BioNano participa do projeto que recebe um investimento da FINEP para expansão em infraestrutura

O valor total recebido pelo BIONANO é de R$ 4.990.938,13 milhões através de projeto liderado pelas pesquisadoras Elessandra da Rosa Zavareze, Ethel Wilhelm, Márcia Mesko e Roselia Spanevello. O projeto “Nanotecnologia como estratégia para a produção de alimentos saudáveis e seguros”, destaca-se pelo desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à melhoria da qualidade e segurança dos alimentos. A iniciativa, que conta com o apoio de 16 Programas de Pós-Graduação da UFPel, tem como foco o uso da nanotecnologia para otimizar a entrega de nutrientes, aprimorar a detecção de contaminantes e desenvolver embalagens ativas que estendam a vida útil dos produtos agroalimentares.

Para viabilizar esses avanços, os recursos da FINEP serão aplicados na aquisição de equipamentos de última geração, como o Nano Spray Dryer, o Sistema de Microscopia de Alta Resolução com Scanning Electron Microscope – Field Emission Gun (SEM-FEG) e o Espectrômetro de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado e Sistema de Ablação com Laser (LA-ICP-MS), além da ampliação e reforma de uma infraestrutura já existente. Esses dispositivos permitirão a caracterização detalhada de nanoestruturas e a realização de estudos de rastreabilidade de nanopartículas em alimentos e amostras biológicas, impulsionando diretamente o progresso das pesquisas na área.

Para mais informações acesse o seguinte link:

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2024/09/17/ufpel-recebe-investimento-de-cerca-de-r-10-milhoes-para-projetos-de-pesquisa-em-nanotecnologia-e-sistemas-agroalimentares/

Comments

comments