Mestrado e Doutorado
- COMO REALIZAR A PRIMEIRA MATRÍCULA?
- COMO CRIAR UMA CONTA NO SISTEMA DO PPGC?
- COMO ENCAMINHAR O PLANO DE ESTUDOS?
- COMO REALIZAR AS RE-MATRÍCULAS SEMESTRAIS?
- QUAIS SERVIÇOS POSSO SOLICITAR NA SECRETARIA DO PPGC?
- COMO FORMATAR O TEXTO DA DISSERTAÇÃO/TESE/TRABALHO INDIVIDUAL?
- COMO REALIZAR A ENTREGA DO TRABALHO INDIVIDUAL (TI)?
- COMO FINALIZAR A DISCIPLINA DE DOCÊNCIA ORIENTADA?
COMO REALIZAR UMA SUBMISSÃO NO SISTEMA OJS?- COMO ENCAMINHAR PEDIDOS DE APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS E EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS?
- COMO ENCAMINHAR PEDIDOS DE CADASTRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES?
- COMO CONCORRER ÀS BOLSAS DO PROGRAMA?
- COMO SOLICITAR AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS?
- COMO SOLICITAR TRANCAMENTO DA MATRÍCULA EM DISCIPLINA?
- COMO SOLICITAR TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA?
- COMO SOLICITAR DESLIGAMENTO DO PPGC?
- COMO SOLICITAR CANCELAMENTO DA BOLSA?
- COMO SOLICITAR CADASTRO DE COORIENTADOR?
- COMO COMPROVAR PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA?
- COMO ENCAMINHAR A BANCA DE SEMINÁRIO DE ANDAMENTO?
Mestrado
- COMO ENCAMINHAR A PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO?
- COMO ENCAMINHAR A BANCA DE DEFESA DA DISSERTAÇÃO?
- COMO ENCAMINHAR A HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO?
- COMO ENCAMINHAR SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PARA ALÉM DOS 24 MESES REGULARES?
REQUISITOS PARA ALUNOS REGULARES DE MESTRADO
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS | PRAZO |
disciplinas obrigatórias conforme artigo 3º da resolução 07/2020 [PDF] | até antes de marcar a data da defesa da dissertação |
mínimo de 20 créditos | até antes de marcar a data da defesa da dissertação |
proficiência em língua inglesa | deve ser entregue até a 3ª matrícula |
proposta de dissertação | deve ser aprovada até a 3ª matrícula |
banca de dissertação de mestrado | deve ser marcada até, no máximo, 24 meses após o início do curso |
REQUISITOS OPCIONAIS | PRAZO |
cadastro de coorientadores | até a 4ª matrícula |
Doutorado
- COMO ENCAMINHAR A QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO?
- COMO ENCAMINHAR A PROPOSTA DE TESE (extinta no novo regimento)?
- COMO ENCAMINHAR A BANCA DE TESE DE DOUTORADO?
- COMO ENCAMINHAR A HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA DA TESE?
- COMO ENCAMINHAR COMPROVANTES DE PUBLICAÇÕES?
- COMO ENCAMINHAR SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DO CURSO DE DOUTORADO ALÉM DOS 48 MESES REGULARES?
REQUISITOS PARA ALUNOS REGULARES DE DOUTORADO
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS | PRAZO |
disciplinas obrigatórias conforme artigo 3º da resolução 07/2020 [PDF] | até antes de marcar a data da defesa da tese |
mínimo de 40 créditos | até antes de marcar a data da defesa da tese |
proficiência em língua inglesa | deve estar comprovada até a 5ª matrícula |
qualificação de doutorado | deve ser realizado até a 6º matrícula |
submissão de 1 artigo para revista E publicação ou aceite para publicação de 1 artigo em conferência ou revista | até antes marcar a defesa da tese de doutorado |
banca de tese de doutorado | deve ser marcada até 48 meses do início do curso |
REQUISITOS OPCIONAIS | PRAZO |
cadastro de coorientadores | até a 7ª matrícula |
Mestrado e Doutorado
COMO REALIZAR A PRIMEIRA MATRÍCULA?
