NOITE FESTIVA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFPEL

A Direção do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, juntamente, com a Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON) e a Santa Fé Produtora & Patrimônio convidam para um evento único e histórico: O término do Restauro Parcial do Conservatório de Música da UFPel e encerramento das atividades do ano letivo.
Este é um momento de celebração, reflexão e renovação. Vamos marcar o fim de uma etapa importante para a nossa instituição e a comunidade, com a conclusão do restauro parcial do Conservatório, um espaço de grande valor cultural e artístico. A celebração contará com apresentações musicais e uma homenagem à história do Conservatório, além de uma visita especial às melhorias e restaurações realizadas no sobrado da Rua Félix da Cunha, 651 esquina com a Rua Sete de setembro – “Conservatório de Música”.
Contamos com sua presença para juntos celebrarmos este marco importante para a cultura e a educação musical de nossa cidade e região.
Sua presença será muito importante para nós!
Dia 17 de dezembro
19  horas
Salão Milton de Lemos
Conservatório de Música da UFPel – Rua Félix da Cunha, 651
ENTRADA FRANCA
Publicado em Notícias | Comentários desativados em NOITE FESTIVA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFPEL

Recital em Comemoração aos 107 anos do Conservatório de Música da UFPel

 Recital em Comemoração aos 107 anos do Conservatório de Música da UFPel 
É com imensa satisfação que convidamos você para uma noite de celebração dos 107 anos do Conservatório, com dedicação à arte e à música, em um momento de sensibilidade e cultura, onde irão se apresentar os professores dos Cursos de Música da UFPel e os grupos Iluminura e Camerata UFPel.
📅 Data: 18 de setembro de 2025
📍 Local: Salão Milton de Lemos/Conservatório de Música
⏰ Horário: 19h30
Sua presença será motivo de grande honra.
Entrada franca.
Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital em Comemoração aos 107 anos do Conservatório de Música da UFPel

Recital de Canto e Piano com Carla Domingues e Patrick Menuzzi

 Recital de Canto e Piano com Carla Domingues e Patrick Menuzzi 
Uma noite especial para celebrar os 107 anos do Conservatório de Música, com arte e emoção.
📅 Data: 17 de setembro de 2025
📍 Local: Salão Milton de Lemos/Conservatório de Música
⏰ Horário: 19h30
Venha prestigiar e se encantar com este momento único!
Entrada gratuita e aberta ao público. 💫
PROGRAMA
VERDI, Giuseppe – Caro Nome, ópera Rigoletto
DONIZETTI, Gaetano – Regnava nel Silenzio
Verrano a te sull’aure, ópera Lucia di Lammermoor
(participação de João Ferreira Filho, tenor)
BELLINI, Vincenzo – O rendetemi la speme… qui la voce sua soave, ópera I Puritani
DONIZETTI, Gaetano – Ah mes amis, ópera La fille du régiment
João Ferreira Filho, tenor
PUCCINI, Giacomo – Sì, mi chiamano Mimì, ópera La Bohème
GOUNOD, Charles – Amour , ranime mon courage, ópera Romeo et Juliette
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: João Ferreira Filho
A soprano CARLA DOMINGUES, natural de Canguçu/RS, é Bacharel em Canto pela
Universidade Federal de Pelotas/RS e Doutora em Música pela Universidade do Estado de
Santa Catarina. Solista em recitais, concertos e óperas à frente de importantes orquestras
do Brasil, Uruguai, Chile e Itália, participou de óperas em diversos teatros brasileiros e ainda no Uruguai. Em 2022 fez sua estreia no Theatro São Pedro, em São Paulo, interpretando a personagem Zerbinetta em Ariadne em Naxos (Strauss), obtendo grande sucesso de crítica e em março do ano seguinte voltou a apresentar-se no TMSP , desta vez interpretando a personagem Despina na ópera “Così fan tutte” (Mozart). Recentemente apresentou-se junto a OSP A interpretando o Concerto para Coloratura e Orquestra Op. 82 de Glière, recebendo elogios do público e crítica especializada. Atualmente é professora de canto na Escola de Música da Camerata Florianópolis e coordenadora do projeto Prática de Ópera.
PATRICK MENUZZI é Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu, em 2018, o troféu Milton de Lemos, pela participação ativa no cenário musical da cidade de Pelotas. Atuou como pesquisador , sendo editor de 4 livros contendo as críticas de Oscar Guanabarino no Jornal O Paiz (1884 a 1917). Foi pianista correpetidor do Conservatório de Belas Artes de Rio Grande (IMBAH) e do Projeto Ópera na Escola (UFPel), professor de piano e teoria musical no Instituto Porto Alegrense de Arte-Educação (IPDAE), e pianista correpetidor das edições 2022, 2023 e 2024 do Ópera Estúdio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSP A), em parceria com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e Fundação T eatro São Pedro. T em longa trajetória enquanto pianista de câmara, integrando o Trio Arakime, Duo Arsis, Quarteto Mourisco e Trio Scherzo. Atualmente se dedica a correpetição vocal, sendo maestro collaboratore na Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e coordenador musical do Projeto Ópera e Formação SEDAC/CORS.
Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital de Canto e Piano com Carla Domingues e Patrick Menuzzi

