PPGC Linhas de Pesquisa

Fundamentos da Computação

Pesquisa fundamentos teóricos e modelos abstratos que servem de base para sistemas, bem como desenvolve técnicas para garantir correção no desenvolvimento de software. Temas de interesse incluem especificação e verificação formal de sistemas concorrentes e distribuídos, teoria da informação para a computação e desenvolvimento e análise da complexidade de modelos matemáticos computacionais.

Multimídia e Processamento Digital de Sinais

Estuda os processos e os aspectos relacionados à manipulação, processamento, representação, codificação, transmissão e avaliação de conteúdo multimídia e sinais digitais, com destaque para imagens e vídeos. A linha de pesquisa tem o objetivo de investigar o desenvolvimento de algoritmos e arquiteturas multimídia e de processamento digital de sinais, bem como os mecanismos de representação, modelagem e análise com foco na melhor experiência do usuário.

Processamento Paralelo e Distribuído

Desenvolve pesquisas relacionadas com ambientes de processamento paralelo e distribuído. São tratados temas como ambientes de programação e execução, computação móvel e pervasiva e computação sustentável e arquiteturas para o processamento paralelo e distribuído.

Sistemas Digitais e Embarcados

Tem como focos de pesquisa a especificação, a validação, a verificação, o projeto e o teste de sistemas digitais e embarcados, com particular atenção à investigação do projeto de sistemas computacionais dedicados para aplicações específicas que envolvem hardware e software.

Sistemas Inteligentes

Aplica os conceitos, técnicas e ferramentas da Inteligência Artificial no auxilio da resolução de problemas conceituais e práticos da computação e das demais áreas do conhecimento. São tratados temas como aprendizagem de máquina e teoria computacional do aprendizado, agentes autônomos e sistemas multiagente e computação evolutiva.