- ser selecionado em um dos editais de aluno regular do PPGC;
- entregar na secretaria do PPGC os documentos solicitados no edital de seleção de aluno regular;
- entregar na secretaria do PPGC o formulário de pedido de matrícula assinado pelo orientador com a lista de disciplinas que deseja cursar no primeiro semestre [DOC].
COMO CRIAR UMA CONTA NO SISTEMA DO PPGC?
- aguardar o início das aulas no PPGC;
- acessar o [SISTEMA DO PPGC];
- solicitar resgate de senha informando o número de matrícula;
- seguir as instruções que você receberá no e-mail que está cadastrado no seu COBALTO.
COMO ENCAMINHAR O PLANO DE ESTUDOS?
- entrar em contato com seu orientador durante o primeiro semestre para preenchimento do plano de estudos [DOC], respeitando os prazos previstos no Calendário do PPGC;
- prever no plano de estudos a realização de todas as atividades necessárias para cumprir os requisitos para conclusão do curso. Além disso, prever também como e quando os créditos necessários serão obtidos;
- entregar o plano de estudos no [SISTEMA DO PPGC] de acordo com prazo no calendário do PPGC. Para concluir o processo, o orientador deve aprovar no sistema do PPGC o plano de estudos enviado.
COMO REALIZAR AS RE-MATRÍCULAS SEMESTRAIS?
- entrar em contato com seu orientador para decidir quais disciplinas você irá cursar;
- no caso de já não ter mais disciplinas para cursar, o aluno deve se matricular na disciplina “1118114 – ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO”, para alunos de mestrado, ou “1110087 – ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO”, para alunos de doutorado para manter o vínculo com o PPGC. Este tipo de matrícula deve ser solicitada por e-mail para a secretaria do PPGC secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br;
- As matrículas em disciplinas comuns devem ser solicitadas pelo COBALTO [WEB] de acordo com prazo estipulados pela coordenação do PPGC;
QUAIS SERVIÇOS POSSO SOLICITAR NA SECRETARIA DO PPGC?
- Para solicitar qualquer dos serviços abaixo o discente deve enviar um e-mail para a secretaria do PPGC no endereço secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br com o nome completo e o número de matrícula.
- atestado de matrícula;
- atestado de conclusão de créditos;
- atestado de conclusão de defesa de dissertação ou tese;
- histórico.
COMO FORMATAR O TEXTO DA DISSERTAÇÃO/TESE/TRABALHO INDIVIDUAL?
- utilizar as normas da UFPel para trabalhos acadêmicos [WEB];
- as normas da UFPel para trabalhos acadêmicos também estão disponíveis em formato LaTeX [REPO].
COMO REALIZAR A ENTREGA DO TRABALHO INDIVIDUAL (TI)?
- o texto do trabalho individual deve ser enviado ao orientador para avaliação. O documento deve estar de acordo as normas da UFPel para trabalhos acadêmicos [WEB];
- o texto do trabalho individual também deverá ser enviado através do sistema do PPGC [SISTEMA DO PPGC]. Para efetuar a submissão acesse o menu “Solicitações e Submissões -> Submeter TI”;
- solicitar ao orientador que preencha o formulário de conceito de Trabalho Individual [DOC] e entregar assinado na secretaria do PPGC até data estipulada no calendário do PPGC.
COMO FINALIZAR A DISCIPLINA DE DOCÊNCIA ORIENTADA?
- solicitar ao orientador que preencha o formulário de relatório de atividade docência [DOC] e entregar assinado na secretaria do PPGC até data estipulada no calendário do PPGC.
COMO REALIZAR UMA SUBMISSÃO NO SISTEMA OJS?