Recital dos Professores do Curso de Música/ASSAMCON e Grupos Musicais do Conservatório de Música

O Conservatório de Música e a Associação Amigos do Conservatório de Música, tem a honra de convidar para o Recital dos Professores do Curso de Música/ASSAMCON e Grupos Musicais do Conservatório de Música, ocasião em que talentosos intérpretes apresentarão um repertório especialmente selecionado para esta noite de abertura das Comemorações dos 107 anos do Conservatório de Música da UFPel.
📅 Data: 16 de setembro de 2025
📍 Local: Salão Milton de Lemos/Conservatório de Música
⏰ Horário: 19h30
Contamos com a sua presença para prestigiar este momento de arte e cultura.
Entrada franca
Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital dos Professores do Curso de Música/ASSAMCON e Grupos Musicais do Conservatório de Música

Comemoração dos 107 anos do Conservatório de Música da UFPel

Conservatório de Música da UFPel, celebra 107 anos com série especial de recitais

O Conservatório de Música comemora, neste mês, seus 107 anos de história, marcados pelo ensino de excelência, incentivo à cultura e formação de gerações de músicos. Para celebrar esta trajetória, a instituição preparou uma programação especial de recitais, aberta ao público, que reunirá alunos, professores e convidados em apresentações que destacam a diversidade e a qualidade artística cultivadas ao longo de mais de um século.

Os recitais acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música, Rua Félix da Cunha, 651, sempre às 19h30min, com entrada gratuita. O público poderá apreciar repertórios que vão da música erudita aos estilos contemporâneos, interpretados por jovens talentos e músicos consagrados da instituição.

Segundo a Direção do Conservatório, a iniciativa reforça sua missão em manter viva a tradição musical e, ao mesmo tempo, abrir espaço para novas linguagens e experiências artísticas:

“Celebrar 107 anos significa honrar nossa história, mas também projetar o futuro. Estes recitais são um convite para que a comunidade compartilhe conosco a alegria da música e da educação musical.”

A programação completa está disponível em site/redes sociais do Conservatório: https://www.facebook.com/conservatorioufpel.ufpel/, https://www.instagram.com/conservatoriodemusicaufpel/?hl=pt-br, https://wp.ufpel.edu.br/conservatoriodemusica/

  • 16/09 – Recital de Professores dos Cursos de Música/Assamcon,
    • Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música
    • Coral Feminino do Conservatório de Música
    • Grupo de Acordeonistas
    • Orquestra de Violões

 

  • 17/09 – Recital de Canto e Piano com Carla Domingues e Patrick Menuzzi

 

  • 18/09 – Celebração dos 107 anos do Conservatório de Música da UFPel com apresentação dos professores dos Cursos de Música da UFPel e dos grupos Iluminura e Camerata UFPel

 

*Local: Salão Milton de Lemos/Conservatório de Música da UFPel

*Datas: 16, 17 e 18 de setembro de 2025

*Horário: 19h30min

*Entrada gratuita

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Comemoração dos 107 anos do Conservatório de Música da UFPel

