Engenharia de Computação Sobre o curso

Proposto em 2009, o curso de graduação em Engenharia de Computação da UFPel, lotado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, vem ao encontro dos anseios da comunidade por cursos ligados as engenharias e tecnologia. O curso oferece desde 2010 quarenta (40) vagas anuais, no regime semestral, com duração mínima de dez (10) semestres (turno diurno e integral). Enquadra-se de forma geral no perfil proposto pela Sociedade Brasileira de Computação, visando à formação de profissionais capazes de projetar e desenvolver sistemas computacionais (software, computadores e sistemas digitais).

O curso adota uma ênfase em áreas que exijam uma forte integração entre software e hardware, tais como automação industrial, arquitetura de computadores, sistemas digitais, síntese de circuitos, sistemas embarcados, robótica, processamento digital de sinais, processamento paralelo e distribuído. Para tanto, enfatiza áreas como Circuitos Elétricos e Eletrônicos, Eletrônica Digital, Microcontroladores e Sistemas Digitais, diferenciando-se, portanto de outros cursos na área de Computação, em particular de cursos de graduação em Ciência da Computação, como o atualmente oferecido pela UFPel.

Enfatiza, ainda, áreas básicas da Engenharia, propiciando uma formação substancial em Matemática e Física e capacitando o egresso a aplicar conhecimentos de Computação em problemas de engenharia. Incentiva atividades de empreendedorismo em empresas ligadas a tecnologia e estimula a criatividade e a capacidade de colocar idéias inovadoras em prática.

Além das disciplinas obrigatórias, um leque de disciplinas eletivas será oferecido ao aluno para preenchimento dos requisitos de créditos, permitindo diferentes focos em áreas de conhecimento específicas a partir da escolha de um subconjunto destas disciplinas. Adicionalmente, o curso prevê disciplinas de integração do conhecimento, permitindo que alunos interessados coloquem em prática o conhecimento adquirido na forma de um projeto aplicado.

Desta forma, o curso oferece uma sólida formação em Engenharia associada a áreas de software e hardware, bem como a integração entre estas.