Robopel 206: dois dias de muita computação criativa!

O evento conta com escolas públicas e particulares das zonas rural e urbana do município

Nos dias 4 e 5 de julho, quarta e quinta-feira, o CoCTec estará presente em um evento que celebra os 206 anos da cidade de Pelotas reunindo estudantes de escolas públicas e particulares em uma grande mostra de robótica e computação criativa. Alunos da Escola do SESI de Ensino Médio, discentes da Universidade Federal de Pelotas e alunos dos clube de computação das escolas públicas municipais irão compartilhar o que vem desenvolvendo em computação criativa em seu trabalho na escola e meio acadêmico.

Das 9h às 11h e das 14h às 17h em ambos os dias, os alunos e professores de escola que visitarem o Pelotas Parque Tecnológico terão a oportunidade de interagir com os kits da LEGO Educação com os quais trabalha a Escola do SESI, projetos com Arduino, computação desplugada e programação para iniciantes, além de oficinas de arte como experimentos coreográficos e teatro, áreas trabalhadas fortemente no sistema educacional da FIERGS e nos projetos ligados a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), parceira do evento.

O chamado RP-206 surge de uma parceria que nasceu no evento Scratch Day Pelotas, em maio, organizado pelo núcleo regional da RBAC com o Centro Tecnológico Educacional (CETEP-SMED) e sediado no Pelotas Parque Tecnológico. Iniciativa do Parque, o ROBOPEL 206 une RBAC, Prefeitura de Pelotas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Cetep, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SDETI), a Universidade Federal de Pelotas por meio dos grupos Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental (ExpPC), Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec) e Dança – Licenciatura, além da Escola do SESI e a startup ELIMU Social.

O evento terá a participação especial da Escola do SESI apresentando seus kits de robótica, bem como a participação dos alunos integrantes do projeto Rede de Clubes de Computação, das cinco escolas públicas municipais que atualmente fazem parte do projeto coordenado pelo CoCTec: Santa Teresinha, Luiz Augusto Assumpção, Colégio Municipal Pelotense, Nestor E. Crochemore e Wilson Muller. Escolas públicas ao redor do Parque também foram convidadas e irão comparecer com seus alunos. Além disso, o convite é público a educadores, estudantes e profissionais ligados a área da educação em Pelotas e região.

Publicado em 29/06/2018, na categoria Notícias.