Recital Crossover – Clássicos da Música de Concerto e de Rock

Recital Crossover – Clássicos da Música de Concerto e de Rock, com a mezzo-soprano Daniela Moreira e o pianista Menan Duwe.
Dia 18 de julho às 19h30min
Salão Milton de Lemos-Conservatório de Música  UFPel.
Entrada Gratuita.
No programa: Chico Bororó, Francisco de Sá Noronha, Letícia Figueiredo, Eduardo Corbani, Jules Massenet, Saint-Saëns, e as bandas Queen, Pink Floyd, Angra e Nightwish.
Biografias:
Daniela Moreira, mezzo-soprano natural de Pelotas, trabalha vocalmente e pesquisa repertório crossover, como cantora lírica e popular. É Bacharela em Música – Canto pela Universidade Federal de Pelotas (2014), Especialista em Fundamentos em Voz pela AVM Faculdade Integrada (Cândido Mendes) (2015), Mestra em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) e Doutoranda em Música também pela UFRJ. Atualmente é vocalista da banda de metal alternativo sinfônico Armönya, além de desenvolver outros trabalhos tanto na música popular como na música de concerto. Nos últimos anos, no Rio de Janeiro, interpretou papéis operísticos destacando: Cartomante em A Cartomante de Eduardo Frigatti (2023), Zia Principessa em Suor Angelica de Puccini (2023) e Cherubino em As Bodas de Fígaro de Mozart (2023). Foi vencedora do 2º lugar no 2º Concurso de Canto Natércia Lopes em Espírito Santo na categoria 26 a 34 anos (2023). É professora de canto particular, assim como já foi professora substituta de canto dos cursos de Bacharelado em Música da UFPEL (2016-2017; 2021-2023); foi regente e preparadora vocal do grupo vocal Shir Tov do Centro Israelita Portoalegrense (2011-2016), dentre outros.
Menan Duwe é pianista, arranjador, compositor e professor de música. Cresceu em Balneário Camboriú e hoje vive em Porto Alegre. É graduado em música pela UDESC, Mestre e Doutor em música pela UFRGS. Em sua trajetória, sempre se interessou pela criação e experimentação musical, envolvendo-se em projetos de composição, interpretação de música de concerto contemporânea, improvisação musical e criação de arranjos. Assim, além do contínuo trabalho com repertório para piano solo, tem variada experiência profissional, como participações em grupos de jazz, apresentações com bandas de rock, acompanhamento de cantores, e um grande envolvimento com música de câmara. Foi professor substituto de piano dos cursos de Bacharelado em Música da UFPEL (2016-2018) e atualmente é professor proprietário do Prisma Piano Studio (Porto Alegre).
Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital Crossover – Clássicos da Música de Concerto e de Rock

RECITAL EM HOMENAGEM AO PROF DR. MARCELO MACEDO CAZARRÉ (in memorian)

A comunidade do Conservatório de Música da UFPel, juntamente, com a Associação dos Amigos do Conservatório (ASSAMCOM) convidam para o Concerto em homenagem ao Prof Dr. Marcelo Macedo Cazarré (in memorian), que dedicou sua vida à docência, coordenou vários projetos junto ao Conservatório de Música, contribuindo para a cultura musical dessa Casa, assim como da cidade de Pelotas e região.
Gostaríamos de contar com a sua presença, para juntos prestarmos nossa homenagem de carinho e agradecimento a esse importante músico, que nos deixou lembranças.
Pianista. Professor. Pesquisador.
Concertista nato, o professor Marcelo Cazarré foi professor efetivo da Universidade Federal de Pelotas de 1996 a 2025. Atuou no Conservatório de Música, nos cursos de piano e como correpetidor no curso de canto. Tinha larga experiência na área de artes, nos campos da performance musical, pedagogia do piano, musicologia, análise musical e história da literatura pianística. Era recitalista e também possuía artigos científicos publicados. Quanto à sua formação, o professor Cazarré realizou a graduação em piano na Universidade Federal de Santa Maria em 1995, cidade na qual manteve um contínuo intercâmbio artístico e pedagógico. Na sequência de sua formação, em 1998 obteve o grau de mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua dissertação foi publicada pela UFPel em 2001 com o título “A Trajetória das Danças de Negros na Literatura Pianística Brasileira”. Sua maestria e talento como pesquisador resultou em uma brilhante e inédita tese de doutorado defendida em 2006 na UFRGS, intitulada “Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz: A obra pianística de Arthur Napoleão (1843-1925)”, período em que realizou seu Estágio de Pesquisa na Universidade Nova de Lisboa em Portugal.
No Conservatório de Música da UFPel, coordenou e colaborou em diversos projetos de extensão, como os projetos Tertúlias musicais, Oficina de piano e teclado, Ópera na Escola (junto com a professora Magali Richter), e Sarau do Conservatório de Música.
Em 2005 Marcelo Cazarré teve significativa e importante colaboração na organização e redação do capítulo sobre a história do piano na UFPel, através da publicação do livro História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel. em conjunto com a professora Isabel Nogueira.
Foi idealizador e coordenador da Musicoteca, acervo de partituras, álbuns e bibliografia musical.
Em 2018 o professor Marcelo Cazarré lançou o seu primeiro e único CD solo, intitulado “Um sarau no pampa gaúcho”. Neste trabalho de pesquisa, realizou a gravação de obras inéditas para piano do século XIX, todas escritas por compositores e compositoras do Rio Grande do Sul. Foi lançado no auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música.
O professor Marcelo Macedo Cazarré faleceu em Pelotas, em maio de 2025, aos 52 anos, de forma súbita, em detrimento de problemas cardíacos, deixando colegas, funcionários e a comunidade acadêmica consternada.
Data: 08/07/2025
Hora: 19h
Local: Conservatório de Música da UFPel – Rua Felix da Cunha, 651
Entrada: franca
Coordenação profª Magali Leticia Richter
Publicado em Notícias | Comentários desativados em RECITAL EM HOMENAGEM AO PROF DR. MARCELO MACEDO CAZARRÉ (in memorian)

