Atividades

2013

Atividade 1 - Números Binários

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

Atividade 2 - Colorindo com os Números

Tarefa 1

Tarefa 2

Atividade 3 - Batalha Naval

Tarefa 1

  • Plano de Aula
  • Material: Tabuleiros de Jogo (em formato grande para o professor, afixados em isopor, e em folha A4 para os alunos). Quadradinhos confeccionados em cartolina preta com dimensões 6cm x 6cm. Alfinetes para fixar os quadradinhos no isopor. Grãos de feijão.
  • Avaliação

Tarefa 2

Tarefa 3

Atividade 4 - Algoritmos de Ordenação

Tarefa 1

  • Plano de Aula
  • Material: Balanças (uma para cada trio). Kits de 8 garrafinhas com pesos diferentes. Quadradinhos confeccionados em cartolina preta com dimensões 6cm x 6cm.
  • Exercícios:
  • Avaliação

Tarefa 2

2014

Atividade 1 - Números Binários

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

Tarefa 4

Tarefa 5

Atividade 2 - Colorindo com os Números

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

Tarefa 4

Atividade 3 - Ordenação

Tarefa 1

Tarefa 2

  • Plano de Aula
  • Material: Para cada dupla de alunos foi distribuído um material contendo dez garrafas pet de 600ml, pintadas de modo que não seja possível ver seus conteúdos e preenchidas com diferentes volumes de areia (com uma diferença de 100g de uma para outra), cinquenta cartões de cartolina preta de 8 cm X 8 cm e tabuleiro para posicionar as garrafinhas.
  • Exercícios:

Tarefa 3

  • Plano de Aula
  • Material: Para cada dupla de alunos foi distribuído um kit contendo 8 garrafas pet de 600ml, pintadas de modo que não seja possível ver seus conteúdos e preenchidas com diferentes volumes de areia (com uma diferença de 100g de uma para outra); 50 cartões de cartolina preta de 8 cm X 8 cm e um tabuleiro com posições para garrafinhas:
  • Exercícios:

Tarefa 4

  • Plano de Aula
  • Material: Para cada dupla de alunos foi disponibilizado um tabuleiro principal, um tabuleiro auxiliar, dois envelopes, um conjunto de figuras enumeradas e um conjunto de notas de um real.

Tarefa 5

Tarefa 6

2015

Atividade 1 - Caça ao Tesouro

Tarefa 1

  • Plano de Aula
  • Material: mapas em branco e preenchidos do jogo caça ao tesouro, impressos em folha A4 para os alunos e em proporção maior para ser fixado no quadro pelo professor; fichas para os alunos marcarem suas pontuações nas rodadas e prismas feitos de material reciclável (papelão).
  • Exercícios: os exercícios desta tarefa consistem nas rodadas do jogo Caça ao Tesouro.

Tarefa 2

  • Plano de Aula
  • Material: os mapas em branco, as fichas e os prismas podem ser os mesmos da tarefa 1; os mapas preenchidos mudam pois nesta tarefa os números se encontram em ordem.
  • Exercícios: nesta tarefa, foi realizada uma folha de exercícios para fixação dos métodos de busca vistos até o momento.

Tarefa 3

  • Plano de Aula
  • Material: as fichas e os prismas podem ser os mesmos das tarefas anteriores; os mapas em branco e preenchidos mudam pois agora os números são organizados por coluna.
  • Exercícios: nesta tarefa, foi realizada uma folha de exercícios para fixação dos métodos de busca vistos até o momento.

Tarefa 4

Atividade 2 - Cara-a-cara

Tarefa 1

  • Plano de Aula
  • Material: cartas impressas do jogo “Quem sou Eu?”.
  • Exercícios: o exercício desta tarefa consiste na discussão dos conceitos apresentados nesta aula e na relação deles com o jogo “Quem sou Eu?”.

Tarefa 2

Tarefa 3

  • Plano de Aula
  • Material: fichas de coleta preenchidas pelos alunos na tarefa passada ou levar a versão já preenchida impressa.
  • Exercícios: nesta tarefa, são realizados exercícios sobre os elementos presentes em tabelas simples e sobre construção de tabelas simples.

Tarefa 4

Tarefa 5

  • Plano de Aula
  • Material: necessária somente a folha de exercícios sobre gráficos.
  • Exercícios: nesta tarefa, são realizados exercícios de construção de gráficos a partir de tabelas simples e tabelas duplas.

Tarefa 6

  • Plano de Aula
  • Material: foram confeccionados tabuleiros e cartas de papelão para o jogo Cara-a-Cara
  • Exercícios: o exercício desta tarefa consiste nas partidas do jogo Cara-a-Cara.

