Curso Aprendizagem Criativa na Escola é ofertado a professores da rede municipal

De 9 a 18 de abril, o CoCTec, em parceria com o Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (CETEP), ofertou o curso Aprendizagem Criativa na Escola para professores das escolas municipais de Pelotas. A formação teve a metodologia baseada no curso ofertado pelo grupo Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, Learning Creative Learning, integrado a oficinas mão na massa elaboradas pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).

O convite para o curso foi realizado por meio do CETEP para as equipes diretivas das escolas, que liberaram até dois professores para a capacitação. Ao todo, 38 professores participaram da formação, constituindo três turmas e abrangendo todas as regiões de Pelotas: Centro, Fragata, Areal, Praia, Três Vendas e Colônia.

Os educadores participantes foram convidados a integrar o núcleo regional da RBAC, da qual a ministrante do curso, Dra. Carolina Rodeghiero, e o supervisor de ensino no CETEP, Marco Antônio Medronha Filho, participam a nível nacional. Além disso, na próxima semana o grupo passa para a formação continuada em Aprendizagem Criativa, para a qual a primeira ação será o curso Scratch para Educadores, trazendo a linguagem de programação Scratch para os professores que desejam aplicar esta metodologia em sala de aula e/ou projetos de contra-turno, ou ainda criar clubes de computação, a exemplo do projeto para o qual o CoCTec oferece suporte junto ao CETEP em cinco escolas municipais.

A formação continuada é iniciativa do núcleo regional da RBAC juntamente ao CoCTec, o qual prepara em suas atividades de pesquisa estratégias pedagógicas em aprendizagem criativa e desenvolvimento do pensamento computacional a serem aplicadas e estudadas especialmente no ensino público.

Confira os dados e algumas fotos do curso, e acompanhe as redes sociais do CoCTec (Facebook e Instagram) para saber mais sobre oportunidades de formação para professores da rede pública:

CURSO APRENDIZAGEM CRIATIVA NA ESCOLA

Ministrante: Dra. Carolina Rodeghiero (CoCTec e RBAC)

Apoio: Marco Antônio Medronha Filho (CoCTec, RBAC e CETEP-SMED), Janine Ochoa (CETEP-SMED), e Carolina Portela (CoCTec e Centro de Artes – UFPel)

Turmas: 1 (9 e 16/4), 2 (10 e 17/4) e 3 (11 e 18/4)

Curso baseado no original: Learning Creative Learning (http://learn.media.mit.edu/lcl/)

Publicado em 20/04/2018, na categoria Notícias.