O sistema OJS deve ser utilizado para realizar submissão de Propostas de Dissertação;registre-se no sistema [REGISTRO] se ainda não tiver o registro. (é necessário marcar a opção “Autor” na criação do perfil para poder submeter);submeter o PDF da Proposta de Dissertação no [SISTEMA OJS];se não aparecer a opção de submissão, acesse seu perfil em [PROFILE] e marque a opção Autor);não é necessário incluir comentários ao editor, a menos que achem necessário;submeta o arquivo em PDF. Não esqueça de apertar UPLOAD antes de salvar e enviar o formulário;preencha o Título, Resumo e Contribuidores. Em Contribuidores coloquem o orientador e coorientadores (caso hajam). O resto é opcional. Importante: ORIENTADOR NÃO É AUTOR;se tiverem arquivos complementares, enviem nesta etapa. É opcional;confirmem e enviem.Importante: Os e-mails de confirmação do sistema podem cair na caixa de spam. Se você redireciona o @inf para algum lugar, ele usualmente cai na caixa de spam do @inf – spams não são redirecionados!
COMO ENCAMINHAR PEDIDOS DE APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS E EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS?
- Encaminhar pedido em formulário online [FORM]. Os pedidos são avaliados pela comissão de acordo com datas divulgadas no calendário do PPGC [WEB];
- A possibilidade de aproveitamento de créditos e equivalência de disciplina está condicionada às seguintes regras:
- No momento do preenchimento do formulário de solicitação, o aluno deverá anexar os seguintes documentos:
- “Formulário de Aproveitamento de Créditos” assinado pelo orientador [DOC]
- Ementa e conteúdo programático da disciplina. Caso não seja verificável online, deve conter assinatura de responsável e/ou carimbo da instituição de origem (apenas para disciplinas cursadas fora do PPGC/UFPel);
- Histórico, com nota/conceito obtido na disciplina.
- Após o encerramento do período de solicitação, a Comissão de Acompanhamento Discente e de Egressos (CADE) se reúne e emite os pareceres para avaliação do Colegiado do PPGC;
- Após homologação no Colegiado do PPGC, as atividades serão cadastradas no COBALTO até o início do próximo período de matrículas. Para visualizar os créditos cadastrados, o aluno deverá gerar PDF do Histórico completo no COBALTO (clicar em “Imprimir”);
- Os resultados dos pedidos poderão ser consultados na ata da reunião de Colegiado do PPGC, a qual deverá ser encaminhada a todos discentes pelo Representante Discente;
- Dúvidas e pedidos de esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail da CADE: cade-ppgc-l@inf.ufpel.edu.br.
COMO ENCAMINHAR PEDIDOS DE CADASTRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES?
- Encaminhar pedido de contabilização de atividades complementares em formulário online [FORM]. Os pedidos são avaliados pela comissão de acordo com datas divulgadas no calendário do PPGC [WEB];
- A possibilidade de contabilização de atividade complementar está condicionada às seguintes regras:
- No momento do preenchimento do formulário de solicitação, o aluno deverá anexar os seguintes documentos:
- “Formulário para Requisição de Créditos em Atividades Complementares” assinado pelo orientador [DOC];
- Documento comprobatório da atividade.
- Após o encerramento do período de solicitação de atividades complementares, a Comissão de Acompanhamento Discente se reúne e emite os pareceres os pareceres para avaliação do Colegiado do PPGC;
- Após homologação no Colegiado do PPGC, as atividades serão cadastradas no COBALTO até o início do próximo período de matrículas. Para visualizar as atividades cadastradas, o aluno deverá gerar PDF do Histórico completo no COBALTO (clicar em “Imprimir”);
- Os resultados dos pedidos poderão ser consultados na ata da reunião de Colegiado do PPGC, a qual deverá ser encaminhada a todos discentes pelo Representante Discente;
- Dúvidas e pedidos de esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail da CADE: cade-ppgc-l@inf.ufpel.edu.br.
COMO CONCORRER ÀS BOLSAS DO PROGRAMA?
