Fechamento da última atividade do ano na turma da tarde da escola Ferreira Vianna

Na última quinta-feira foi encerrada a última atividade ministrada na turma da manhã da escola Ferreira Vianna. A tarefa do dia foi a realização de uma avaliação sobre a atividade Algoritmos.

Esta atividade tem por objetivo desenvolver habilidades do Pensamento Computacional relacionadas a algoritmos e procedimentos, bem como decomposição de problemas, utilizando como recurso motivacional um jogo de tabuleiro. São apresentados, ao decorrer das aulas, diferentes comandos para a construção de algoritmos: Avance, Vire a direita/esquerda, Use, Colete, Se/Senão e Repita, todos abordados sob a perspectiva do jogo. O objetivo do jogo é construir um algoritmo capaz de levar o personagem do início marcado no tabuleiro para o fim.

IMG_20151126_085224

Mais informações sobre esta atividade, bem como os planos de aula e materiais utilizados podem ser encontrados no Wiki do projeto.

Trabalho publicado no 21º WIE

O trabalho “Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados” foi aceito para ser publicado no vigésimo primeiro Workshop de Informática na Escola, que será realizado em conjunto do SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação) nos dias 26 a 30 de outubro, em Maceió – Alagoas.

O trabalho apresenta uma proposta de atividade sobre Algoritmos a ser desenvolvida em escolas públicas para turmas do quinto ano do Ensino Fundamental. O trabalho faz parte de um projeto de extensão universitária que propõe promover habilidades do Pensamento Computacional no ensino público fundamental. Como metodologia, foi utilizado o conceito de Ciência Computação Desplugada, no qual é ensinado conceitos de computação sem o uso do computador, com tarefas lúdicas e divertidas. Como material foram definidos blocos para a construção de algoritmos, semelhantes aos encontrados em softwares como Scratch.

Trabalhos publicados no III WEIT

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro ocorreu o terceiro Workshop-Escola de Informática Teórica, no Centro de Eventos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste evento foram publicados os seguintes trabalhos do grupo EXP-PC:

  • Pensamento Computacional no Brasil: O Estado da Arte.
Apresentador: Yuri Weisshahn

Apresentador: Yuri Weisshahn

Neste trabalho é apresentado relatos de projetos na área do Pensamento Computacional, com foco no ensino fundamental e médio, que tiveram resultados publicados nos principais veículos de Informática na Educação no Brasil. Com base na pesquisa apresentada neste trabalho, foi possível perceber que pouco se fez no território nacional para o ensino de Pensamento Computacional no contexto escolar brasileiro, tendo em vista ao pequeno número de material encontrado acerca do tema. Entrementes, todos versam o Pensamento Computacional objetivando sempre a desenvolver o raciocínio computacional e lógico em crianças e adolescentes. Os primeiros indícios da presença do Pensamento Computacional foram encontrados em Anais de eventos a partir de 2010, onde a cada ano posterior, pôde-se perceber um considerável aumento de número de projetos envolvendo o PC.

  • Relato sobre o ensino de algoritmos a estudantes do quinto ano do ensino público fundamental.
Apresentador: Gustavo Santos

Apresentador: Gustavo Santos

Este artigo apresenta um relato sobre a experiência de extensão universitária com o objetivo de lecionar programação a alunos do quinto ano do
ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas. A metodologia foi baseada na combinação do método tradicional de ensino de programação com a técnica conhecida como “Computação Desplugada”, que visa lecionar conceitos de computação sem o uso de computador. Além da ideia de Computação Desplugada, foram utilizadas ferramentas modernas para auxílio pedagógico, como Scratch e A Hora do Código.