Tarefa 7

Atividade 3 - Algoritmos

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

  • Plano de Aula
  • Material: são utilizados todos os comandos da tarefa 2 e mais os comandos: colete, use e condicional, os quais são introduzidos nesta tarefa; mapas impressos em folhas A4 e em proporção maior para o quadro.
  • Exercícios: nesta tarefa, os alunos desenvolvem algoritmos sobre 3 mapas: o primeiro envolvendo os comandos colete e use, o segundo envolvendo o comando condicional e o terceiro envolvendo os 3 comandos ao mesmo tempo.

Tarefa 4

  • Plano de Aula
  • Material: são utilizados os mesmos comandos da tarefa 3; mapas impressos em folhas A4 e em proporção maior para o quadro.
  • Exercícios: nesta tarefa, os alunos desenvolvem algoritmos sobre 2 mapas, ambos com o objetivo de frisar os comandos colete, use e condicional.

Tarefa 5

  • Plano de Aula
  • Material: são utilizados todos os comandos vistos até agora, mais o comando repita, introduzido nesta tarefa; mapas impressos em folhas A4 e em proporção maior para o quadro.
  • Exercícios: nesta tarefa, os alunos desenvolvem algoritmos sobre 3 mapas, todos trabalhando com o comando repita.

Tarefa 6

  • Plano de Aula
  • Material:são utilizados todos os comandos das tarefas anteriores; mapas impressos em folhas A4 e em proporção maior para o quadro.
  • Exercícios: nesta tarefa, os alunos desenvolvem algoritmos sobre 3 mapas, envolvendo todos os comandos vistos até agora.

Tarefa 7

2016

Atividade - Introdução a Algoritmos

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

Tarefa 4

Tarefa 5

Tarefa 6

Tarefa 7

Tarefa 8

Tarefa 9

2017

Atividade - Ordenação

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

  • Plano de Aula
  • Material: Copos contendo números diferentes e variados no seu interior e cadeiras em quantidade relativa ao número de alunos.

Tarefa 4

  • Plano de Aula
  • Material: Copos contendo números diferentes e variados no seu interior, cadeiras em quantidade relativa ao número de alunos e notas de brinquedo de um real.

Avaliação de Ordenação

Atividade - Introdução a algoritmos - SoccerCraft

Tarefa 1 - Introdução ao SoccerCraft

  • Plano de Aula
  • Material: Campo de futebol fabricado em isopor ou algum material de fácil fixação de papéis com alfinetes. O campo deve ter linhas horizontais e verticais dividindo-o em quadrados. Personagens (jogadores) estilo Minecraft (MINECRAFT, 2017) impressos em cartolina ou em algum material mais resistente que papel. Os jogadores preferencialmente devem ser de várias etnias e ambos sexos, a fim de facilitar a imersão dos alunos dentro do jogo. Uma bola impressa do mesmo material que os jogadores. Alfinetes para fixação dos jogadores e bola no campo. Folhas de exercícios utilizando metade do campo de jogo, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.
  • Formulário de Avaliação

Tarefa 2 - Aumentando a dificuldade

  • Plano de Aula
  • Material: Mesmos materiais da aula anterior (campo, jogadores e bola). Folhas de exercícios utilizando o campo completo de jogo, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.
  • Formulário de Avaliação – Aula 2

Tarefa 3 - Toco y me voy

  • Plano de Aula
  • Material: Mesmos materiais da aula anterior (campo, jogadores e bola), jogadores adversários (mesmos jogadores, só que com as camisas de outra cor e folhas de exercícios utilizando o campo de jogo pela metade, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.
  • Formulário de Avaliação – aula 3

Tarefa 4 - O goleiro

  • Plano de Aula
  • Material: Mesmos materiais da aula anterior (campo, jogadores e bola). Goleiro (pode ser da mesma cor dos jogadores). Folhas de exercícios utilizando o campo de jogo pela metade, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.
  • Formulário de Avaliação

Tarefa 5 - A Peleia

  • Plano de Aula
  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Tarefa 6 - A repetição de comandos - o atalho

  • Plano de Aula
  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Tarefa 7 - O comando condicional

  • Plano de Aula
  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Tarefa 8 - Continuação do condicional

  • Plano de Aula
  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Avaliação de Algoritmos

2018

Atividade - Classificação

Tarefa 1 - Introdução a classificação

Tarefa 2 - Introdução a classificação 2

Tarefa 3 - Identificação de critérios para classificação

Tarefa 4 - Identificação de critérios para classificação

Avaliação - Classificação

Em construção

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