Recital palestra de abertura do II Simposio Internationl Musica e Critica

Dia 22 de outubro 2018 – 19h 30min

Conservatório de Música da UFPel

Título : A musica de Claude Debussy : criticas e ecos.

 

 

Zelia Chueke consagra sua carreira de pianista e pesquisadora entre a Europa e as  Américas. Apresentando-se em festivais, séries de concertos e gravações para Radio e TV, como solista e camerista, com CDs gravados, divulga um repertório diverso, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, tendo realizado inúmeras estréias e primeiras audições, adotando regularmente desde muito jovem, o formato de recital comentado.  Seus principais tutores foram Dulce Leal de Souza, Sônia Maria Vieira, Homero Magalhães, Hans Graf, Grant Johannesen e J.B. Floyd. Recebeu ainda orientação, em Master Classes,  de Caio Pagano, Fany Solter, Werner Genuit, Sergiu Celibidache, Leonid Brumberg, Luiz de Moura Castro e Grant Johannesen.

 

Bacharel Summa cum Laude em piano pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Master of Music pelo The Mannes College of Music NY,  Doctor of Musical Arts pela University of Miami onde estudou com bolsa integral oferecida pela universidade, atuando igualmente como Teaching Assistant. Recebeu o Academic Merit, a mais alta dignidade acadêmica nos US sendo eleita membro da Pi Kappa Lambda Honor Society.   Adjunct Faculty na New World School of the Arts, University of Florida entre 2000 e 2002, Zélia Chueke  radicou-se em Paris a partir de 2002 estagiando como pós-doutoranda na Université Paris-Sorbonne junto ao Observatoire Musical Français, onde passou a atuar como pesquisadora permanente até 2014 quando esta unidade de pesquisa foi englobada ao IreMus Institut de recherche en musicologie (IReMus, UMR 8223/CNRS, Paris-Sorbonne, BnF, MCC).  Continuando a exercer as mesmas atribuições nesta que é a maior unidade mista de pesquisa da Europa, dirige o  Groupe de recherche des musiques brésiliennes (GRMB) e o projeto International Exchanges on Music Theory and Performance (IEMTP) em parceria com universidades de três continentes. Professora Associada  da Universidade Federal do Paraná, dirige o Grupo de Estudos e Prática da Música dos séculos XX e XXI (CNPq/UFPR) e participa do Grupo Smart Cities da UFPR.

Entre suas diversas publicações destacam-se em sua produção, três livros : o primeiro, de autoria própria, lançado em março deste ano e já  na segunda tiragem,  Face à l’inconnu. Les pianistes et la musique de leurs temps, Paris, L’Harmattan, Collection Musique(s) en question(s),  2017 e dois outros sob sua direção,  Rythmes brésiliens. Musique, philosophie, histoire, société, Paris, L’Harmattan, Collection L’Univers esthétique, 2014 ; Leitura, Escuta e Interpretação, Curitiba, Editora UFPR, 2013.  www.zeliachueke.com

PROGRAMA

Claude Debussy (1862-1918)

 Pour les sonorités opposées (Etudes, vol. II)

 Pour les degrés chromatiques  (Etudes, vol. II)

 Pour les cinq doigts (Etudes, vol. I)

 Pour les quartes (Etudes, vol. I)

 Les soirs illuminés par l’ardeur du charbon

Deuxième Arabesque

Golliwoog Cake Walk (Childrens’ Corner)

Mouvement (Images I)

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.