V ENCONTRO DE CORAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFPEL

É com grande satisfação que a Associação Amigos do Conservatório de Música, convida a todos para prestigiarem o V Encontro de Corais do Conservatório de Música, que acontecerá no dia 24 de agosto, às 19horas, na Catedral Anglicana do Redentor, coordenado pela Presidente da ASSAMCON Regina de Sá Britto Fiss e pelo Vice-Presidente Marcelo Macedo Cazarré. ENTRADA FRANCA (a população está convidada a participar com um 1 Kg de alimento destinado às famílias carentes).

 

A ASSAMCON traz a Pelotas os Coros Municipales de Rio Branco y Vergara (Uruguay), com a regência do Maestro Pablo Carrasco. O evento contará, também, com a participação do Coral da Universidade Federal de Pelotas, regência de Leandro Maia, Grupo Vox, com a regência de Carlos Oliveira, e ainda, com a participação do Coral Feminino do Conservatório de Música, regência de Raquel Barbier e acompanhamento ao piano de Felipe Bunilha, que fará a abertura do Encontro.

O Encontro que conta com o apoio da Direção do Conservatório de Música da UFPel e da Catedral Anglicana do Redentor, tem como objetivo principal a divulgação e incentivo à formação de novos grupos de canto coral, mantendo a cultura musical da qual Pelotas possui tradição.

O que: V Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 24 de agosto de 2024, às 19 horas

Onde: Catedral Anglicana do Redentor

Quanto: Entrada Franca (aceitamos doação de alimentos não perecíveis)

 

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em V ENCONTRO DE CORAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA UFPEL

Recital e Master Class de Violão com o italiano Maurizio di Fulvio

MASTER CLASS VIOLÃO – 26/03 – 14h – Gratuito
RECITAL – 27/03 – 27/03 – 20h – Entrada Franca
Local: Salão Milton de Lemos
Conservatório de Música da UFPel – Rua Félix da Cunha, 651
Realização: Associação Amigos do Conservatório de Música
Apoio: Churrascaria Lobão, Restaurante Santo Antônio e Conservatório de Música da UFPel
MAURIZIO DI FULVIO
Maurizio Di Fulvio , natural de Serramonacesca, nasceu em Chieti e vive em Pescara (Itália). Depois de se formar em violão clássico, formou-se artisticamente com músicos como J. Bream, A. Carlevaro, J. Scofield, P. Metheny e obteve primeiros prêmios e diversos reconhecimentos em concursos internacionais. Tem uma brilhante carreira de concerto, tocando principalmente na Europa e na América nos mais prestigiados festivais ao lado dos maiores guitarristas e músicos contemporâneos, como solista e com vários conjuntos. Foi professor de guitarra nos Conservatórios Italianos de Foggia, Verona, Pádua e no Instituto Pareggiato de Modena e muitos dos seus concertos foram gravados e transmitidos por estações de televisão e rádio em vários países do mundo. É membro de júris de diversos concursos de guitarra e ministra cursos de especialização e master classes em universidades e instituições musicais europeias e americanas sobre repertório de guitarra tradicional e sobre a utilização da guitarra clássica no jazz. Foram inúmeras as atenções de importantes compositores italianos do nosso tempo, entre os quais S. Bussotti, L. Berio, S. Sciarrino, que muitas vezes lhe confiaram a revisão, adaptação e interpretação das suas obras e os elogiosos testemunhos do público e os elogios recebidos de importantes jornais internacionais. A crítica especializada considera-o um dos violonistas mais interessantes e inovadores do cenário musical atual, definindo-o… “versátil e eclético, de temperamento caloroso e espontâneo, hábil improvisador e arranjador refinado”, … “capaz de ler e regressando com a mesma força e intensidade linguagens absolutamente diferentes”, …”a sua actuação, por vezes corajosa e enérgica, outras vezes refinada e ornamentada, sempre equilibrada entre o respeito pela tradição e a inovação”, …”é sustentada por uma vontade inata elegância instrumental”. …“Um autêntico swing de saudade e fragrâncias mediterrânicas pairam nas músicas gravadas nos álbuns: Sweety Notes (2000), Mediterranean Sabores (2003), Um voo de fugas (2004), A caminho do país das maravilhas (2007) e Carinhoso (2010). ) , ‘a vuccichella (2018)”.…“O itinerário artístico reúne black jazz, jazz latino, rock, os matizes do clássico e a sensibilidade de um intérprete que combina uma técnica sólida e uma veia composicional radiante. Di Fulvio monta um incrível mosaico de notas com seu instrumento, domina as cordas, compete admiravelmente com mestres de classe mundial, arranjando livremente peças famosas de Gillespie e Jobim, Santana e Metheny, Porter e Pastorius e até Bach e Duarte, e revela acima de tudo suas excelentes qualidades como bom compositor”.
Publicado em Notícias | Comentários desativados em Recital e Master Class de Violão com o italiano Maurizio di Fulvio

