Trabalhos publicados no CIC/CEC

Durante a Semana Integrada na UFPel foram apresentados os seguintes trabalhos desenvolvidos em conjunto pelos alunos bolsistas e professores colaboradores do projeto EXP-PC.

Resumos Estendidos no CEC:

  • RELATO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMOS NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA ESTUDANTES DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Apresentador: Gustavo Santos
  • RELATO DA ATIVIDADE “COLORINDO COM NÚMEROS” NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE PELOTAS. Apresentador: Adson Duarte
  • EXPANDINDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM TURMAS DE QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DA ATIVIDADE NÚMEROS BINÁRIOS. Apresentador: Gustavo Pinho
  • DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL VIA ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO: RELATO DE ATIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Apresentador: Plínio Finkenauer
Apresentador: Plínio Finkenauer

Apresentador: Plínio Finkenauer

Resumos Estendidos no CIC:

  • EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO ENSINO DE ALGORITMOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Apresentador: Belisa Centenaro
  • DESENVOLVENDO AS HABILIDADES DE COLETA, ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE DADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Apresentador: Wine Silva
  • ESTADO DA ARTE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO BRASIL. Apresentador: Yuri Weisshahn
Apresentador: Gustavo Santos

Apresentador: Gustavo Santos

Fechamento da atividade Cara a Cara na turma do turno da tarde da escola Ferreira Vianna

Na última sexta-feira foi encerrada a atividade Cara-a-Cara com a realização de um teste para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

A atividade Cara-a-Cara tem por objetivo desenvolver habilidades básicas de tratamento de informação, motivando os alunos, através da construção de um jogo, a coletar, organizar e analisar a informação obtida.

Esta atividade trata das seguintes habilidades do Pensamento Computacional:

  • Coleta de Dados
  • Análise de Dados
  • Representação de Dados

received_1022239357807233

Mais informações sobre a atividade Cara-a-Cara podem ser encontradas no Wiki do projeto.

Início da atividade Caça ao Tesouro no colégio Pelotense

Hoje inicia-se as atividades de 2015 pelo grupo EXPPC, no colégio Pelotense. A primeira atividade é denominada de Caça ao Tesouro e esta atividade tem por objetivo desenvolver habilidades relacionadas à busca de dados, utilizando como recurso motivacional um jogo denominado “Caça ao Tesouro”. São apresentados três diferentes algoritmos de busca: linear, binária e busca em tabela hash, todos abordados sob a perspectiva do jogo. O objetivo do jogo “Caça ao Tesouro” é encontrar, com o menor número de palpites possível, um determinado tesouro escondido.

Nesta tarefa de hoje, a busca linear é explorada de forma concomitante às instruções do jogo. Através de mapas disponibilizados aos alunos e ao professor, estes se alternam escondendo e procurando tesouros em seus respectivos mapas.

Esta atividade trata das seguintes habilidades do Pensamento Computacional:

  • Análise de Dados;
  • Decomposição de Problemas;
  • Algoritmos e Procedimentos.

Mais informações sobre esta atividade podem ser encontradas no Wiki do projeto.