Início do conteúdo
Clubes de computação

A Rede de Clubes de Computação é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa CoCTec – UFPel para a disseminação do Pensamento Computacional e Aprendizagem Criativa para crianças e jovens estudantes.

Robótica Educacional no Clube Piloto

Atualmente, o projeto é realizado em cinco escolas municipais de Pelotas, com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) com o Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (CETEP), e está em fase de implementação na escola municipal rural e multisseriada Maurício Cardoso de São Lourenço do Sul. O Projeto iniciou em 2015, quando o CoCTec deu início a formação de professores da rede pública (municipal e estadual) em programação em blocos e Robótica Educacional (RE).

Em 2016, o CoCTec promoveu o Clube de Computação CoCTec, projeto piloto cujo objetivo foi testar metodologias para o ensino e aprendizagem de programação e RE para alunos das escolas públicas. Foi a partir do trabalho de professores e alunos da UFPel com participantes do Clube Piloto que aprimoramos a metodologia do próprio curso de formação de professores em 2016.

Sob a liderança de professores da rede municipal que tiveram a formação realizada pela UFPel, temos atualmente 10 clubes de computação em escolas públicas de Pelotas, incluindo uma instituição de ensino para alunos quilombolas e na zona rural da cidade. Além disso, há um clube de monitores, em que os participantes são alunos da própria escola porém com mais experiência em programação, e um clube de multiplicadores, formado por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel.

Clube de Computação CoCTec em 2016

O CoCTec tem como seu principal projeto a Rede de Clubes de Computação, para a qual coordena as atividades pedagógicas, especialmente na manutenção do desenvolvimento de professores e na implementação de atividades que incluam a Aprendizagem Criativa com a disseminação do Pensamento Computacional inclusive sem o uso de computadores (desplugadas). Do projeto participam docentes e discentes de diversas áreas da UFPel, incluindo pós-graduandos e graduandos bolsistas e voluntários.

Se você trabalha em escolas de Pelotas e da Região, e gostaria de criar um clube em sua instituição, converse com o CoCTec para saber como podemos dar suporte a esta realização. Ou ainda, se você quer implementar projetos semelhantes em qualquer região do Brasil, estamos abertos a conversar para contar nossa experiência e te ajudar no planejamento deste trabalho.

Entre em contato conosco!

 

CLUBES DE COMPUTAÇÃO 

Foto: Profa. Cris Elena.

 

Colégio Municipal

Pelotense

      Clubes nas segundas e quartas-feiras          

     Profa. Cris Elena Padilha

 

 

 

 

Foto: Profa. Aline.

 


Santa Teresinha

       Clubes nas segundas e quartas-feiras          

     Profa. Aline Silva dos Santos e Profa. Gabriele Garcia

 

 

 

 

 

Foto: Prof. Neemias.

 

 

 

      CoCTec NEC (acesse o blog!)

   Escola Nestor Elizeu Crochemore

Prof. Neemias Steinle

 

 

 

Foto: Profa. Daniella David.

 

 

 

Escola Wilson Müller

       Clubes nas segundas e quartas-feiras          

     Profa. Daniella David

 

 

 

 

 

 

Foto: Profa. Márcia Weymar.

 

 

Escola Luiz Augusto de Assumpção

Clubes nas quintas e sextas-feiras

Profa. Márcia Krause Weymar

 

 

 

 

 

Conheça o Clube Piloto, com alunos da Escola Municipal Ensino Fundamental Carlos Laquintinie.