Bate papo, master class e recital com o violonista Pedro Aguiar

Bate papo – 12/03 – 10h Sala 06 do Conservatório de Música da UFPel

Master class – 12/03 – 14 h Sala 06

Recital – 13/03 19h – Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel

 Pedro Aguiar, nascido em Brasília, em 1990, iniciou seus estudos no  continente americano, primeiro na Universidade de Goiás, no Brasil, e  depois na Marshall University, nos Estados Unidos. Em 2012, continuou  seus estudos na Europa, primeiro em Paris, em seguida em Munique, onde  obteve mestrado em violão clássico e em música contemporânea.

Concertista versátil apresenta-se como solista a frente de orquestras  e em diferentes formações de música de câmara. Desde 2018, é membro da  Ópera de Câmara de Munique. Seus concertos o levaram a vários países  da Europa (Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Itália,  Portugal, Suíça), América do Sul (Chile, Brasil, Argentina, Uruguai) e  Estados Unidos. Além de suas atividades como concertista, Pedro Aguiar desenvolveu  suas habilidades de ensino como professor assistente na Escola  Superior de Música e Teatro de Munique, tendo vários alunos premiados  em concursos e que se tornaram músicos profissionais. Também ministra  masterclasses em diversos festivais e conservatórios de música.

Devido às suas extraordinárias habilidades, recebeu um prêmio especial  da Fundação Orlando de Lassus, uma bolsa de estudo do Serviço de  Intercambio Alemão (DAAD) e da CAPES/FIPSE. Ganhou quinze prêmios em  concursos internacionais de violão, incluindo o primeiro prêmio no  famoso Concurso Internacional de Violão Alhambra, na Espanha.

Em 2020, gravou seu primeiro CD pela Naxos (Brazilian Guitar Music)  que compõe a lista dos melhores álbuns de 2020 da rádio de música  clássica de Nova Iorque WQXR.

APOIO: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

PROGRAMA

“Les Années folles!” – O violão na década de 1920 em Paris

>Manuel de Falla (1876- 1946)

Homenaje pour le tombeau de Debussy

 

>Manuel M. Ponce (1882-1948)

Suite em La mineur

Preludio

Allemande

Sarabande

Gavotte

Gigue

 

>Germaine Tailleferre (1892 -1983)

Guitare

 

>Gustave Samazeuilh (1877-1967)

Sérénade

 

>H. Villa-Lobos (1887-1959)

12 Estudos

* A década de 1920 em Paris é marcada pela efervescência cultural, onde  se reuniram alguns dos maiores artistas do século XX. Era possível  andar pelas ruas de Paris e se deparar com Igor Stravinsky ou Pablo  Picasso, escutar Josephine Baker nos recém fundados clubes de jazz de  Montmartre, ou perceber a presença de Salvador Dali e Ernest Hemingway  em um café no Quartier Latin. Este cenário propiciou o florescer de obras icônicas para o violão  clássico, a presença de Andrés Segovia inspirou vários dos  compositores residentes na Cidade-Luz.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Bate papo, master class e recital com o violonista Pedro Aguiar