- se inscrever no edital de ranqueamento para alocação de bolsas que é lançado todo início de semestre;
- o ranking é válido durante um semestre e é utilizado para alocar as bolsas disponíveis no PPGC;
- os critério de alocação e manutenção de bolsas de mestrado e doutorado no PPGC são regulamentados através da Resolução PPGC nº 01/2022 [PDF];
- estudantes bolsistas devem seguir as regras definidas no regulamento do programa de Demanda Social (DS) da CAPES, disponível na Portaria CAPES nº 76/2010 [WEB];
- a partir de outubro de 2023, é permitido o acúmulo de bolsa com outras atividades remuneradas ou outros rendimentos, conforme as regras definidas na Resolução Nº 59 do COCEPE, de 04 de outubro de 2023 [PDF].
COMO SOLICITAR AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS?
- editais específicos do PPGC e da PRAE [WEB] regulam solicitações de auxílio para participação em eventos;
COMO SOLICITAR TRANCAMENTO DA MATRÍCULA EM DISCIPLINA?
- preencher o formulário de cancelamento de matrícula em disciplina e entregar na secretaria do PPGC assinado pelo aluno e pelo orientador [DOC].
- solicitações de cancelamento de matrícula em disciplina serão aceitos até a metade do semestre.
COMO SOLICITAR TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA?
- preencher o formulário específico para trancamento de matrícula e entregar na secretaria do PPGC assinado pelo aluno e pelo orientador [DOC];
- solicitações de trancamento geral de matrícula devem ser entregues no período de matrícula de cada semestre e devem ser aprovadas pelo colegiado antes de serem efetivadas.
COMO SOLICITAR DESLIGAMENTO DO PPGC?
- preencher o formulário específico para desligamento do programa e entregar na secretaria do PPGC assinado pelo aluno e pelo orientador [DOC];
- solicitações de desligamento são informadas ao colegiado antes de serem efetivadas.
COMO SOLICITAR CANCELAMENTO DA BOLSA?
- preencher o formulário de cancelamento de bolsa e entregar na secretaria do PPGC assinado [DOC].
COMO SOLICITAR CADASTRO DE COORIENTADOR?
- o aluno deve preencher o formulário para solicitação de inclusão de coorientador e entregar assinado pelo orientador e pelo coorientador indicado na secretaria do PPGC [DOC];
- o cadastro de coorientadores deve ser realizado até a 4ª matrícula, no caso do mestrado, e até a 7ª matrícula, no caso do doutorado.
COMO COMPROVAR PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA?
- os exames aceitos para comprovação de proficiência em língua inglesa estão definidos na resolução específica 03/2020 [PDF];
- enviar o comprovante de proficiência pelo [SISTEMA DO PPGC]. Para concluir o processo, o orientador deve aprovar no sistema do PPGC o comprovante enviado.
COMO ENCAMINHAR A BANCA DE SEMINÁRIO DE ANDAMENTO?
- a banca de seminário de andamento deve ocorrer em casos de solicitação de prorrogação;
- o aluno deverá solicitar ao orientador que marque a banca de seminário de andamento no [SISTEMA DO PPGC] que deve ser composta por no mínimo dois membros além do orientador;
- após a aprovação, o aluno deverá entregar via [SISTEMA DO PPGC] uma cópia do documento de avaliação de seminário de andamento assinado pelos membros da banca;
- mais detalhes sobre as regras da banca de seminário de andamento podem ser obtidas na resolução de seminário de andamento [PDF].
MESTRADO
COMO ENCAMINHAR A PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO?
- construir a proposta junto com o orientador conforme manual de normas para trabalhos acadêmicos da UFPel [WEB] [WEB];
- enviar a proposta pelo [SISTEMA DO PPGC] até, NO MÁXIMO, a solicitação da 3ª matrícula. OBS: os orientadores não irão autorizar a 3ª matrícula antes da proposta de dissertação ter sido encaminhada no sistema para avaliação;
- Se aprovada (por unanimidade), o requisito para o aluno é automaticamente marcado como cumprido no sistema. Se correções são necessárias, o aluno tem UMA chance de nova submissão e o processo é reiniciado.
COMO ENCAMINHAR A BANCA DE DEFESA DA DISSERTAÇÃO?
