Feeds RSS
id="post-3853">

A transição agroecológica e a extensão rural, é tema de dissertação.

No dia 11 de dezembro, o Engenheiro Agrônomo Célio Haverroth, que é extensionista rural da Epagri, apresentou sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de santa Maria. A dissertação, intitulada “Extensão rural pública: métodos, possibilidades e limites para a transição agroecológica no Oeste Catarinense”, foi o resultado de pesquisa desenvolvida com agricultores familiares e extensionistas da Região de Chapecó.

O autor encontrou diversas formas de resistência nos agroecossistemas da região, como a produção para o autoconsumo, processamento de alimentos relacionado ao saber local, novas estratégias de comercialização, além de uma forte base social, que são as bases para a transição agroecológica. Quanto à atuação da extensão rural na perspectiva da agroecologia o trabalho aponta para o fortalecimento de enfoques sistêmicos e participativos.

O trabalho, aprovado pela instituição de ensino, contou com o apoio da Epagri, CNPq/FAPESC – Edital Repensa e Embrapa. Envolvidos no estudo o orientador prof. José Geraldo Wizniewsky, coorientador da Epagri Luiz Augusto F. Verona e com a banca de análise, formada pelo pesquisador da Embrapa João Carlos Costa Gomes e com a professora Vivien Diesel.

 

 

 

 

 

Leia a dissertação na íntegra!!!

Click aqui->Dissertação HAVERROTH Célio PPGExR 20 12 2012