RECITAL EM MEMÓRIA DO FLAUTISTA E PROF. EXPEDITO VIANNA

Nesta segunda feira, 08 de outubro, às 19 h e 30 min. no Salão Milton de Lemos, a Classe de Flauta Transversal da UFPel e convidados, coordenada pela Prof. Raul Costa d’Avila, presta uma homenagem ao Prof. Expedito Vianna que, se vivo, completaria 90 anos dia 07 de outubro. Nascido em 1928, foi primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, de 1981 a 1988, e professor da Escola de Música da UFMG, entre 1965 a 1992, onde o Prof. Raul se graduou em 1987. Entrada Franca

Natural de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, Expedito sofreu influência de sua família, que tinha vocações musicais. Sua iniciação nos seus estudos do flautim foi aos sete anos e, ao se mudar para Belo Horizonte, em 1954, conseguiu ingressar na Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. Quatro anos mais tarde, foi estudar em Salvador, nos Seminários Livres de Música. Retornou a Belo Horizonte em 1965, quando então prestou concurso para o cargo na UFMG.

Fã do tenor italiano Benamino Gigli, Expedito ficava impressionado com os harmônicos que surgiam da voz de Gigli, quando este mudava as vogais. Assim, movido por uma aguçada curiosidade e competência nata, pesquisou e estudou no canto os harmônicos provenientes da utilização das vogais. Com resultados satisfatórios, naturalmente aplicou sua pesquisa no cotidiano de seus estudos de flauta e também em suas aulas, diferenciando assim a qualidade da sonoridade de seus alunos.

Em 2005, um de seus ex-alunos, Fernando Pacífico Homem, defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG com o título: “EXPEDITO VIANNA: um flautista à frente de seu tempo”, onde é abordada as quatro principais propostas pedagógicas de Expedito: I. a alteração do timbre através da utilização das vogais; II. a aplicação dos estudos de sonoridade de Marcel Moyse no estudo de trechos difíceis do repertório; III. a solução de problemas técnicos através do reagrupamento de notas; IV. o estudo de tonalidades baseado na transposição de melodias simples.

Conforme o amigo e colega Fernando Pacífico: “Vianna nunca se preocupou em ser aclamado como uma ‘estrela’ no mundo dos flautistas. Suas ideias se disseminaram porque constituem instrumentos didáticos eficazes. Vários de seus ex-alunos hoje ocupam importantes posições profissionais em várias partes do Brasil. Esta é, sem dúvida, a maior prova da eficácia de suas ideias”.

Participam do Recital:  Prof. Raul e os alunos Mateus Messias, Matheus Amaral, Mayara Araújo, Júlia Alves, Virginia Oliveira, contando com as Participações Especiais da Profa. Liliana Michelsen, do acadêmico do Curso de Violão William Fagundes.

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.