- a banca de defesa da dissertação de mestrado deverá ser marcada até, no máximo, 24 meses após o início do curso;
- solicitar ao orientador que marque a banca de defesa de dissertação [SISTEMA DO PPGC] que deve ser composta por, no mínimo, um membro externo ao PPGC e um membro pertencente ao PPGC;
- divulgar a data, horário, título, resumo e banca examinadora para a comunidade do PPGC;
- após a aprovação, o aluno deverá entregar via [SISTEMA DO PPGC] uma cópia do formulário de aprovação da defesa da dissertação assinado pelos membros da banca.
COMO ENCAMINHAR A HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO?
- ter todos os requisitos para alunos regulares de Mestrado já registrados no [SISTEMA DO PPGC];
- solicitar, via COBALTO, a ficha de catalogação da biblioteca da UFPel [TUTORIAL];
- após realizar as correções no texto e a inserção da ficha catalográfica, o aluno deverá entregar por e-mail à secretaria (secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br) e à coordenação (ppgc@inf.ufpel.edu.br) do PPGC:
- a versão final do texto, com cópia para o orientador, para que este certifique que as correções solicitadas pela banca foram realizadas. O documento deve estar de acordo as normas da UFPel para trabalhos acadêmicos [WEB];
- o formulário/ata de defesa da dissertação assinado pelos membros da banca (este deve ser enviado também no [SISTEMA DO PPGC]);
- o termo assinado para a publicação do texto na biblioteca [PDF];
- a aprovação da dissertação pela banca é homologada na próxima reunião de colegiado após a entrega dos documentos (a coordenação solicita que os orientadores fiquem atentos às convocações de reuniões e verifiquem se a aprovação está listada para homologação).
COMO ENCAMINHAR SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PARA ALÉM DOS 24 MESES REGULARES?
- nos casos em que a banca de defesa já esteja aprovada pelo colegiado, com data de defesa para no máximo 30 dias além dos 24 meses, NÃO HÁ NECESSIDADE DE SOLICITAR PRORROGAÇÃO;
- tem direito a solicitação de prorrogação aqueles alunos que já cumpriram todos os requisitos para alunos regulares de mestrado, exceto produção científica mínima e defesa da dissertação de mestrado;
- os pedidos serão individuais e de no máximo 6 meses;
- o direito a prorrogação além dos 24 meses regulares é obtido através da defesa de um seminário de andamento [PDF];
- a ata de aprovação do seminário de andamento deve ser submetida no [SISTEMA DO PPGC];
- a aprovação no seminário de andamento e o envio da ata no sistema do PPGC são suficientes para habilitar o aluno a realizar a 5ª matrícula no caso da 1ª prorrogação ou a 6ª matrícula no caso da 2ª prorrogação.
DOUTORADO
COMO ENCAMINHAR A QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO?
- o aluno deverá entregar um texto aos membros da banca conforme descrito na resolução que regula o exame de qualificação de doutorado [PDF];
- o Exame de Qualificação deverá ser realizado até a sexta matrícula do discente no curso de Doutorado;
- o aluno deverá solicitar ao orientador que marque a data e indique os membros da banca no [SISTEMA DO PPGC];
- após a aprovação, o aluno deverá entregar via [SISTEMA DO PPGC] uma cópia da ata de aprovação no Exame de Qualificação assinado pelos membros da banca;
- após a aprovação, o aluno deverá solicitar à secretaria do PPGC (secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br) a inclusão no seu Histórico dos dois créditos referentes à defesa do Exame de Qualificação, enviando como anexo a ata de aprovação no Exame de Qualificação.
COMO ENCAMINHAR A PROPOSTA DE TESE (extinta no novo regimento)?
- o aluno deverá entregar um texto com a proposta de tese aos membros da banca. O documento deve estar de acordo as normas da UFPel para trabalhos acadêmicos [WEB];
- o aluno deverá solicitar ao orientador que marque a data e indique os membros da banca no [SISTEMA DO PPGC];
- a banca deve ser composta de pelo menos dois relatores, sendo um deles obrigatoriamente externo ao PPGC e outro obrigatoriamente interno ao PPGC;
- após a aprovação, o aluno deverá entregar via [SISTEMA DO PPGC] uma cópia do formulário de aprovação da proposta de tese assinado por todos os membros da banca.
