Pelotas sedia Scratch Day celebrando computação e aprendizagem criativa

O evento contou com o apoio do CoCTec na organização e realização de oficinas

No dia 12 de maio, Pelotas foi palco de um evento realizado em rede em todos os continentes do mundo: o Scratch Day. Das 10h às 18h do sábado, o Pelotas Parque Tecnológico foi o anfitrião de oficinas, laboratórios e mostra interativa com programação para crianças, robótica educacional, eletrônica, e uma série de atividades em arte, saúde e meio ambiente. O público que compareceu foi majoritariamente de professores e alunos da rede pública municipal, além de visitantes como familiares, crianças e professores da rede privada, e autoridades locais.

Laboratório Aprendizagem Criativa – estação para criação livre

O Scratch é um ambiente de programação e comunidade on-line que reúne em torno de 28 milhões de pessoas em mais de 40 idiomas diferentes, e foi criado pelo grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, como uma ferramenta on-line para desenvolver o pensamento computacional em crianças de forma que atendesse aos princípios da aprendizagem criativa: trabalhar em equipe, criar projetos, aprender algo no qual se tem interesse genuíno, e explorar livremente o que se aprende, “pensar brincando”. O grupo de Massachusetts gerencia a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, cujo núcleo regional no Rio Grande do Sul organiza o evento em Pelotas.

Clubes de computação

Em Pelotas, o “dia do Scratch” contou com mais de 21 tipos de oficinas, proporcionando experiência de aprendizagem mão na massa às quase 400 pessoas que participaram do evento no dia 12. O coração do SD foram os alunos e líderes dos clubes de computação de escolas municipais, que participaram da mostra interativa apresentando sua experiência com a computação e eletrônica, junto a empresas locais de tecnologia digital e instituições de ensino superior. “O projeto da rede de clubes de computação em escolas públicas é a inspiração para a realização do Scratch Day a nível municipal. Queremos que a comunidade escolar conheça este projeto, e que o mesmo tenha mais força nas escolas de Pelotas” diz a Dra. Carolina Rodeghiero, pesquisadora do CoCTec na UFPel, grupo que teve a iniciativa do projeto dos clubes junto ao Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep – SMED) e professores da rede municipal. Atualmente, o grupo traz uma abordagem aos clubes que integra computação com outras áreas do conhecimento por meio da aprendizagem criativa.

Aluno e professora do clube de computação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Muller

Contando com a presença de alunos e professores da rede municipal, 102 pessoas trabalharam no Scratch Day para atender ao público presente – entre eles alunos e professores da UFPel, UCPel, IFSul, FURG, profissionais e atletas locais. Do CoCTec, participaram 10 alunos, dois pesquisadores e três professores. Somente da UFPel foram mais 80 pessoas trabalhando, com origem em 21 cursos diferentes da instituição. Além de alunos que que colaboraram voluntariamente de forma individual, o Scratch Day teve a o apoio dos grupos UFPel Rocket TeamExpPC, PhotoGraphein, DesLOCC, Arte na Escola e Labensim. A interdisciplinaridade fez toda a diferença para a proposta do evento.

“O Scratch Day é um espaço para aprender colaborativamente. Quem veio ao Parque Tecnológico hoje teve tanto a oportunidade de programar com o Scratch, quanto de colocar a mão na massa em atividades de educação ambiental e artes visuais, fazer atividades físicas como produção coreográfica e jogo de rugby, e ainda conversar com os alunos dos clubes de computação e profissionais que trabalham com abordagem semelhante em Pelotas e região”, relatou o vice-coordenador do evento Marco Antônio Medronha Filho, também pesquisador do CoCTec e supervisor de ensino no Cetep-SMED.

Autoridades presentes na abertura do Scratch Day

A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz, do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo Fernando Estima, da representante da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Coordenadora do Centro Tecnológico de Educação (Cetep) Rute Lacerda, da Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico Rosâni Ribeiro, do Diretor do Lemman Creative Program no MIT Media Lab e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa Leo Burd (via webconferência), e da coordenadora geral do Scratch Day Pelotas Carolina Rodeghiero.

CLIQUE AQUI PARA VER O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO!

Atividades realizadas por alunos e professores do CoCTec:

OFICINAS

Design de personagem para RPG – Jéssica Santos e Jamilson Nascimento

Cultivo de Plantas –  Felipe Szczepaniak e Daiane Blank (FURG)

Dança e produção coreográfica  – Ministrantes: Carolina Portela e colegas da Dança – Licenciaturas

Primeiros Socorros & Teatro – Ministrantes: Prof. Samir Schneid e alunos da Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina

Colagem – Ministrantes: Profa. Alice Monsell e alunos das Artes Visuais

Solda para iniciantes – Ministrante: Henrique Mattos

Scratch para iniciantes – Ministrante: Marco Aurélio Alkimim

Robótica com LEGO Mindstorm NXT – Ministrantes: Marco Aurélio Alkimim, Samuel de Luz e Gilberto Franconeto

MONITORIAS

Laboratório de Aprendizagem Criativa – Gerson Borela, Jéssica Santos, Jamilson Nascimento e Henrique Mattos

Computação Criativa no Laboratório Scratch – Marco Aurélio Alkimim, Samuel de Luz e Gilberto Franconeto

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO E APOIO

Carolina Rodeghiero

Marco Medronha Filho

Paloma Cremonini

Carolina Martins Portela

Marco Aurélio J. Alkimim

Henrique Mattos

Jéssica Santos

Daiane de Jesus

Amanda Brod

Rosa Beatriz Sica

Marcelo Machado

Para conhecer mais sobre o evento que ocorreu neste ano e ficar por dentro das próximas edições, siga a página no Facebook e no Instagram @scratchdaypelotas.

Site oficial do Scratch Day: https://day.scratch.mit.edu/

Publicado em 26/05/2018, na categoria Notícias.