  compositores residentes na Cidade-Luz.

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.