Feeds RSS
id="post-3788">

REUNIÕES PARA VALIDAÇÃO DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA OS AGROECOSSISTEMAS DE CHAPECÓ – SC

No dia 12 de novembro de 2012, as 15h, na Reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul, estiveram reunidos o prof. Sergio Martins, a mestranda Raquel T. Modesto de Souza e o pesquisador Luiz Verona. O objetivo da reunião foi discutir o trabalho da dissertação da mestranda e programar a próxima reunião com o grupo técnico – para validação dos indicadores, e sua mensuaração, utilizados no estudo.

No dia 13 de novembro de 2012 foi realizada na Epagri de Chapecó (Cepaf) uma reunião para discussão dos indicadores de sustentabilidade para os agroecossistemas de Chapecó – SC. A atividade foi conduzida por Luiz Verona e Raquel Toledo, mestranda da UFSC, cuja dissertação está inserida no projeto “Avaliação de sustentabilidade de agroecossistemas hortícolas, com base de produção na Agroecologia e na agricultura familiar, no oeste da região Sul do Brasil” da Rede CONSAGRO.

Participaram da reunião Eduardo Brugnara (Cepaf), Samuel Vasques (Prefeitura de Chapecó), Celio Haverroth (Cepaf), Adriana Klock (Cepaf), Silmar Hemp (Cepaf) e Marciane Fachinelo (UFFS).

O objetivo da reunião foi validar os indicadores selecionados para a avaliação de sustentabilidade dos agroecossistemas de Chapecó. As atividades realizadas foram as seguintes:

• Apresentação do processo de construção dos indicadores (resumo dos resultados obtidos nas etapas anteriores de caracterização dos agroecossistemas e levantamento de pontos de destaque);
  • Apresentação dos indicadores selecionados e dos parâmetros de avaliação de cada indicador;
  • Discussão sobre os indicadores e parâmetros;
  • Realização de modificações e ajustes nos indicadores;
  • Validação dos indicadores de sustentabilidade.

É importante destacar que todos os participantes da reunião fazem parte do projeto e acompanharam direta ou indiretamente as etapas anteriores, de forma que a apresentação inicial do processo de construção dos indicadores foi mais no sentido de recapitular as etapas percorridas e nivelar o entendimento de todos os participantes.

No dia anterior à reunião (dia 12 de novembro), o professor Sergio Martins (orientador da dissertação) havia recebido Raquel e Verona para uma revisão dos indicadores de sustentabilidade, sugerindo algumas modificações e recomendações para a reunião do dia 13.

Como decorrência da reunião com o grupo, os participantes levaram cópia da listagem de indicadores para realizarem as avaliações, ou seja, darem as suas notas para cada indicador. Com essas informações, a mestranda Raquel irá analisar os dados, realizando a avaliação final dos indicadores e fechando esta importante etapa do projeto.

Por fim, destaca-se a importância e relevância destes momentos onde a participação do grupo ajuda na construção de um trabalho fortalecido pela diversidade de percepções, conhecimentos e contribuições.