As ações extensionistas em 2017 ocorreram nas Escolas Ferreira Vianna e Mariana Eufrásia

Em 2017, as ações extensionistas do projeto ExpPC ocorreram numa turma de sexto ano da EMEF Ferreira Vianna e numa turma de nono ano da EMEF Mariana Eufrásia. Para a turma de 9o ano foi desenvolvida uma atividade que introduziu conceitos básicos de algoritmos e programação funcional, com o objetivo de promover as habilidades de pensamento algorítmico, automatização de soluções e (de)composição de problemas. Para a turma de 6o ano foi desenvolvida uma atividade que introduziu conceitos básicos de ordenação e algoritmos, com o objetivo de promover as habilidades de organização de dados, pensamento algorítmico e análise de custos. Em especial, a atividade SoccerCraft, que busca introduzir conceitos básicos de algoritmos por meio de um jogo de futebol, despertou a motivação nos alunos do sexto ano. Os planos de ensino, planos de aula e descrição dos materiais utilizados  no sexto ano podem ser encontrados aqui.

Ações de Extensão 2016

Este ano as ações de extensão do projeto ocorrem em turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. As atividades são fundamentadas em algoritmos e utilizam kits de robótica. Encontros já ocorreram com um grupo de estudantes do Colégio São José e com uma turma da Escola Municipal Ferreira Vianna. Estudantes do terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Elizeu Crochemore também participarão de atividades no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas.

foto

Última reunião do projeto de 2015

Nesta segunda-feira ocorreu a última reunião do grupo em 2015. Nesta reunião foram discutidos os relatos das atividades de 2015 nas escolas, bem como os pontos a ser melhorados nas atividades e nas abordagens em aula. Também nesta reunião foram discutidas as atividades que irão para as escolas em 2016, entretanto, não houve definições.

20151215_100101

Na foto acima estão presentes alguns membros do grupo neste ano.