Recital Internacional de Piano – Bernardo Santos – Portugal

Convidamos a todos para o recital de piano com o pianista português Bernardo Santos, em comemoração ao centenário do Conservatório de Música da UFPel. O evento acontece no dia 20 de agosto (segunda-feira) às 19h 30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório (Rua Félix da Cunha 651). Coordenação prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA

Master classe de piano no dia 21 de agosto às 9horas  no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música. Gratuito.

Bernardo Santos – iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na classe da professora Klara Dolynay, em Coimbra, tendo concluído, em 2013, o 8º grau com a classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Aveiro com o professor Álvaro Teixeira Lopes, tendo sido galardoado com o Prémio Município de Aveiro, atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro a terminar esta licenciatura. Na vertente de Música de Câmara, estudou com o pianista e compositor António Chagas Rosa. Terminou recentemente a componente de piano relativa ao seu Mestrado com classificação máxima (20 valores). Concluiu também estudos de pós-graduação com o pianista Josep Colom no Conservatori del Liceu, em Barcelona. A nível de investigação, Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Frederico de Freitas, sendo responsável pela edição crítica e publicação do Tema e Variações deste compositor.

Desde o início dos seus estudos que participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a sua participação no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris), onde recebeu o 3º prémio, em 2013, na categoria superior, e o prémio Outstanding Soloist do concurso e festival Mastering the Concerto, na Bulgária, em 2017. Tem participado também em masterclasses de pianistas de renome internacional, tais como Aquilles Delle Vigne, Artur Pizarro, Boris Berman, Carles Lama, Deniz Arman Gelenbe, Dubravka Tomsic, Guigla Katsarava, Jun Kanno, Luiz de Moura Castro, Manuela Gouveia, Mattia Ometto, Nancy Lee Harper, Pamela Mia Paul, Paul Badura-Skoda e Yi Wu.

Bernardo Santos teve a oportunidade de se apresentar em concerto com a Vidin State Philarmonic Orchestra, Orquestra de Cordas da Universidade de Aveiro, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo tocado sob direção dos maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd e Kira Omelchenko. Apresentou-se em recitais por todo Portugal, em salas como o Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, Museu Nacional da Música, Palácio Foz, Teatro Municipal de Portimão e Teatro Rivoli. Foi ainda convidado para tocar em países como Alemanha, Brasil, Bulgária, Inglaterra, Irlanda e Suíça, destacando-se os recitais na Casa Museu Pancho Vladigerov (Sófia), no National Concert Hall (John Field Room), no Royal Albert Hall (Elgar Room) e na Tonhalle Düsseldorf. Recentemente, apresentou um recital em direto para a rádio Antena2, no Auditório do Liceu Camões. Foi um dos artistas convidados para o II Festival Internacional de Jovens Pianistas, em Amarante e foi o Artista Residente 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda. A nível de música de câmara, tem-se apresentado em concerto com vários artistas André Lacerda, André Piolanti, David Wyn Lloyd, Diego Caetano, Nuno Faria, Svetlana Rudenko e Tiago Melo. Participou também no projeto “Curtas” do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira, culminando na gravação de um CD. A partir de Setembro de 2018, Bernardo Santos frequentará o Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres, de modo a realizar um diploma de artista, sendo bolseiro desta universidade, da Fundação Dionísio Pinheiro e da Fundação GDA.

SERVIÇO:

O que:  RECITAL INTERNACIONAL DE PIANO – BERNARDO SANTOS – Portugal

– Homenagem aos Cem anos do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 20 de agosto de 2018 às 19h 30min

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música (rua Félix da Cunha, 651)

Quanto: Entrada Franca

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.