COMO ENCAMINHAR A BANCA DE TESE DE DOUTORADO?
- a banca de tese de doutorado deverá ser marcada até, no máximo, 48 meses após o início do curso;
- o aluno deverá solicitar ao orientador que marque a banca de tese de doutorado no [SISTEMA DO PPGC] que deve ser composta por, no mínimo, dois membros externos ao PPGC e um membro pertencente ao PPGC;
- divulgar a data, horário, título, resumo e banca examinadora para a comunidade do PPGC;
- após a aprovação, o aluno deverá entregar via [SISTEMA DO PPGC] uma cópia do formulário de aprovação da defesa da tese assinado pelos membros da banca.
COMO ENCAMINHAR A HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA DA TESE?
- ter todos os requisitos para alunos regulares de Doutorado já registrados no [SISTEMA DO PPGC];
- solicitar, via COBALTO, a ficha de catalogação da biblioteca da UFPel [TUTORIAL];
- após realizar as correções no texto e a inserção da ficha catalográfica, o aluno deverá entregar por e-mail à secretaria (secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br) e à coordenação (ppgc@inf.ufpel.edu.br) do PPGC:
- a versão final do texto, com cópia para o orientador, para que este certifique que as correções solicitadas pela banca foram realizadas. O documento deve estar de acordo as normas da UFPel para trabalhos acadêmicos [WEB];
- o formulário/ata de defesa da dissertação assinado pelos membros da banca (este deve ser enviado também no [SISTEMA DO PPGC]);
- o termo assinado para a publicação do texto na biblioteca [PDF];
- a aprovação da tese pela banca é homologada na próxima reunião de colegiado após a entrega dos documentos (a coordenação solicita que os orientadores fiquem atentos às convocações de reuniões e verifiquem se a aprovação está listada para homologação).
COMO ENCAMINHAR COMPROVANTES DE PUBLICAÇÕES?
- O comprovante deve ser enviado via [SISTEMA DO PPGC];
- A Resolução 02/2023 define a produção científica mínima para solicitar a defesa da tese [PDF];
- Artigo PUBLICADO: O comprovante para artigo publicado em conferência ou periódico deve informar o DOI, o link para a base de dados online onde está o artigo e a conferência/periódico onde foi publicado. OBS: O comprovante não pode ser apenas o texto do artigo, pois isso não comprova a sua publicação.
- Artigo SUBMETIDO à periódico: O comprovante pode ser o e-mail recebido com a confirmação da submissão, ou outro tipo de documento que comprove a submissão e informe o veículo onde o artigo foi submetido. Um comprovantes de artigo já publicado em periódico também pode ser enviado, desde que cumpra o requisito da resolução e não seja o mesmo enviado no requisito “Artigo PUBLICADO”.
COMO ENCAMINHAR SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DO CURSO DE DOUTORADO ALÉM DOS 48 MESES REGULARES?
- nos casos em que a banca de defesa já esteja aprovada pelo colegiado, com data de defesa para no máximo 30 dias além dos 48 meses, NÃO HÁ NECESSIDADE DE SOLICITAR PRORROGAÇÃO;
- tem direito a solicitação de prorrogação aqueles alunos que já cumpriram todos os requisitos para alunos regulares de doutorado, exceto produção científica mínima e defesa da tese de doutorado;
- cada pedido é individual e de no máximo 6 meses de prorrogação;
- o direito a prorrogação além dos 48 meses regulares é obtido através da defesa de um seminário de andamento [PDF];
- a ata de aprovação do seminário de andamento deve ser submetida no [SISTEMA DO PPGC];
- a aprovação no seminário de andamento e o envio da ata no sistema do PPGC são suficientes para habilitar o aluno a realizar a 9ª matrícula no caso da 1ª prorrogação ou a 10ª matrícula no caso da 2ª prorrogação.